Logo
Regional

Pessoas com idade igual ou superior a 50 anos já se podem inscrever na Universidade Sénior de Monção

3 Outubro, 2023 | 9:30
Partilhar
Isabel Marques
Menos de 1 minuto de leitura

A Universidade Sénior de Monção (USM) já abriu inscrições para o ano letivo 2023/2024.  

A USM tem como destinatários todas as pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, independentemente das habilitações literárias. Este ano letivo, as aulas têm início no dia 16 de outubro, segunda-feira. As inscrições encontram-se abertas, no Arquivo Municipal de Monção.

Fruto de uma parceria entre o Município de Monção e o Censo (Centro Social, Cultural e Recreativo), a Universidade Sénior procura estimular a participação social e cívica dos cidadãos seniores. “As atividades educativas previstas enquadram-se num regime informal, não disponibilizando qualquer certificação escrita, mas um enriquecimento pessoal, fundamentado nos valores da cidadania e da aprendizagem continua”, explicou a autarquia.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "monção deixama Universidade Sénior de Monção 2023/2024 As inscrições encontram se abertas Inicio das aulas: 16/10 Seniores: 50 anos Local inscrições: Arquivo Municipal Sessão de apresentação 12 de outubro, 15:00h Sede da Universidade Sénior U.Sénior CENSO"

A USM tem ainda como objetivo “desenvolver atividades promotoras de um envelhecimento ativo e saudável, de forma a estimular um espírito de solidariedade humana, a combater o isolamento e a exclusão dos mais velhos e a fortalecer as relações interpessoais e sociais entre gerações”, lê-se num comunicado.

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas a estudar e texto

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe espetáculo do Teatro Nacional D. Maria II em fevereiro de 2026

O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.

Nacional 6 Dezembro, 2025

Gripe entra em fase epidémica em Portugal com aumento de casos graves

Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Nacional 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo foi o centro das atenções da arquitetura nacional

O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.

Nacional 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo em alerta laranja devido à agitação marítima forte

Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.

Regional 6 Dezembro, 2025

Atropelamento mortal em Barroselas tira a vida a homem de 69 anos

Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.

Nacional 5 Dezembro, 2025

Pingo Doce apoia 9 projetos em Viana do Castelo na 5ª edição do Programa Bairro Feliz

Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.

Regional 5 Dezembro, 2025

Ponte de Lima promove sessões de Yoga e histórias para crianças e famílias

O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.