Um conjunto de mais de 150 personalidades de Viana do Castelo, amantes das bicicletas e da mobilidade suave, incluindo o Campeão Olímpico Iuri Leitão, subscreveram um manifesto da iniciativa do grupo de cidadãos “Viana Ciclável”, apelando à inclusão ativa da comunidade ciclista no processo de desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) do município de Viana do Castelo, como forma de melhorar as condições de utilização segura e confortável da bicicleta no concelho.
São ainda subscritores, em nome coletivo, as principais empresas do concelho ligadas às bicicletas, ao ciclismo e ao cicloturismo e diversas associações nacionais de promoção da mobilidade em bicicleta, entre outras empresas e organizações.
A Lei de Bases do Clima (Lei n.º 98/2021) estabelece a obrigatoriedade da criação de Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) como instrumento fundamental para a promoção de cidades mais sustentáveis e resilientes.
Além disso, a lei prevê a realização de sessões de esclarecimento e debate, garantindo a participação ativa da comunidade no desenvolvimento e implementação desses planos, de forma a assegurar que todas as preocupações e sugestões dos cidadãos sejam consideradas.
É neste âmbito que o grupo solicita a realização de sessões de esclarecimento e debate, para garantir que as preocupações, propostas, experiências e conhecimento dos utilizadores de bicicleta sejam integrados no documento final.
A “Viana Ciclável” pretende assim congregar os cidadãos a colaborar com o Município, no sentido de aproveitar a forte cultura ciclista dos Vianenses e as excecionais condições naturais da cidade e do concelho.
A utilização da bicicleta como meio de transporte quotidiano, deverá ser definitivamente encarada como um elemento central na mobilidade do concelho, contribuindo para a qualidade de vida, segurança rodoviária e combate ao congestionamento, à poluição e às alterações climáticas.
Com o objetivo de maximizar a eficácia do investimento em infraestrutura sustentável, o manifesto sugere várias medidas estratégicas, incluindo:
̶ Aplicação efetiva das normas e melhores práticas internacionais na construção de ciclovias;
̶ Implementação de sinalética adequada para ciclovias e percursos cicláveis; ̶ Desenvolvimento de percursos cicláveis seguros e coerentes.
̶ Ampliação da rede de estacionamento para bicicletas em locais estratégicos, seguros e de preferência abrigados;
̶ Combate efetivo ao estacionamento abusivo e ao excesso de velocidade; ̶ Promoção da educação para o uso seguro e responsável da bicicleta.
“Mais importante do que grandes infraestruturas é garantir percursos seguros e contínuos que inspirem confiança nos novos utilizadores” afirma o grupo.
Esta iniciativa surgiu na sequência do primeiro encontro Viana Ciclável, que decorreu no passado dia 29.03.2025, com o objetivo de reunir e criar laços entre os utilizadores de bicicleta em Viana do Castelo.
O encontro incluiu um passeio de bicicleta pela cidade e periferia, contando com a participação de mais de 50 ciclistas entre crianças e adultos, seguido de um almoço convívio.
O encontro contou com a participação de várias organizações de nível nacional e local, que partilharam a sua experiência associativa na promoção da mobilidade sustentável, incluindo a MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, a Bragaciclável e a Kidical Mass.
As apresentações do encontro estão disponíveis no canal Youtube Viana Ciclável – https://www.youtube.com/channel/UChYjzCXZOQf07EKt6pN4L_Q.
Das conclusões do encontro resultou a elaboração do manifesto e a disponibilidade do grupo de cidadãos “Viana Ciclável” para colaborar de forma contínua com o município, contribuindo assim para alcançar os objetivos climáticos e de mobilidade sustentável para Viana do Castelo.
Anexamos o “Manifesto para discussão pública do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Viana do Castelo”, a lista dos cidadãos e organizações subscritoras e fotos do encontro “Viana Cidade Ciclável”.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
O Aquamuseu do Rio Minho abriu uma nova exposição dedicada à lampreia, espécie emblemática da região e valorizada na gastronomia minhota. “A Pesca da Lampreia Marinha no Rio Minho” estará em exibição até 31 de março.
O presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Pedro Dominguinhos, visitou em dezembro passado as obras das residências académicas do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), um investimento histórico superior a 20 milhões de euros que permitirá disponibilizar cerca de mil camas a estudantes já no ano letivo 2026/27.
A Câmara Municipal de Monção iniciou a instalação de uma nova sinalética urbana no centro histórico da vila, apostando numa imagem mais moderna, atrativa e uniforme, alinhada com a Marca Monção. A intervenção integra-se no plano de requalificação do espaço público e visa atualizar e otimizar a informação existente, reforçando a imagem de modernidade e sustentabilidade do concelho.
O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Polícia Marítima (PM) receberam seis novas motas de salvamento marítimo, numa cerimónia realizada na Casa da Balança, nas Instalações Centrais da Marinha, em Lisboa.
O Politécnico de Viana do Castelo inaugura um mestrado pioneiro em Enfermagem Veterinária Médico-Cirúrgica, oferecendo, pela primeira vez em Portugal, uma formação que integra a intervenção clínica em diversas espécies: pecuária, equinos, animais de companhia, selvagens e exóticos.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima recebe, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 15h00, a apresentação do mais recente livro de Fátima Mendes Marinho, intitulado “Marie Marie”. A iniciativa tem entrada livre e é aberta a toda a comunidade.