As pesqueiras do rio Minho, património classificado, são o tema da nova coleção de oito selos dos CTT que vai ser apresentada, es sábado, em Alvaredo, Melgaço, na festa dos pescadores naquelas estruturas antigas em pedra.
“As pesqueiras do rio Minho integram o inventário Nacional de Património Imaterial desde novembro de 2022. A escolha do tema foi feita em estreita colaboração com as autoridades locais, especialistas das artes e ofícios retratados, no caso presente os pescadores e utilizadores”, designadamente as câmaras de Melgaço e Monção e a Associação dos Pescadores das Pesqueiras do Rio Minho, disse fonte dos CTT.
O valor facial de cada selo corresponde ao primeiro escalão do porte nacional, no valor de 65 cêntimos, tendo o ‘booklet’, composto por oito selos, um custo de 5,20 euros.
Fronteira natural entre o Alto Minho e a Galiza, o curso internacional do rio Minho concentra, nas duas margens, só no troço de 37 quilómetros, entre Monção e Melgaço (Viana do Castelo), cerca de 900 pesqueiras, “engenhosas armadilhas” da lampreia, do sável, da truta, do salmão ou da savelha.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.