A Polícia Judiciária deteve sete homens com idades entre os 25 e os 34 anos, suspeitos de roubos violentos a imigrantes nos concelhos de Vila Nova de Cerveira e Valença.
Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga revelou que os sete homens foram detidos em dois processos distintos, sendo suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado, coação agravada, ofensas à integridade física e extorsão na forma tentada.
Segundo a PJ, aqueles atos de “criminalidade violenta” ocorreram entre setembro e dezembro de 2024, naqueles dois concelhos, e “foram praticados contra membros da mesma comunidade” de imigrantes.
A designada Operação Extortio, permitiu à PJ identificar “dois grupos que, reiteradamente, terão exercido coação e violência sobre imigrantes” de origem hindustânica, “para, de forma ilegítima, explorarem e obter lucros relacionados com a condição vulnerável das vítimas”.
“As investigações, lideradas pelo Departamento de Investigação Criminal de Braga da PJ, decorreram em paralelo, na sequência de dois processos distintos, titulados pelos Departamentos de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Vila Nova de Cerveira e de Valença”, esclarece a nota.
Segundo a PJ, no inquérito titulado pelo DIAP de Vila Nova de Cerveira “foram identificados quatro homens que, entre setembro e dezembro, terão exercido práticas coativas e agredido duas vítimas por forma a extorquir-lhes dinheiro”.
“Uma das vítimas foi ameaçada com arma de fogo à saída do local de trabalho, tendo-lhe sido subtraído alguns bens. A outra vítima foi agredida em várias ocasiões, por ter-se recusado a entregar o valor pecuniário que lhe era exigido”.
Já no segundo inquérito, “que visou um grupo de três homens, investigou-se a prática de um crime de roubo, ocorrido em novembro de 2024, com utilização de arma de fogo e de faca, que visou um homem, operário fabril, a quem roubaram dinheiro e bens”.
“A prática criminal assentava, igualmente, em coação e agressões contínuas, para obtenção ilícita de dividendos da estadia e trabalho da vítima em território nacional”, acrescenta a nota.
Nas “duas operações, foram realizadas 11 buscas domiciliárias e não domiciliárias, tendo sido apreendido dinheiro, documentos, um bastão e telemóveis”.
Das diligências efetuadas pela PJ foram recolhidos “indícios que apontam para que estas práticas criminais possam visar outros imigrantes em semelhantes condições socioeconómicas”.
Os detidos, residentes em Vila Nova de Cerveira e em Valença, serão presentes às autoridades competentes para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.
O Santa Luzia Futebol Clube, emblema de Viana do Castelo e referência nacional no futsal feminino, vai marcar presença nas comemorações do Centenário do Sport Clube Maria da Fonte, associando-se ao programa oficial através da realização de um encontro de futsal feminino.
A cidade de Viana do Castelo prepara-se para receber, de 5 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, a iniciativa “Viana Coração do Natal”, que promete encher o centro histórico de cor, animação e atividades para todas as idades.
A comunicação social de proximidade reúne-se hoje, 29 de novembro, em Pombal, para participar no Encontro Nacional da Comunicação Social Local e Regional, uma iniciativa da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR) que pretende lançar um olhar crítico e estratégico sobre o futuro do jornalismo local em Portugal.
O Natal em Vila Nova de Cerveira começa oficialmente este sábado, 29 de novembro, com o tradicional Ligar das Luzes, marcado para as 19h00 no centro histórico.
Este sábado, 29 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Valença convida famílias e crianças a participarem da atividade “Yoga em Ti”, especialmente pensada para crianças dos 3 aos 12 anos.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.