A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), participou numa operação policial internacional que resultou na apreensão de um elevado número de notas e moedas falsas, distribuídas através dos serviços postais europeus.
A operação, denominada “Decoy II”, foi liderada por Portugal, Espanha e Áustria, com o apoio da Europol, e envolveu autoridades de 18 países, entre forças policiais e serviços aduaneiros.
Durante a ação, que decorreu entre outubro de 2024 e maio de 2025, foram apreendidas cerca de 300 encomendas postais contendo moeda contrafeita, totalizando mais de 66 milhões de euros em valor estimado. No total, foram também recolhidos mais de 990 mil artigos de contrafação, entre os quais se incluem notas falsas de euros, dólares americanos (USD) e libras esterlinas (GBP).
Em território nacional, as diligências realizadas pela PJ permitiram identificar oito encomendas provenientes do Extremo-Oriente, que transportavam mais de duas mil notas falsas, maioritariamente euros. O valor global apreendido em Portugal ascende a 35.235 euros e 8.000 ienes japoneses (JPY).
A operação permitiu ainda a abertura de 102 novas investigações em vários países, com o objetivo de desmantelar redes criminosas especializadas na falsificação e distribuição de moeda falsa a nível europeu.
A ação foi realizada no âmbito do EMPACT/AP SOYA – uma plataforma da União Europeia de combate ao crime organizado – e contou também com o apoio do OLAF (Organismo Europeu de Luta Antifraude).
A Polícia Judiciária destaca o sucesso da operação como resultado da cooperação internacional e reforça a importância da vigilância postal e da colaboração entre autoridades para travar este tipo de criminalidade económica transnacional.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.
Nos dias 8 e 9 de novembro, o projeto “O Teatro vai ao Café” apresenta a peça “Ouve-me como se te tocasse” em três espaços do concelho de Melgaço: Café Raianos (Messegães), Restaurante Saint Tropez (Trute) e Café Cristina (Tangil). A entrada é livre.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou esta quarta-feira, 5 de novembro, o projeto Viana STARTS no Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, o maior evento internacional dedicado ao futuro das cidades.
Mais de uma centena de voluntários vai reunir-se no sábado para plantar cerca de 1.500 árvores na Serra Amarela, em Ponte da Barca, uma das zonas mais afetadas pelo incêndio que em julho destruiu quase 5.800 hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
A Rádio Cultural de Cerveira (RCC) encontra-se temporariamente fora do ar na frequência 93.6 FM devido a problemas técnicos provocados pela trovoada que tem atingido a região nas ultimas horas.