Com o enfoque no fortalecimento de uma cooperação transfronteiriça mais integrada e próspera, a Eurocidade Cerveira-Tomiño prossegue, em 2025, com a concretização de atividades com impacto nas dinâmicas de ambas as populações.
O Comité de Gestão Estratégica da Eurocidade reuniu, esta quarta-feira, em Vila Nova de Cerveira, com os autarcas Sandra Gonzalez e Rui Teixeira, a aprovarem mais um pacote de ações para o futuro, resultante de uma imaginação fértil e de um espírito inovador, no âmbito da promoção da igualdade e da luta às alterações climáticas, além de uma calendarização já habitual com atividades em áreas diversas.
Exemplificando como os municípios de dois países podem trabalhar juntos, em prol de um desenvolvimento sustentável e equilibrado, a Eurocidade Cerveira-Tomiño tem previstas cerca de 15 ações para o corrente ano, enquadradas em áreas fundamentais como a sustentabilidade ambiental e a economia circular, a cultura e o desporto, a conciliação familiar e a juventude, consensualmente chanceladas pelos projetos REDE-GOV e ADAPT, com um investimento aproximado de 900 mil euros, cofinanciado em 75% pelo FEDER através do POCTEP, até 2026.
Assim, entre as medidas inovadoras para 2025, a Eurocidade Cerveira-Tomiño vai avançar com a apresentação pública, e consequente distribuição pelos públicos-alvo, de três documentos diferenciadores: um Guia Prático de Conciliação do Trabalhador Transfronteiriço, um Guia de Recursos e Serviços para a Conciliação Familiar, e um Catálogo de Recursos e Serviços Georreferenciados. Está ainda prevista a dinamização de um ‘Mercado Sem Fronteiras’, uma iniciativa de promoção conjunta de produtos locais, receitas tradicionais e música típica, em ambos os concelhos; bem como uma segunda edição do Encontro Transfronteiriço de Proteção Civil, com novas abordagens, maior envolvimento da comunidade escolar e com a constituição prévia de um Grupo de Trabalho de Proteção Civil, por forma a refletir e agir em prol de um território transfronteiriço mais preparado, mais organizado, mais seguro para enfrentar o futuro no que respeita aos efeitos das alterações climáticas.
Das atividades já consolidadas e acolhidas pela população, mantém-se o Concurso de Pintura Antonio Fernández, o Olympics4All, a Semana Europeia do Desporto, o BTT Transfronteiriço, a Corrida de Reis, assim como a continuidade de atividades do OPT Juventude 2023, nomeadamente os projetos ‘Música Nova’ e ‘Gladiator Race’.
A definição anual de um plano de ação da Eurocidade Cerveira-Tomiño visa uma dedicada e contínua melhoria da qualidade de vida das populações locais, num espaço comum e fluído, minimizando as barreiras administrativas e promovendo uma integração social e económica.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?