Logo
Desporto

Personalidades de Viana do Castelo apelam a melhores condições para utilização da bicicleta na cidade

9 Maio, 2025 | 16:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Um conjunto de mais de 150  personalidades de Viana do Castelo, amantes das bicicletas e da mobilidade suave, incluindo o Campeão Olímpico Iuri Leitão, subscreveram um manifesto da iniciativa do grupo de cidadãos “Viana Ciclável”, apelando à inclusão ativa da comunidade ciclista no processo de desenvolvimento do  Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) do município de Viana do Castelo, como forma de melhorar as condições de utilização segura e confortável da bicicleta  no concelho. 

São ainda subscritores, em nome coletivo, as principais empresas do concelho ligadas  às bicicletas, ao ciclismo e ao cicloturismo e diversas associações nacionais de  promoção da mobilidade em bicicleta, entre outras empresas e organizações. 

A Lei de Bases do Clima (Lei n.º 98/2021) estabelece a obrigatoriedade da criação  de Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) como instrumento fundamental  para a promoção de cidades mais sustentáveis e resilientes. 

Além disso, a lei prevê a realização de sessões de esclarecimento e debate,  garantindo a participação ativa da comunidade no desenvolvimento e implementação  desses planos, de forma a assegurar que todas as preocupações e sugestões dos  cidadãos sejam consideradas. 

É neste âmbito que o grupo solicita a realização de sessões de esclarecimento e  debate, para garantir que as preocupações, propostas, experiências e conhecimento  dos utilizadores de bicicleta sejam integrados no documento final. 

A “Viana Ciclável” pretende assim congregar os cidadãos a colaborar com o Município,  no sentido de aproveitar a forte cultura ciclista dos Vianenses e as excecionais  condições naturais da cidade e do concelho. 

A utilização da bicicleta como meio de transporte quotidiano, deverá ser  definitivamente encarada como um elemento central na mobilidade do concelho,  contribuindo para a qualidade de vida, segurança rodoviária e combate ao  congestionamento, à poluição e às alterações climáticas. 

Com o objetivo de maximizar a eficácia do investimento em infraestrutura  sustentável, o manifesto sugere várias medidas estratégicas, incluindo:

̶ Aplicação efetiva das normas e melhores práticas internacionais na construção  de ciclovias; 

̶ Implementação de sinalética adequada para ciclovias e percursos cicláveis; ̶ Desenvolvimento de percursos cicláveis seguros e coerentes. 

̶ Ampliação da rede de estacionamento para bicicletas em locais estratégicos,  seguros e de preferência abrigados; 

̶ Combate efetivo ao estacionamento abusivo e ao excesso de velocidade; ̶ Promoção da educação para o uso seguro e responsável da bicicleta. 

“Mais importante do que grandes infraestruturas é garantir percursos seguros e  contínuos que inspirem confiança nos novos utilizadores” afirma o grupo. 

Esta iniciativa surgiu na sequência do primeiro encontro Viana Ciclável, que decorreu  no passado dia 29.03.2025, com o objetivo de reunir e criar laços entre os  utilizadores de bicicleta em Viana do Castelo. 

O encontro incluiu um passeio de bicicleta pela cidade e periferia, contando com a  participação de mais de 50 ciclistas entre crianças e adultos, seguido de um almoço  convívio. 

O encontro contou com a participação de várias organizações de nível nacional e  local, que partilharam a sua experiência associativa na promoção da mobilidade  sustentável, incluindo a MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, a  Bragaciclável e a Kidical Mass.  

As apresentações do encontro estão disponíveis no canal Youtube Viana Ciclável – https://www.youtube.com/channel/UChYjzCXZOQf07EKt6pN4L_Q. 

Das conclusões do encontro resultou a elaboração do manifesto e a disponibilidade  do grupo de cidadãos “Viana Ciclável” para colaborar de forma contínua com o  município, contribuindo assim para alcançar os objetivos climáticos e de mobilidade  sustentável para Viana do Castelo. 

Anexamos o “Manifesto para discussão pública do Plano de Mobilidade Urbana  Sustentável de Viana do Castelo”, a lista dos cidadãos e organizações subscritoras e  fotos do encontro “Viana Cidade Ciclável”. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 8 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana promove sessão de esclarecimento sobre procedimentos urbanísticos junto das juntas de freguesia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Santa Luzia FC vence GD Árvore e segue para os Quartos de Final da Taça de Portugal

O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

Impostos em atraso? Pode ser golpe por SMS, alerta Autoridade Tributária

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Juventude Viana vence em Espinho e reforça liderança do campeonato

A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Derrocada em Moledo leva à interdição do paredão

Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Campeonato de Portugal: SC Vianense cai em São Martinho e perde posição na tabela

A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Arcos de Valdevez em alerta máximo devido a risco elevado de cheias e deslizamentos

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.