Logo
Desporto

Personalidades de Viana do Castelo apelam a melhores condições para utilização da bicicleta na cidade

9 Maio, 2025 | 16:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Um conjunto de mais de 150  personalidades de Viana do Castelo, amantes das bicicletas e da mobilidade suave, incluindo o Campeão Olímpico Iuri Leitão, subscreveram um manifesto da iniciativa do grupo de cidadãos “Viana Ciclável”, apelando à inclusão ativa da comunidade ciclista no processo de desenvolvimento do  Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) do município de Viana do Castelo, como forma de melhorar as condições de utilização segura e confortável da bicicleta  no concelho. 

São ainda subscritores, em nome coletivo, as principais empresas do concelho ligadas  às bicicletas, ao ciclismo e ao cicloturismo e diversas associações nacionais de  promoção da mobilidade em bicicleta, entre outras empresas e organizações. 

A Lei de Bases do Clima (Lei n.º 98/2021) estabelece a obrigatoriedade da criação  de Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) como instrumento fundamental  para a promoção de cidades mais sustentáveis e resilientes. 

Além disso, a lei prevê a realização de sessões de esclarecimento e debate,  garantindo a participação ativa da comunidade no desenvolvimento e implementação  desses planos, de forma a assegurar que todas as preocupações e sugestões dos  cidadãos sejam consideradas. 

É neste âmbito que o grupo solicita a realização de sessões de esclarecimento e  debate, para garantir que as preocupações, propostas, experiências e conhecimento  dos utilizadores de bicicleta sejam integrados no documento final. 

A “Viana Ciclável” pretende assim congregar os cidadãos a colaborar com o Município,  no sentido de aproveitar a forte cultura ciclista dos Vianenses e as excecionais  condições naturais da cidade e do concelho. 

A utilização da bicicleta como meio de transporte quotidiano, deverá ser  definitivamente encarada como um elemento central na mobilidade do concelho,  contribuindo para a qualidade de vida, segurança rodoviária e combate ao  congestionamento, à poluição e às alterações climáticas. 

Com o objetivo de maximizar a eficácia do investimento em infraestrutura  sustentável, o manifesto sugere várias medidas estratégicas, incluindo:

̶ Aplicação efetiva das normas e melhores práticas internacionais na construção  de ciclovias; 

̶ Implementação de sinalética adequada para ciclovias e percursos cicláveis; ̶ Desenvolvimento de percursos cicláveis seguros e coerentes. 

̶ Ampliação da rede de estacionamento para bicicletas em locais estratégicos,  seguros e de preferência abrigados; 

̶ Combate efetivo ao estacionamento abusivo e ao excesso de velocidade; ̶ Promoção da educação para o uso seguro e responsável da bicicleta. 

“Mais importante do que grandes infraestruturas é garantir percursos seguros e  contínuos que inspirem confiança nos novos utilizadores” afirma o grupo. 

Esta iniciativa surgiu na sequência do primeiro encontro Viana Ciclável, que decorreu  no passado dia 29.03.2025, com o objetivo de reunir e criar laços entre os  utilizadores de bicicleta em Viana do Castelo. 

O encontro incluiu um passeio de bicicleta pela cidade e periferia, contando com a  participação de mais de 50 ciclistas entre crianças e adultos, seguido de um almoço  convívio. 

O encontro contou com a participação de várias organizações de nível nacional e  local, que partilharam a sua experiência associativa na promoção da mobilidade  sustentável, incluindo a MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, a  Bragaciclável e a Kidical Mass.  

As apresentações do encontro estão disponíveis no canal Youtube Viana Ciclável – https://www.youtube.com/channel/UChYjzCXZOQf07EKt6pN4L_Q. 

Das conclusões do encontro resultou a elaboração do manifesto e a disponibilidade  do grupo de cidadãos “Viana Ciclável” para colaborar de forma contínua com o  município, contribuindo assim para alcançar os objetivos climáticos e de mobilidade  sustentável para Viana do Castelo. 

Anexamos o “Manifesto para discussão pública do Plano de Mobilidade Urbana  Sustentável de Viana do Castelo”, a lista dos cidadãos e organizações subscritoras e  fotos do encontro “Viana Cidade Ciclável”. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 9 Janeiro, 2026

Bárbara Bandeira lança “Marcha” com Viana do Castelo em destaque

Bárbara Bandeira lança esta sexta-feira, dia 9, o single “Marcha”, tema que assinala o início do seu novo EP, “Lusa: Ato II”. A canção fica disponível em todas as plataformas digitais e marca uma nova etapa no percurso artístico da cantora.

Regional 9 Janeiro, 2026

Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo firmam protocolo com Clube de Vela

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e o Clube de Vela de Viana do Castelo assinaram esta quinta-feira, dia 8 de janeiro, um protocolo de colaboração entre ambas.

Nacional 9 Janeiro, 2026

Primeiro de 22 novos comboios chega a Portugal e marca modernização da frota da CP

O primeiro dos 22 novos comboios regionais encomendados pela CP – Comboios de Portugal à fabricante suíça Stadler já chegou ao país, assinalando um passo decisivo na modernização da frota ferroviária nacional.

Regional 9 Janeiro, 2026

Ponte de Lima reforça recolha de resíduos com investimento superior a 416 mil euros

A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai investir mais de 416 mil euros na aquisição de cerca de 4.500 contentores, com o objetivo de reforçar a recolha seletiva e melhorar a gestão de resíduos no concelho.

Nacional 9 Janeiro, 2026

Incentivos à imprensa local em debate nacional em Pombal

O Encontro Nacional da Imprensa Regional, promovido pela ANIR, debateu a revisão dos incentivos à comunicação social local e regional, em vigor desde 2025.

Regional 9 Janeiro, 2026

Estação Salva-Vidas de Caminha poderá estar pronta no final do ano

A Estação Salva-Vidas de Caminha deverá estar operacional entre o final de 2026 e o início de 2027. A previsão foi avançada pela presidente da Câmara Municipal, Liliana Silva, na reunião do executivo realizada no inicio da semana.

Opinião 9 Janeiro, 2026

OPINIÃO: Repensar escolhas no “Janeiro Sem Álcool”

O início de um novo ano é, para muitos, o momento ideal para refletir sobre hábitos e definir novos compromissos com a saúde. É também nesta altura que surge o movimento “Janeiro Sem Álcool”, um desafio que convida à abstinência temporária do consumo de álcool. Num país onde o vinho e outras bebidas alcoólicas têm uma forte presença cultural e social, parar para pensar sobre o impacto do álcool no organismo mais do que oportuno, é essencial.