Sob o lema "A luz que abraça a diferença", arranca no dia 9 de maio mais uma edição da Campanha Pirilampo Mágico, em prol dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência.
Até 1 de junho, centenas de profissionais, voluntários e pessoas apoiadas pelas 84 organizações aderentes participarão, de norte a sul do país, em atividades de sensibilização e de apelo à solidariedade dos portugueses para com a causa da inclusão.
Durante a campanha nacional, espera-se vender mais de meio milhão de exemplares do icónico boneco, que este ano terá o valor de €2,50. Como habitualmente, as receitas revertem a favor das cooperativas de solidariedade social (CERCI) e de outras organizações que, por todo o país, prestam serviços de apoio a milhares de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou multideficiência e suas famílias.
Uma das particularidades do Pirilampo Mágico é “esconder” a sua cor, em cada ano, até ao momento da revelação, que acontece na cerimónia de abertura da campanha. O suspense entusiasma os fãs, que enchem as redes sociais com os habituais palpites.
A decorrer desde 1987, a Campanha Pirilampo Mágico (CPM) é uma organização conjunta da FENACERCI – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, da Antena 1 e da RTP. Uma parceria que une estas instituições desde o primeiro momento, com o Pirilampo Mágico a marcar presença nos programas da Antena 1 e RTP como forma de sensibilização para uma das causas mais nobres de solidariedade do nosso país.
Igualmente fundamental para o sucesso da CPM é o envolvimento dos seus parceiros estratégicos. Uma vez mais, o Banco Montepio, o Pingo Doce e os CTT juntam-se a esta causa e apoiam a FENACERCI no seu objetivo de levar a luz transformadora do Pirilampo Mágico a todo o país, incluindo as regiões autónomas.
Através da rede nacional de balcões do Banco Montepio, das lojas CTT e presente em todas as caixas Pingo Doce, o Pirilampo Mágico consegue chegar ainda mais longe.
Além destes locais, o Pirilampo Mágico pode ser encontrado nas escolas, em bancas de rua, estabelecimentos autorizados e em ações de animação dinamizadas pelas organizações aderentes, em cada comunidade.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Vianafestas anunciaram a abertura das inscrições para o tradicional Mercado de Natal, iniciativa que integra a programação “Viana Coração do Natal”.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) esteve recentemente em Curitiba, Brasil, reforçando a colaboração com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). A visita integrou o IV Encontro Luso-Brasileiro de Pesquisa, Inovação e Ensino e o II Encontro de Pós-Graduação do IFPR, no âmbito do acordo que permite a criação de programas de dupla titulação entre as duas instituições.
A Câmara Municipal de Monção deu início à 5.ª edição do programa psicoeducativo “Cuidar de Quem Cuida”, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Associação Dinamicamente. O projeto, que se prolongará por dez semanas, conta com a participação de 14 cuidadores informais do concelho.
O ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, marcou presença esta sexta-feira em Ponte da Barca, onde desafiou o presidente da CCDR-N, António Cunha, a reunir todas as entidades responsáveis pela gestão do território para encontrarem soluções eficazes contra os incêndios florestais.
De 15 a 22 de novembro, Viana do Castelo acolhe a 9.ª edição do Festival de Teatro, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento, que tem como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reúne este ano vários espetáculos de destaque nacional e internacional, reforçando o papel da cidade como referência no panorama cultural português.
A Juventude Viana continua a sua série de jogos em casa no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins e recebe este sábado, dia 15 de novembro, o Sobreira, no Pavilhão José Natário, às 21h30. O jogo será transmitido em direto pela Viana TV.
A Rádio Valdevez informou que a emissão na frequência 100.8 FM está temporariamente indisponível devido a problemas elétricos provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir na região.