Logo
Regional

Pescadores de Viana do Castelo denunciam condições precárias e despedimentos

9 Fevereiro, 2023 | 22:13
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Na manhã de hoje alguns pescadores, juntaram-se de forma pacifica e organizada, na Rua dos Mareantes, junto ao edifício da Viana Pescas para "lutar" por contratos de trabalho justos, acesso ao fundo de compensação salarial e justa repartição dos rendimentos.

Segundo os pescadores, ano após ano, os pescadores do cerco (sardinha), são confrontados com a “precariedade contratual, pois a safra não lhes garante trabalho durante todos os meses do ano, quer por questões de quotas, quer por questões das condições do mar”.

Relativamente às condições de trabalho e referindo-se aos armadores o coordenador do Sindicato dos Pescadores da Pesca do Norte, Nuno Teixeira, afirma “a certeza de que fundo de compensação salarial não responde verdadeiramente às necessidades dos pescadores porque não cobre a totalidade dos rendimentos e não cobre a totalidade do defeso, no caso da sardinha”, em causa estão dois pescadores que andam na safra e há oito anos vivem a ser contratados e despedidos.

“Ano após ano, os trabalhadores são despedidos quando a safra termina. No entanto, existe um fundo de compensação salarial que os armadores recebem para ajudar os pescadores, mas que não cobre a totalidade dos rendimentos.”

Nuno Teixeira, lamenta a decisão de ser negado o acesso ao fundo de compensação salarial do setor, lembrando de que  “o setor da pesca não está numa bolha que se protege das leis em Portugal.”

Habitualmente a safra termina em dezembro e é nessa altura que os pescadores ficam sem trabalho sendo que o “o normal é regressarem outra vez em janeiro, isto acontecia já há oito anos na empresa que acabou por despedir estes dois pescadores, não os voltando a chamar” conclui.

João Luís Chavarria, pescador há 45 anos, trabalhava para esta empresa desde 2007, afirmou que foi a primeira vez que esta situação lhe aconteceu, sendo que “a cada paragem da sardinha temos de fazer um contrato novo”.

Também David Moura, pescador na mesma empresa há 12 anos, foi um dos lesados desta paragem na safra à sardinha e afirma que “éramos só nós os dois a lutar”.

Os trabalhadores garantem “lutar pelos direitos até ao fim”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 8 Outubro, 2024

Viana do Castelo: Construção do novo mercado pode não avançar este ano

O presidente da Câmara de Viana do Castelo reconheceu hoje que a construção do novo mercado no local onde até 2022 existia o prédio Coutinho pode não começar este ano, por atrasos na conclusão do concurso público internacional.

Desporto 8 Outubro, 2024

Atitude de fair play valeu cartão branco a jogador do Campos

No passado domingo, 6 de outubro, o capitão de equipa da Associação Desportiva de Campos, em jogo frente ao Ilustre Caminha SDQ no Campeonato Distrital da 2ª divisão, viu ser-lhe exibido o cartão branco.

Cultura 8 Outubro, 2024

Paredes de Coura: “A Peregrinação de Mário Cláudio” assinala 55 anos de vida literária

Vinte especialistas de 12 universidades de Portugal, França, Brasil, Reino Unido e Itália vão celebrar os 55 anos de vida literária de Mário Cláudio com um congresso de três dias, em Amarante e Paredes de Coura.

Nacional 8 Outubro, 2024

Viana do Castelo e Braga sob aviso laranja devido à chuva, vento e agitação marítima

Os distritos de Viana do Castelo e Braga estão a partir de hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva, vento e agitação marítima, dia em que começa a fazer-se sentir os efeitos da tempestade Kirk.

Regional 8 Outubro, 2024

CIM e autarquias do Alto Minho garantem legalidade com empresa de transporte

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha e Viana do Castelo garantiram hoje que “agiram em total conformidade com a regulamentação em vigor” quanto ao serviço de transporte público da Autoviação Cura.

Regional 8 Outubro, 2024

Ponte de Lima: BE questiona descaracterização de Castelo para hotel

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Ministério da Cultura sobre a reconversão de um castelo de 1126 em hotel de quatro estrelas, intervenção que considera estar a "destruir e a descaracterizar" o imóvel.

Internacional 8 Outubro, 2024

Eurocidade debate Governação e Liderança Educativa em Portugal e Espanha

A Eurocidade Tui.Valença recebe o seminário "Governação e Liderança Educativa", na próxima quarta e quinta-feira, 9 e 10 de outubro. Este seminário pretende ser um espaço de reflexão e debate sobre a liderança escolar e a pedagogia inclusiva e partilhada, entendida como condição essencial para a melhoria da qualidade da educação e da governança dos sistemas educativos.