A Polícia Judiciária (PJ) deteve o homem de 35 anos suspeito de tentar matar outro com uma tesoura, em Viana do Castelo, anunciou hoje aquela força.
Em comunicado enviado à imprensa, a PJ de Braga explica que “os factos ocorreram na sequência de uma desavença entre o suspeito e a vítima, na via pública, no espaço lateral do centro comercial Estação Viana Shopping, local habitualmente frequentado por pessoas sem-abrigo, que ali também pernoitam”.
“O suspeito, munido de uma tesoura, avançou sobre a vítima, atingindo-o várias vezes, em particular na zona torácica e abdominal, provocando-lhe ferimentos graves”, refere a nota.
Segundo a PJ, após os factos, ocorridos entre o final da passada sexta-feira e início de sábado, “o agressor colocou-se em fuga, tendo a vítima conseguido pedir auxílio a um transeunte que acionou os meios de socorro e as autoridades policiais”.
A “vítima foi transportada para o Hospital de Viana do Castelo, onde, após várias intervenções cirúrgicas, se mantém com prognóstico reservado”.
“Comunicados os factos a esta Polícia, na madrugada do passado sábado, foram desenvolvidas imediatamente as respetivas diligências investigatórias, que permitiram identificar o suspeito das agressões e recolher prova pericial e testemunhal que resultaram na sua detenção, fora de flagrante delito”, adianta a nota.
O detido vai ser presente às autoridades judiciárias competentes, no Tribunal de Viana do Castelo, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medida de coação.
Fonte do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo adiantou que a vítima relatou “ter sido agredido sem razão aparente por um sem-abrigo que pernoita na rua Conde da Carreira”, perto do centro comercial da cidade.
A vítima, de 46 anos, que reside na freguesia de Areosa, contou aos agentes da PSP que se deslocaram ao local que “conhecia” o agressor por pernoitar naquela artéria.
Fonte do hospital de Santa Luzia referiu que o homem está internado nos cuidados intensivos, em estado crítico.
A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.
A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.
O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo realizou, na primeira semana de setembro, várias operações direcionadas para o combate à criminalidade, fiscalização rodoviária, proteção ambiental e ações de proximidade junto da população.
Está patente no Museu Municipal de Caminha, até 24 de outubro, a exposição “Caminha Vista pelos Estrangeiros – Livros de propaganda de viagem publicados no estrangeiro entre 1820-1974”. A mostra reúne mais de dois mil livros e documentos que retratam a imagem do concelho aos olhos de viajantes estrangeiros ao longo de mais de 150 anos.
A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.
Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.