Logo
Regional

Pescadores de Vila Praia de Âncora favoráveis ao plano de eólicas ‘offshore’

16 Fevereiro, 2025 | 11:25
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Associação de Pescadores Profissionais e Desportivos de Vila Praia de Âncora manifestou-se favorável ao plano para as eólicas ‘offshore’ publicado em Diário da República, por ser “o que é menos mau” para o concelho de Caminha.

Carlos Sampaio, diretor da associação, alertou que uma eventual correção ao diploma publicado em 07 de fevereiro deixaria os pescadores de Caminha “enclausurados entre dois parques eólicos monstruosos” – o português e o espanhol, com instalação prevista “em frente à praia de Moledo”.

“O polígono publicado no Diário da República é o que é mais favorável para Vila Praia de Âncora e Caminha. Preferíamos não ter nada, mas aceitamos esta solução porque é a menos má para o concelho”, explicou Carlos Sampaio, representante daquela associação de pescadores de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo.

O responsável sublinhou ainda que o Plano de Afetação para as Energias Renováveis Offshore (PAER) aprovado pelo Governo “libertou o pesqueiro mais importante do concelho de Caminha”, o da Serra do Norte, “usado por seis embarcações costeiras do concelho”.

“Se o polígono viesse mais para norte, esse pesqueiro seria cortado a meio”, avisou.
Por outro lado, esse avanço para norte deixaria os pescadores de Caminha “presos entre dois parques eólicos”.

“O parque eólico galego vai ficar a um quarto de milha, ou seja, a cerca de 400 metros da fronteira portuguesa. Se o parque português vier para norte, o canal de navegação estreita e fica com menos de três milhas, o que é impensável para nós”, vincou.

De acordo com Carlos Sampaio, tal vai “comprometer a biodiversidade e a navegabilidade dos portos de Vila Praia de Âncora e Caminha”.

Com o atual polígono, o canal de navegação “terá quase quatro milhas”.
Em comunicado, a associação afirma manter “uma posição firme contra a implementação de parques eólicos marítimos na costa portuguesa”, mas assinala compreender “que a descarbonização é um passo fundamental para um futuro mais sustentável”.

A associação sustenta que, caso as compensações pela instalação de parques eólicos ‘offshore’ sejam inevitáveis, devem ser transversais a várias atividades ligadas ao mar, “incluindo a pesca profissional e desportiva”, os negócios marítimo-turísticos e o turismo costeiro e “as populações, que perdem o direito a uma visão limpa do mar”.

A cooperativa VianaPescas disse na terça-feira que o plano das eólicas ‘offshore’ “absorve o maior local de pesca de Viana do Castelo”, pelo que os pescadores já pediram ao primeiro-ministro que corrija o diploma.

“Já alertámos o primeiro-ministro para que introduza a correção no diploma, pois todas as associações do norte estão unidas para responder a esta traição”, revelou à Lusa Portela Rosa, da cooperativa VianaPescas de produtores de peixe de Viana do Castelo, com cerca de 450 associados.

O PAER reduziu a área norte e eliminou a área sul de Viana do Castelo como possíveis zonas de exploração de energias renováveis relativamente a uma primeira versão do documento.

O projeto, que teve início com o anterior Governo socialista, previa a criação de um parque eólico ‘offshore’ em Portugal.

Várias associações do setor da pesca manifestaram preocupações quanto ao impacto nas comunidades piscatórias e fauna marinha, e a Avaliação Ambiental Estratégica do projeto assumia que a instalação de eólicas ‘offshore’ “deve conduzir ao abate de embarcações” e reduzir a pesca.

O plano publicado na sexta-feira prevê uma área total para exploração de 2.711,6 quilómetros quadrados (km2), o que representa uma diminuição de 470 km2 face à proposta submetida a discussão pública.

Assim, prevê-se uma área de 229 km2 em Viana do Castelo, para uma potência de 0,8 gigawatts (GW), 722 km2 em Leixões (2,5 GW), 1.325 km2 na Figueira da Foz (4,6 GW), 430 km2 em Sines (1,5 GW) e 5,6 km2 em Aguçadoura.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 19 Novembro, 2025

Carreço inaugura placa que assinala o “último pôr-do-sol de Portugal continental”

O projeto Atlantic Sunset inaugurou, no Farol de Montedor, em Carreço, a primeira placa identificativa do “último pôr-do-sol de Portugal continental”, acompanhada por uma mesa interpretativa dedicada à observação do fenómeno solar.

Regional 19 Novembro, 2025

Ponte de Lima celebra Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota

O Município de Ponte de Lima volta a destacar a tradição e a qualidade dos seus produtos locais com a realização do Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota, que decorre entre os dias 21 e 23 de novembro, integrado no programa municipal “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”.

Nacional 19 Novembro, 2025

CP oferece 10 mil viagens gratuitas na Linha da Beira Alta

A CP – Comboios de Portugal vai distribuir 10 mil vouchers para viagens gratuitas na Linha da Beira Alta, recentemente reaberta na totalidade após obras de modernização concluídas em setembro. A iniciativa pretende incentivar a utilização do comboio, promover a mobilidade sustentável e atrair novos passageiros, assim como reconquistar os clientes habituais.

Regional 19 Novembro, 2025

Viana do Castelo garante implementação total do “Bairro Comercial Digital” até março de 2026

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou esta terça-feira que o projeto “Bairro Comercial Digital – Bairro do Coração”, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estará totalmente concluído até março de 2026. A garantia foi dada durante a apresentação da nova aplicação móvel Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso, que recompensa consumidores que realizam compras no comércio local.

Internacional 19 Novembro, 2025

Viana do Castelo leva gastronomia, património e Natal a Ourense

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai marcar presença, até domingo (20 a 23 de novembro), na 26ª edição do XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza. O município volta a apostar neste certame, considerado o maior evento ibérico de turismo gastronómico, reforçando a promoção da sua oferta turística num mercado galego que continua a ser estratégico para a região.

Regional 19 Novembro, 2025

Valença promove ação ambiental e desportiva nas margens do Rio Minho

Valença volta a promover, no próximo sábado, 22 de novembro, às 10h30, uma ação de plogging nas margens do Rio Minho, iniciativa que junta desporto ao compromisso ambiental. A atividade integra a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e é organizada pela Câmara Municipal de Valença.

Cultura 19 Novembro, 2025

Companhia do Chapitô apresenta “Rei Lear” em versão irreverente no Festival de Teatro de Viana

Esta quarta-feira, 19 de novembro, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe às 21h00, “Rei Lear”, da Companhia do Chapitô, no Festival de Teatro da capital do Alto Minho.