Logo
Regional

PJ detém sete suspeitos de roubos violentos a imigrantes em Cerveira e Valença

24 Janeiro, 2025 | 8:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Polícia Judiciária deteve sete homens com idades entre os 25 e os 34 anos, suspeitos de roubos violentos a imigrantes nos concelhos de Vila Nova de Cerveira e Valença.

Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga revelou que os sete homens foram detidos em dois processos distintos, sendo suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado, coação agravada, ofensas à integridade física e extorsão na forma tentada.

Segundo a PJ, aqueles atos de “criminalidade violenta” ocorreram entre setembro e dezembro de 2024, naqueles dois concelhos, e “foram praticados contra membros da mesma comunidade” de imigrantes.

A designada Operação Extortio, permitiu à PJ identificar “dois grupos que, reiteradamente, terão exercido coação e violência sobre imigrantes” de origem hindustânica, “para, de forma ilegítima, explorarem e obter lucros relacionados com a condição vulnerável das vítimas”.

“As investigações, lideradas pelo Departamento de Investigação Criminal de Braga da PJ, decorreram em paralelo, na sequência de dois processos distintos, titulados pelos Departamentos de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Vila Nova de Cerveira e de Valença”, esclarece a nota.

Segundo a PJ, no inquérito titulado pelo DIAP de Vila Nova de Cerveira “foram identificados quatro homens que, entre setembro e dezembro, terão exercido práticas coativas e agredido duas vítimas por forma a extorquir-lhes dinheiro”.

“Uma das vítimas foi ameaçada com arma de fogo à saída do local de trabalho, tendo-lhe sido subtraído alguns bens. A outra vítima foi agredida em várias ocasiões, por ter-se recusado a entregar o valor pecuniário que lhe era exigido”.

Já no segundo inquérito, “que visou um grupo de três homens, investigou-se a prática de um crime de roubo, ocorrido em novembro de 2024, com utilização de arma de fogo e de faca, que visou um homem, operário fabril, a quem roubaram dinheiro e bens”.

“A prática criminal assentava, igualmente, em coação e agressões contínuas, para obtenção ilícita de dividendos da estadia e trabalho da vítima em território nacional”, acrescenta a nota.

Nas “duas operações, foram realizadas 11 buscas domiciliárias e não domiciliárias, tendo sido apreendido dinheiro, documentos, um bastão e telemóveis”.

Das diligências efetuadas pela PJ foram recolhidos “indícios que apontam para que estas práticas criminais possam visar outros imigrantes em semelhantes condições socioeconómicas”.

Os detidos, residentes em Vila Nova de Cerveira e em Valença, serão presentes às autoridades competentes para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Noite de consoada

A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.

Regional 24 Dezembro, 2025

Crianças internadas no Hospital de Viana do Castelo vivem momentos de magia natalícia

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.

Regional 24 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra hoje o Natal com “Moscatel e Banana” no centro histórico

O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.

Nacional 24 Dezembro, 2025

APIC alerta para riscos cardíacos no Natal e apela à moderação nos excessos festivos

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Pai Natal

Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.