Com o enfoque no fortalecimento de uma cooperação transfronteiriça mais integrada e próspera, a Eurocidade Cerveira-Tomiño prossegue, em 2025, com a concretização de atividades com impacto nas dinâmicas de ambas as populações.
O Comité de Gestão Estratégica da Eurocidade reuniu, esta quarta-feira, em Vila Nova de Cerveira, com os autarcas Sandra Gonzalez e Rui Teixeira, a aprovarem mais um pacote de ações para o futuro, resultante de uma imaginação fértil e de um espírito inovador, no âmbito da promoção da igualdade e da luta às alterações climáticas, além de uma calendarização já habitual com atividades em áreas diversas.
Exemplificando como os municípios de dois países podem trabalhar juntos, em prol de um desenvolvimento sustentável e equilibrado, a Eurocidade Cerveira-Tomiño tem previstas cerca de 15 ações para o corrente ano, enquadradas em áreas fundamentais como a sustentabilidade ambiental e a economia circular, a cultura e o desporto, a conciliação familiar e a juventude, consensualmente chanceladas pelos projetos REDE-GOV e ADAPT, com um investimento aproximado de 900 mil euros, cofinanciado em 75% pelo FEDER através do POCTEP, até 2026.
Assim, entre as medidas inovadoras para 2025, a Eurocidade Cerveira-Tomiño vai avançar com a apresentação pública, e consequente distribuição pelos públicos-alvo, de três documentos diferenciadores: um Guia Prático de Conciliação do Trabalhador Transfronteiriço, um Guia de Recursos e Serviços para a Conciliação Familiar, e um Catálogo de Recursos e Serviços Georreferenciados. Está ainda prevista a dinamização de um ‘Mercado Sem Fronteiras’, uma iniciativa de promoção conjunta de produtos locais, receitas tradicionais e música típica, em ambos os concelhos; bem como uma segunda edição do Encontro Transfronteiriço de Proteção Civil, com novas abordagens, maior envolvimento da comunidade escolar e com a constituição prévia de um Grupo de Trabalho de Proteção Civil, por forma a refletir e agir em prol de um território transfronteiriço mais preparado, mais organizado, mais seguro para enfrentar o futuro no que respeita aos efeitos das alterações climáticas.
Das atividades já consolidadas e acolhidas pela população, mantém-se o Concurso de Pintura Antonio Fernández, o Olympics4All, a Semana Europeia do Desporto, o BTT Transfronteiriço, a Corrida de Reis, assim como a continuidade de atividades do OPT Juventude 2023, nomeadamente os projetos ‘Música Nova’ e ‘Gladiator Race’.
A definição anual de um plano de ação da Eurocidade Cerveira-Tomiño visa uma dedicada e contínua melhoria da qualidade de vida das populações locais, num espaço comum e fluído, minimizando as barreiras administrativas e promovendo uma integração social e económica.
Na sexta-feira, 19 de dezembro, a Praça da República encheu-se de magia com o nosso programa especial de Natal, transmitido em direto na Viana TV! Durante duas horas, celebrámos o espírito natalício com música, histórias, animação no centro histórico e muitas surpresas para toda a família.
O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, vai voltar a receber o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2027 e 2028, anunciou o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
O Santa Luzia FC venceu o FC Águias de Santa Marta por 3-2, este sábado, em jogo da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputado no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel, num encontro marcado por emoção até ao último minuto. A guarda redes Lelê marcou o golo da vitória das vianenses, a dois minutos do final da partida.
A requalificação da estátua de D. Dinis e do respetivo pedestal, localizada na Praça D. Dinis, na Alta Universitária de Coimbra, foi agora consignada à empresa Atelier Samthiago – Conservação e Restauro – Carlos José Abreu Silva Costa, Lda., sediada em Viana do Castelo.
Hoje, domingo, dia 21 de dezembro, Viana do Castelo celebra a tradicional Chegada do Pai Natal no Centro Cultural, a partir das 16h00.
A Juventude Viana continua a protagonizar um percurso irrepreensível no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. A formação vianense venceu, na noite deste sábado, a AD Valongo B por 5-2, no Pavilhão José Natário, em jogo da 11.ª jornada da prova.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.