Vem aí a XI edição do Certame de Pintura ao Ar Livre Antonio Fernández, no dia 20 de agosto.
Organizada pela Eurocidade Cerveira-Tomiño, com a colaboração da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, a iniciativa procura aproximar os aficionados pela pintura, desafiando-os a trabalhar “in loco” uma das paisagem previamente selecionada nas normas do concurso.
As pessoas interessadas podem inscrever-se, de forma gratuita, até 18 de agosto, na páxina web da Eurocidade Cerveira-Tomiño.
A inscrição respeitará a ordem de registo, não sendo permitidas inscrições presenciais no próprio dia do certame. Os participantes devem apresentar-se no dia 20 de agosto, entre as 09h30 e as 11h30, na Aula Museo Antonio Fernández de Goián para que a organização efetive a inscrição e atribua o número do suporte para a elaboração do quadro.
As obras rematadas serão expostas, sem assinatura e com título no reverso, na Praza Pintor Antonio Fernánez desse mesmo dia, entre as 17h00 e as 18h00, onde será atribuída a classificação por um júri composto por personalidades vinculadas ao mundo das artes. O anúncio dos vencedores está agendado para as 18h30.
No total serão repartidos mais de 2.600 euros em prémios nas três categorias participantes: infantil, até aos 12 anos; juvenil, dos 12 aos 17 anos e pessoas adultas. Os prémios são outorgados pelo Concello de Tomiño, pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira e pela Comunidade de Montes de Goián.
Consulte aqui as normas de participação.
![]()
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.