Para assinalar o Dia Mundial do Rim, celebrado a 13 de março, a Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) lança um novo episódio do podcast "À conversa sobre Diálise", com a participação de Domingos Machado, nefrologista durante 41 anos no Hospital de Santa Cruz e considerado um dos pioneiros da transplantação renal em Portugal.
No novo episódio, o especialista destaca a importância dos rins para o bom funcionamento do organismo e os desafios da doença renal crónica. “O rim é um órgão fascinante, um grande laboratório com várias secções que regulam funções vitais distintas”, afirma.
A conversa passa ainda pela transplantação renal e pela experiência do especialista tanto como médico como dador. Depois de uma carreira dedicada a acompanhar centenas de candidatos a dador, tornou-se a primeira pessoa em Portugal a doar um rim a um recetor anónimo (doação não dirigida).
Com 12 episódios, o podcast “À conversa sobre Diálise” comemora o 40.º aniversário da ANADIAL, tendo como objetivo abordar a evolução do tratamento da doença renal crónica ao longo das últimas quatro décadas. Apresentado pela jornalista Isabel Moiçó, convida mensalmente um especialista para debater temas relevantes para doentes renais, profissionais de saúde e o público em geral.
“Ao longo destes 40 anos, muitas transformações ocorreram na medicina, especialmente no tratamento da doença renal crónica. Este podcast oferece-nos a oportunidade de refletir sobre essas mudanças, com a colaboração de especialistas, figuras políticas e doentes renais, que celebram connosco este marco. O resultado é um produto informativo e acessível a todos os ouvintes”, afirma Sofia Correia de Barros, presidente da ANADIAL.
Em Portugal, cerca de 13 mil portugueses com doença renal crónica realizam hemodiálise. Este tratamento, com grande impacto na vida quotidiana dos doentes, é essencial à sua sobrevivência. Mais de 90% dos doentes em hemodiálise realizam os seus tratamentos numa extensa rede de prestadores privados ao abrigo das convenções com o Serviço Nacional de Saúde.
A Capela de Santa Catarina, no coração da Ribeira de Viana do Castelo, recebe na próxima terça-feira, 25 de novembro, às 16h30, uma missa solene em homenagem ao aniversário de Santa Catarina.
A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Norte. Este sábado, a formação orientada por André Torres deslocou-se ao terreno da AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, onde somou mais uma vitória expressiva (3-9), em jogo referente à 8.ª jornada da competição.
A Associação Desportiva da Camacha recebeu este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para concluir o encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, interrompido ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impossibilitou a continuação da partida.
O Coro Ars Vocalis, da Escola de Música de Esposende, prepara-se para atuar no Palau da Música Catalã, em Barcelona, uma das salas mais prestigiadas da Europa. A seleção do coro português para este palco, reconhecido pela excelência artística e acústica, confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no concelho.
O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para viver dias de festa com a chegada da «Zé Pedro Associação Musical». O grupo sobe ao palco com uma revista à portuguesa especialmente criada para celebrar os 50 anos da Escola de Música José Pedro.
A 20ª edição do Festival Internacional de Jardins encerrou, deixando um saldo positivo em termos de visitantes e qualidade dos projetos apresentados. Este ano, o tema foi “Jardins da Paz – Jardim para a Paz”, que inspirou designers de todo o mundo a refletirem sobre o conceito de Paz através do paisagismo.
A Associação Desportiva da Camacha recebe este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para a conclusão do encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, suspenso ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impediu a continuidade da partida.