Este domingo, 28 de maio, o Playday Família vai comemorar o Dia Mundial do Brincar, no Jardim da Marina, entre as 10h00 e as 13h00.
O Dia Mundial do Brincar de 2023, sob o tema “Playing Towards Sustainability” (Brincar Rumo à Sustentabilidade), pretende consciencializar os mais novos e as suas famílias para a sustentabilidade. O Playday Família é uma iniciativa integrada no Projeto Rua a Brincar, que decorre mensalmente no último domingo.
O Rua a Brincar disponibiliza brinquedos que podem ser utilizados livremente pelas crianças e pelas suas famílias para brincar ao ar livre. Os brinquedos, na sua maioria, são criados a partir de materiais reutilizados.
A iniciativa Rua a Brincar, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, realiza-se de segunda a quinta-feira em vários espaços habitacionais do Município, desenvolvendo atividades lúdicas ao ar livre, estimula a interação social, cognitiva, emocional e física da criança.
O projeto valoriza o brincar livre e criativo como uma forma de aprendizagem e desenvolvimento. Pretende promover a saúde infantil, fomentando um crescimento e desenvolvimento saudável.
O Dia Internacional do Brincar foi criado durante a 8.ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio no ano de 1999, por iniciativa da presidente da Internacional Toy Library Association (ITLA) – Freda Kim, e é celebrado em mais de 40 países.
Desde então, o Dia Mundial do Brincar comemora-se todos os anos no dia 28 de maio, com o objetivo de incentivar as crianças a brincar livremente e de forma criativa, promover a valorização do brincar na sociedade e sensibilizar as pessoas para a importância do brincar na vida das crianças e no seu desenvolvimento saudável.

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.