A Polícia Judiciária (PJ) deteve o homem de 35 anos suspeito de tentar matar outro com uma tesoura, em Viana do Castelo, anunciou hoje aquela força.
Em comunicado enviado à imprensa, a PJ de Braga explica que “os factos ocorreram na sequência de uma desavença entre o suspeito e a vítima, na via pública, no espaço lateral do centro comercial Estação Viana Shopping, local habitualmente frequentado por pessoas sem-abrigo, que ali também pernoitam”.
“O suspeito, munido de uma tesoura, avançou sobre a vítima, atingindo-o várias vezes, em particular na zona torácica e abdominal, provocando-lhe ferimentos graves”, refere a nota.
Segundo a PJ, após os factos, ocorridos entre o final da passada sexta-feira e início de sábado, “o agressor colocou-se em fuga, tendo a vítima conseguido pedir auxílio a um transeunte que acionou os meios de socorro e as autoridades policiais”.
A “vítima foi transportada para o Hospital de Viana do Castelo, onde, após várias intervenções cirúrgicas, se mantém com prognóstico reservado”.
“Comunicados os factos a esta Polícia, na madrugada do passado sábado, foram desenvolvidas imediatamente as respetivas diligências investigatórias, que permitiram identificar o suspeito das agressões e recolher prova pericial e testemunhal que resultaram na sua detenção, fora de flagrante delito”, adianta a nota.
O detido vai ser presente às autoridades judiciárias competentes, no Tribunal de Viana do Castelo, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medida de coação.
Fonte do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo adiantou que a vítima relatou “ter sido agredido sem razão aparente por um sem-abrigo que pernoita na rua Conde da Carreira”, perto do centro comercial da cidade.
A vítima, de 46 anos, que reside na freguesia de Areosa, contou aos agentes da PSP que se deslocaram ao local que “conhecia” o agressor por pernoitar naquela artéria.
Fonte do hospital de Santa Luzia referiu que o homem está internado nos cuidados intensivos, em estado crítico.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.