Logo
Regional

PJ detém sete suspeitos de roubos violentos a imigrantes em Cerveira e Valença

24 Janeiro, 2025 | 8:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Polícia Judiciária deteve sete homens com idades entre os 25 e os 34 anos, suspeitos de roubos violentos a imigrantes nos concelhos de Vila Nova de Cerveira e Valença.

Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga revelou que os sete homens foram detidos em dois processos distintos, sendo suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado, coação agravada, ofensas à integridade física e extorsão na forma tentada.

Segundo a PJ, aqueles atos de “criminalidade violenta” ocorreram entre setembro e dezembro de 2024, naqueles dois concelhos, e “foram praticados contra membros da mesma comunidade” de imigrantes.

A designada Operação Extortio, permitiu à PJ identificar “dois grupos que, reiteradamente, terão exercido coação e violência sobre imigrantes” de origem hindustânica, “para, de forma ilegítima, explorarem e obter lucros relacionados com a condição vulnerável das vítimas”.

“As investigações, lideradas pelo Departamento de Investigação Criminal de Braga da PJ, decorreram em paralelo, na sequência de dois processos distintos, titulados pelos Departamentos de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Vila Nova de Cerveira e de Valença”, esclarece a nota.

Segundo a PJ, no inquérito titulado pelo DIAP de Vila Nova de Cerveira “foram identificados quatro homens que, entre setembro e dezembro, terão exercido práticas coativas e agredido duas vítimas por forma a extorquir-lhes dinheiro”.

“Uma das vítimas foi ameaçada com arma de fogo à saída do local de trabalho, tendo-lhe sido subtraído alguns bens. A outra vítima foi agredida em várias ocasiões, por ter-se recusado a entregar o valor pecuniário que lhe era exigido”.

Já no segundo inquérito, “que visou um grupo de três homens, investigou-se a prática de um crime de roubo, ocorrido em novembro de 2024, com utilização de arma de fogo e de faca, que visou um homem, operário fabril, a quem roubaram dinheiro e bens”.

“A prática criminal assentava, igualmente, em coação e agressões contínuas, para obtenção ilícita de dividendos da estadia e trabalho da vítima em território nacional”, acrescenta a nota.

Nas “duas operações, foram realizadas 11 buscas domiciliárias e não domiciliárias, tendo sido apreendido dinheiro, documentos, um bastão e telemóveis”.

Das diligências efetuadas pela PJ foram recolhidos “indícios que apontam para que estas práticas criminais possam visar outros imigrantes em semelhantes condições socioeconómicas”.

Os detidos, residentes em Vila Nova de Cerveira e em Valença, serão presentes às autoridades competentes para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 19 Novembro, 2025

Carreço inaugura placa que assinala o “último pôr-do-sol de Portugal continental”

O projeto Atlantic Sunset inaugurou, no Farol de Montedor, em Carreço, a primeira placa identificativa do “último pôr-do-sol de Portugal continental”, acompanhada por uma mesa interpretativa dedicada à observação do fenómeno solar.

Regional 19 Novembro, 2025

Ponte de Lima celebra Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota

O Município de Ponte de Lima volta a destacar a tradição e a qualidade dos seus produtos locais com a realização do Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota, que decorre entre os dias 21 e 23 de novembro, integrado no programa municipal “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”.

Nacional 19 Novembro, 2025

CP oferece 10 mil viagens gratuitas na Linha da Beira Alta

A CP – Comboios de Portugal vai distribuir 10 mil vouchers para viagens gratuitas na Linha da Beira Alta, recentemente reaberta na totalidade após obras de modernização concluídas em setembro. A iniciativa pretende incentivar a utilização do comboio, promover a mobilidade sustentável e atrair novos passageiros, assim como reconquistar os clientes habituais.

Regional 19 Novembro, 2025

Viana do Castelo garante implementação total do “Bairro Comercial Digital” até março de 2026

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou esta terça-feira que o projeto “Bairro Comercial Digital – Bairro do Coração”, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estará totalmente concluído até março de 2026. A garantia foi dada durante a apresentação da nova aplicação móvel Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso, que recompensa consumidores que realizam compras no comércio local.

Internacional 19 Novembro, 2025

Viana do Castelo leva gastronomia, património e Natal a Ourense

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai marcar presença, até domingo (20 a 23 de novembro), na 26ª edição do XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza. O município volta a apostar neste certame, considerado o maior evento ibérico de turismo gastronómico, reforçando a promoção da sua oferta turística num mercado galego que continua a ser estratégico para a região.

Regional 19 Novembro, 2025

Valença promove ação ambiental e desportiva nas margens do Rio Minho

Valença volta a promover, no próximo sábado, 22 de novembro, às 10h30, uma ação de plogging nas margens do Rio Minho, iniciativa que junta desporto ao compromisso ambiental. A atividade integra a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e é organizada pela Câmara Municipal de Valença.

Cultura 19 Novembro, 2025

Companhia do Chapitô apresenta “Rei Lear” em versão irreverente no Festival de Teatro de Viana

Esta quarta-feira, 19 de novembro, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe às 21h00, “Rei Lear”, da Companhia do Chapitô, no Festival de Teatro da capital do Alto Minho.