Com o enfoque no fortalecimento de uma cooperação transfronteiriça mais integrada e próspera, a Eurocidade Cerveira-Tomiño prossegue, em 2025, com a concretização de atividades com impacto nas dinâmicas de ambas as populações.
O Comité de Gestão Estratégica da Eurocidade reuniu, esta quarta-feira, em Vila Nova de Cerveira, com os autarcas Sandra Gonzalez e Rui Teixeira, a aprovarem mais um pacote de ações para o futuro, resultante de uma imaginação fértil e de um espírito inovador, no âmbito da promoção da igualdade e da luta às alterações climáticas, além de uma calendarização já habitual com atividades em áreas diversas.
Exemplificando como os municípios de dois países podem trabalhar juntos, em prol de um desenvolvimento sustentável e equilibrado, a Eurocidade Cerveira-Tomiño tem previstas cerca de 15 ações para o corrente ano, enquadradas em áreas fundamentais como a sustentabilidade ambiental e a economia circular, a cultura e o desporto, a conciliação familiar e a juventude, consensualmente chanceladas pelos projetos REDE-GOV e ADAPT, com um investimento aproximado de 900 mil euros, cofinanciado em 75% pelo FEDER através do POCTEP, até 2026.
Assim, entre as medidas inovadoras para 2025, a Eurocidade Cerveira-Tomiño vai avançar com a apresentação pública, e consequente distribuição pelos públicos-alvo, de três documentos diferenciadores: um Guia Prático de Conciliação do Trabalhador Transfronteiriço, um Guia de Recursos e Serviços para a Conciliação Familiar, e um Catálogo de Recursos e Serviços Georreferenciados. Está ainda prevista a dinamização de um ‘Mercado Sem Fronteiras’, uma iniciativa de promoção conjunta de produtos locais, receitas tradicionais e música típica, em ambos os concelhos; bem como uma segunda edição do Encontro Transfronteiriço de Proteção Civil, com novas abordagens, maior envolvimento da comunidade escolar e com a constituição prévia de um Grupo de Trabalho de Proteção Civil, por forma a refletir e agir em prol de um território transfronteiriço mais preparado, mais organizado, mais seguro para enfrentar o futuro no que respeita aos efeitos das alterações climáticas.
Das atividades já consolidadas e acolhidas pela população, mantém-se o Concurso de Pintura Antonio Fernández, o Olympics4All, a Semana Europeia do Desporto, o BTT Transfronteiriço, a Corrida de Reis, assim como a continuidade de atividades do OPT Juventude 2023, nomeadamente os projetos ‘Música Nova’ e ‘Gladiator Race’.
A definição anual de um plano de ação da Eurocidade Cerveira-Tomiño visa uma dedicada e contínua melhoria da qualidade de vida das populações locais, num espaço comum e fluído, minimizando as barreiras administrativas e promovendo uma integração social e económica.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.