Vem aí a XI edição do Certame de Pintura ao Ar Livre Antonio Fernández, no dia 20 de agosto.
Organizada pela Eurocidade Cerveira-Tomiño, com a colaboração da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, a iniciativa procura aproximar os aficionados pela pintura, desafiando-os a trabalhar “in loco” uma das paisagem previamente selecionada nas normas do concurso.
As pessoas interessadas podem inscrever-se, de forma gratuita, até 18 de agosto, na páxina web da Eurocidade Cerveira-Tomiño.
A inscrição respeitará a ordem de registo, não sendo permitidas inscrições presenciais no próprio dia do certame. Os participantes devem apresentar-se no dia 20 de agosto, entre as 09h30 e as 11h30, na Aula Museo Antonio Fernández de Goián para que a organização efetive a inscrição e atribua o número do suporte para a elaboração do quadro.
As obras rematadas serão expostas, sem assinatura e com título no reverso, na Praza Pintor Antonio Fernánez desse mesmo dia, entre as 17h00 e as 18h00, onde será atribuída a classificação por um júri composto por personalidades vinculadas ao mundo das artes. O anúncio dos vencedores está agendado para as 18h30.
No total serão repartidos mais de 2.600 euros em prémios nas três categorias participantes: infantil, até aos 12 anos; juvenil, dos 12 aos 17 anos e pessoas adultas. Os prémios são outorgados pelo Concello de Tomiño, pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira e pela Comunidade de Montes de Goián.
Consulte aqui as normas de participação.
![]()
O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.
A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.
O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.