Logo
Nacional

Pesca da sardinha reabre hoje

2 Maio, 2023 | 9:31
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A pesca da sardinha reabre hoje, com um conjunto de limites diários para a descarga e venda, mas pode ser suspensa ou encerrada se, por exemplo, a quota for esgotada.

Segundo um diploma publicado em Diário da República na passada sexta-feira, a pesca da sardinha reabriu hoje a partir das 00:00.

O limite de descargas de sardinha capturada com a arte do cerco é de 37.642 toneladas, que são repartidas pelas várias embarcações cujos proprietários ou armadores pertencem a organizações de produtores (OP) e pelo grupo que não pertence a OP reconhecidas para a sardinha.

Cada um destes grupos terá, respetivamente, 37.077 (98,5%) e 565 toneladas (1,5%).

O Governo estabeleceu ainda um conjunto de limites no que diz respeito à descarga e venda deste peixe, sendo que neles se pode incluir um máximo de 607,5 quilogramas (kg) — o que corresponde a 27 cabazes -, de sardinha calibrada como T4.

Para as embarcações com comprimento de fora a fora igual ou inferior a nove metros, o limite é de 1.800 kg ou 80 cabazes, quando aplicável.

As embarcações com comprimento de fora a fora superior a nove metros e inferior ou igual a 16 metros têm um limite de 3.150 kg (140 cabazes, quando aplicável).

Já as embarcações com comprimento superior a 16 metros não podem descarregar e vender mais de 4.500 kg em cada dia, o que corresponde a 200 cabazes, quando aplicável.

A captura, manutenção a bordo, descarga e venda da sardinha é proibida em todos os feriados nacionais.

Segundo o despacho, é igualmente proibida a transferência deste pescado para uma lota diferente àquela que corresponde ao seu porto de descarga.

No mesmo sentido, a mesma embarcação não pode descarregar em mais do que um porto a cada dia.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 12 Junho, 2025

Pelo menos uma pessoa sobreviveu ao desastre aéreo na Índia

Pelo menos uma pessoa sobreviveu ao desastre aéreo de hoje em Ahmedabad, na Índia, e está a receber tratamento hospitalar, disse uma fonta polícia à comunicação social.

Regional 12 Junho, 2025

Município de Monção vai recuperar 50 casas e construir 32 no Bairro da da Imaculada Conceição

O bairro da Imaculada Conceição, em Monção, está a ser alvo de um investimento de cerca de 5,2 milhões de euros para reabilitar as 50 habitações existentes e construir 32 novas casas a custos controlados, revelou a autarquia.

Regional 12 Junho, 2025

Peddy Paper em Valença recebe a “Missão Fortaleza”

A Fortaleza de Valença recebe o Peddy Paper "Missão Fortaleza", sexta-feira, 13 de junho, a partir das 10h00, com a participação de onze equipas, num total de 55 alunos do agrupamento de escolas "Muralhas do Minho".

Desporto 12 Junho, 2025

Cerveira-Tomiño “procuram 400 guerreiros e guerreiras”

Chegou o momento de demonstrar força, habilidade, coragem e companheirismo na II Gladiator Race Junior Eurocidade Cerveira-Tomiño. É a contagem decrescente para um novo encontro com esta emocionante corrida de obstáculos, pensada para as crianças e jovens de Cerveira e Tomiño, organizada no âmbito do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT).

Desporto 12 Junho, 2025

Vianense Francisco Santos é Vice-Campeão Europeu de Maratonas

O canoísta Francisco Santos, natural de Viana do Castelo, conquistou, no fim de semana, a medalha de prata para Portugal no Campeonato Europeu de Maratona que decorreu em Ponte de Lima.

Regional 12 Junho, 2025

Ponte de Lima promove a Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025 na Feira Nacional da Agricultura em Santarém

O Município de Ponte de Lima marca presença na edição de 2025 da Feira Nacional da Agricultura, a decorrer no CNEMA, em Santarém, para a promoção do Vale do Lima: Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025, com a degustação de vinhos da casta Loureiro de produtores engarrafadores do concelho de Ponte de Lima, bem como com uma mostra e prova de produtos locais.

Regional 12 Junho, 2025

Autárquicas 2025: Luís Nobre nas freguesias “para construir o futuro  com os vianenses” 

O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Viana do Castelo,  Luís Nobre, está a visitar as freguesias do concelho num ciclo de encontros que  visa auscultar as preocupações locais e recolher contributos, no âmbito das  eleições autárquicas deste ano.