Para assinalar o Dia Mundial do Rim, celebrado a 13 de março, a Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) lança um novo episódio do podcast "À conversa sobre Diálise", com a participação de Domingos Machado, nefrologista durante 41 anos no Hospital de Santa Cruz e considerado um dos pioneiros da transplantação renal em Portugal.
No novo episódio, o especialista destaca a importância dos rins para o bom funcionamento do organismo e os desafios da doença renal crónica. “O rim é um órgão fascinante, um grande laboratório com várias secções que regulam funções vitais distintas”, afirma.
A conversa passa ainda pela transplantação renal e pela experiência do especialista tanto como médico como dador. Depois de uma carreira dedicada a acompanhar centenas de candidatos a dador, tornou-se a primeira pessoa em Portugal a doar um rim a um recetor anónimo (doação não dirigida).
Com 12 episódios, o podcast “À conversa sobre Diálise” comemora o 40.º aniversário da ANADIAL, tendo como objetivo abordar a evolução do tratamento da doença renal crónica ao longo das últimas quatro décadas. Apresentado pela jornalista Isabel Moiçó, convida mensalmente um especialista para debater temas relevantes para doentes renais, profissionais de saúde e o público em geral.
“Ao longo destes 40 anos, muitas transformações ocorreram na medicina, especialmente no tratamento da doença renal crónica. Este podcast oferece-nos a oportunidade de refletir sobre essas mudanças, com a colaboração de especialistas, figuras políticas e doentes renais, que celebram connosco este marco. O resultado é um produto informativo e acessível a todos os ouvintes”, afirma Sofia Correia de Barros, presidente da ANADIAL.
Em Portugal, cerca de 13 mil portugueses com doença renal crónica realizam hemodiálise. Este tratamento, com grande impacto na vida quotidiana dos doentes, é essencial à sua sobrevivência. Mais de 90% dos doentes em hemodiálise realizam os seus tratamentos numa extensa rede de prestadores privados ao abrigo das convenções com o Serviço Nacional de Saúde.
O jornalista Paulo Julião, natural de Viana do Castelo, foi um dos vencedores dos Prémios Lusa do 3.º trimestre de 2025, distinção atribuída pelo Conselho de Administração da agência noticiosa. O repórter integrou a equipa que assinou um conjunto de trabalhos realizados em Cabo Delgado, Moçambique, durante a última semana de julho.
Três iniciativas nacionais – incluindo duas desenvolvidas na região Centro e uma no Norte – foram distinguidas com os Prémios ODSlocal, que reconhecem projetos exemplares na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
O Município de Valença vai aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha especial de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a decorrer de 22 a 30 deste mês. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para a deposição responsável de aparelhos elétricos e eletrónicos em fim de vida, promovendo práticas ambientais mais sustentáveis.
O Dia Jubilar da Música 2025, que reúne bandas filarmónicas do distrito e da diocese de Viana do Castelo, sofreu uma alteração de última hora devido às previsões de chuva para domingo, 23 de novembro.
Vila Nova de Cerveira vai receber este sábado, dia 22 de novembro, às 11 horas, a estreia do espetáculo infantil “Faz-me um Resumo”, uma criação de Joana Magalhães encomendada pelas Comédias do Minho. A sessão decorre na Biblioteca Municipal e é de entrada livre, antecedendo apresentações para escolas do concelho entre 24 e 27 de novembro.
Aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir, a Câmara Municipal de Caminha está a acelerar várias intervenções de manutenção no exterior dos Paços do Concelho. As equipas municipais encontram-se no terreno a realizar trabalhos de limpeza, reparação e conservação, numa ação que visa melhorar a imagem e a funcionalidade do edifício.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima volta amanhã a transformar-se num pequeno centro de inovação. Entre as 10h30 e as 12h30, realiza-se mais uma sessão do Laboratório de Robótica e Programação, iniciativa promovida pelo Município com o objetivo de aproximar os mais jovens das competências tecnológicas.