A Polícia Judiciária (PJ) deteve o homem de 35 anos suspeito de tentar matar outro com uma tesoura, em Viana do Castelo, anunciou hoje aquela força.
Em comunicado enviado à imprensa, a PJ de Braga explica que “os factos ocorreram na sequência de uma desavença entre o suspeito e a vítima, na via pública, no espaço lateral do centro comercial Estação Viana Shopping, local habitualmente frequentado por pessoas sem-abrigo, que ali também pernoitam”.
“O suspeito, munido de uma tesoura, avançou sobre a vítima, atingindo-o várias vezes, em particular na zona torácica e abdominal, provocando-lhe ferimentos graves”, refere a nota.
Segundo a PJ, após os factos, ocorridos entre o final da passada sexta-feira e início de sábado, “o agressor colocou-se em fuga, tendo a vítima conseguido pedir auxílio a um transeunte que acionou os meios de socorro e as autoridades policiais”.
A “vítima foi transportada para o Hospital de Viana do Castelo, onde, após várias intervenções cirúrgicas, se mantém com prognóstico reservado”.
“Comunicados os factos a esta Polícia, na madrugada do passado sábado, foram desenvolvidas imediatamente as respetivas diligências investigatórias, que permitiram identificar o suspeito das agressões e recolher prova pericial e testemunhal que resultaram na sua detenção, fora de flagrante delito”, adianta a nota.
O detido vai ser presente às autoridades judiciárias competentes, no Tribunal de Viana do Castelo, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medida de coação.
Fonte do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo adiantou que a vítima relatou “ter sido agredido sem razão aparente por um sem-abrigo que pernoita na rua Conde da Carreira”, perto do centro comercial da cidade.
A vítima, de 46 anos, que reside na freguesia de Areosa, contou aos agentes da PSP que se deslocaram ao local que “conhecia” o agressor por pernoitar naquela artéria.
Fonte do hospital de Santa Luzia referiu que o homem está internado nos cuidados intensivos, em estado crítico.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.