A Polícia Judiciária (PJ) deteve o homem de 35 anos suspeito de tentar matar outro com uma tesoura, em Viana do Castelo, anunciou hoje aquela força.
Em comunicado enviado à imprensa, a PJ de Braga explica que “os factos ocorreram na sequência de uma desavença entre o suspeito e a vítima, na via pública, no espaço lateral do centro comercial Estação Viana Shopping, local habitualmente frequentado por pessoas sem-abrigo, que ali também pernoitam”.
“O suspeito, munido de uma tesoura, avançou sobre a vítima, atingindo-o várias vezes, em particular na zona torácica e abdominal, provocando-lhe ferimentos graves”, refere a nota.
Segundo a PJ, após os factos, ocorridos entre o final da passada sexta-feira e início de sábado, “o agressor colocou-se em fuga, tendo a vítima conseguido pedir auxílio a um transeunte que acionou os meios de socorro e as autoridades policiais”.
A “vítima foi transportada para o Hospital de Viana do Castelo, onde, após várias intervenções cirúrgicas, se mantém com prognóstico reservado”.
“Comunicados os factos a esta Polícia, na madrugada do passado sábado, foram desenvolvidas imediatamente as respetivas diligências investigatórias, que permitiram identificar o suspeito das agressões e recolher prova pericial e testemunhal que resultaram na sua detenção, fora de flagrante delito”, adianta a nota.
O detido vai ser presente às autoridades judiciárias competentes, no Tribunal de Viana do Castelo, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medida de coação.
Fonte do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo adiantou que a vítima relatou “ter sido agredido sem razão aparente por um sem-abrigo que pernoita na rua Conde da Carreira”, perto do centro comercial da cidade.
A vítima, de 46 anos, que reside na freguesia de Areosa, contou aos agentes da PSP que se deslocaram ao local que “conhecia” o agressor por pernoitar naquela artéria.
Fonte do hospital de Santa Luzia referiu que o homem está internado nos cuidados intensivos, em estado crítico.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, pediu ao Governo esclarecimentos sobre a venda das concessões das autoestradas A28 e A27, defendendo que os interesses das populações devem ser protegidos.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através da Biblioteca Municipal, continua a dinamizar as “Tertúlias com os Idosos”, iniciativa que promove convívio, partilha de memórias e valorização da cultura local entre a população sénior.
A malnutrição associada à doença é um problema de saúde pública grave que afeta milhares de portugueses diariamente, mas que permanece amplamente subvalorizado e subdiagnosticado no nosso sistema de saúde.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.