Um conjunto de mais de 150 personalidades de Viana do Castelo, amantes das bicicletas e da mobilidade suave, incluindo o Campeão Olímpico Iuri Leitão, subscreveram um manifesto da iniciativa do grupo de cidadãos “Viana Ciclável”, apelando à inclusão ativa da comunidade ciclista no processo de desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) do município de Viana do Castelo, como forma de melhorar as condições de utilização segura e confortável da bicicleta no concelho.

São ainda subscritores, em nome coletivo, as principais empresas do concelho ligadas às bicicletas, ao ciclismo e ao cicloturismo e diversas associações nacionais de promoção da mobilidade em bicicleta, entre outras empresas e organizações.
A Lei de Bases do Clima (Lei n.º 98/2021) estabelece a obrigatoriedade da criação de Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) como instrumento fundamental para a promoção de cidades mais sustentáveis e resilientes.
Além disso, a lei prevê a realização de sessões de esclarecimento e debate, garantindo a participação ativa da comunidade no desenvolvimento e implementação desses planos, de forma a assegurar que todas as preocupações e sugestões dos cidadãos sejam consideradas.
É neste âmbito que o grupo solicita a realização de sessões de esclarecimento e debate, para garantir que as preocupações, propostas, experiências e conhecimento dos utilizadores de bicicleta sejam integrados no documento final.
A “Viana Ciclável” pretende assim congregar os cidadãos a colaborar com o Município, no sentido de aproveitar a forte cultura ciclista dos Vianenses e as excecionais condições naturais da cidade e do concelho.
A utilização da bicicleta como meio de transporte quotidiano, deverá ser definitivamente encarada como um elemento central na mobilidade do concelho, contribuindo para a qualidade de vida, segurança rodoviária e combate ao congestionamento, à poluição e às alterações climáticas.
Com o objetivo de maximizar a eficácia do investimento em infraestrutura sustentável, o manifesto sugere várias medidas estratégicas, incluindo:
̶ Aplicação efetiva das normas e melhores práticas internacionais na construção de ciclovias;
̶ Implementação de sinalética adequada para ciclovias e percursos cicláveis; ̶ Desenvolvimento de percursos cicláveis seguros e coerentes.
̶ Ampliação da rede de estacionamento para bicicletas em locais estratégicos, seguros e de preferência abrigados;
̶ Combate efetivo ao estacionamento abusivo e ao excesso de velocidade; ̶ Promoção da educação para o uso seguro e responsável da bicicleta.
“Mais importante do que grandes infraestruturas é garantir percursos seguros e contínuos que inspirem confiança nos novos utilizadores” afirma o grupo.
Esta iniciativa surgiu na sequência do primeiro encontro Viana Ciclável, que decorreu no passado dia 29.03.2025, com o objetivo de reunir e criar laços entre os utilizadores de bicicleta em Viana do Castelo.
O encontro incluiu um passeio de bicicleta pela cidade e periferia, contando com a participação de mais de 50 ciclistas entre crianças e adultos, seguido de um almoço convívio.
O encontro contou com a participação de várias organizações de nível nacional e local, que partilharam a sua experiência associativa na promoção da mobilidade sustentável, incluindo a MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, a Bragaciclável e a Kidical Mass.
As apresentações do encontro estão disponíveis no canal Youtube Viana Ciclável – https://www.youtube.com/channel/UChYjzCXZOQf07EKt6pN4L_Q.
Das conclusões do encontro resultou a elaboração do manifesto e a disponibilidade do grupo de cidadãos “Viana Ciclável” para colaborar de forma contínua com o município, contribuindo assim para alcançar os objetivos climáticos e de mobilidade sustentável para Viana do Castelo.
Anexamos o “Manifesto para discussão pública do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Viana do Castelo”, a lista dos cidadãos e organizações subscritoras e fotos do encontro “Viana Cidade Ciclável”.
O Club Lote 5, situado na Marina de Viana do Castelo, promove este sábado transmissão do jogo entre a Colômbia e Portugal, seguido de animação com DJ's até às 06h00 da manhã.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora recebe, no próximo dia 5 de julho, às 17h00, a estreia de "A Tentação de Santo António – Nem Dalí Nem Daqui", a mais recente produção do Laboratório Kriativo, projeto de teatro comunitário promovido pela Krisálida que volta a reunir participantes de várias freguesias do concelho de Caminha.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, participou como orador convidado na conferência internacional “A Territorial Approach to the SDGs”, realizada no Porto, onde defendeu o papel dos municípios na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
A Praça 1.º de Maio, em Viana do Castelo, acolhe até ao próximo dia 17 de julho uma exposição dedicada aos 40 anos da Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde, documento de referência mundial na área da saúde pública.
A Biblioteca Municipal de Valença recebe, na próxima sexta-feira, 26 de junho, pelas 21h00, mais uma edição das Sextas Literárias, desta vez dedicada à escritora e ativista galega Begonha Camanho, distinguida este ano pelo Dia das Letras Galegas.
Viana do Castelo recebe, entre os dias 27 de junho e 5 de julho, as comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, num programa que levará à cidade dezenas de iniciativas destinadas a aproximar a instituição da população e a dar a conhecer a sua missão.
A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) voltou a lançar o alerta para os riscos dos mergulhos em águas pouco profundas ou desconhecidas, numa altura em que milhares de portugueses procuram praias, rios e piscinas para enfrentar as temperaturas mais elevadas.