Com o enfoque no fortalecimento de uma cooperação transfronteiriça mais integrada e próspera, a Eurocidade Cerveira-Tomiño prossegue, em 2025, com a concretização de atividades com impacto nas dinâmicas de ambas as populações.
O Comité de Gestão Estratégica da Eurocidade reuniu, esta quarta-feira, em Vila Nova de Cerveira, com os autarcas Sandra Gonzalez e Rui Teixeira, a aprovarem mais um pacote de ações para o futuro, resultante de uma imaginação fértil e de um espírito inovador, no âmbito da promoção da igualdade e da luta às alterações climáticas, além de uma calendarização já habitual com atividades em áreas diversas.
Exemplificando como os municípios de dois países podem trabalhar juntos, em prol de um desenvolvimento sustentável e equilibrado, a Eurocidade Cerveira-Tomiño tem previstas cerca de 15 ações para o corrente ano, enquadradas em áreas fundamentais como a sustentabilidade ambiental e a economia circular, a cultura e o desporto, a conciliação familiar e a juventude, consensualmente chanceladas pelos projetos REDE-GOV e ADAPT, com um investimento aproximado de 900 mil euros, cofinanciado em 75% pelo FEDER através do POCTEP, até 2026.
Assim, entre as medidas inovadoras para 2025, a Eurocidade Cerveira-Tomiño vai avançar com a apresentação pública, e consequente distribuição pelos públicos-alvo, de três documentos diferenciadores: um Guia Prático de Conciliação do Trabalhador Transfronteiriço, um Guia de Recursos e Serviços para a Conciliação Familiar, e um Catálogo de Recursos e Serviços Georreferenciados. Está ainda prevista a dinamização de um ‘Mercado Sem Fronteiras’, uma iniciativa de promoção conjunta de produtos locais, receitas tradicionais e música típica, em ambos os concelhos; bem como uma segunda edição do Encontro Transfronteiriço de Proteção Civil, com novas abordagens, maior envolvimento da comunidade escolar e com a constituição prévia de um Grupo de Trabalho de Proteção Civil, por forma a refletir e agir em prol de um território transfronteiriço mais preparado, mais organizado, mais seguro para enfrentar o futuro no que respeita aos efeitos das alterações climáticas.
Das atividades já consolidadas e acolhidas pela população, mantém-se o Concurso de Pintura Antonio Fernández, o Olympics4All, a Semana Europeia do Desporto, o BTT Transfronteiriço, a Corrida de Reis, assim como a continuidade de atividades do OPT Juventude 2023, nomeadamente os projetos ‘Música Nova’ e ‘Gladiator Race’.
A definição anual de um plano de ação da Eurocidade Cerveira-Tomiño visa uma dedicada e contínua melhoria da qualidade de vida das populações locais, num espaço comum e fluído, minimizando as barreiras administrativas e promovendo uma integração social e económica.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.