Um conjunto de mais de 150 personalidades de Viana do Castelo, amantes das bicicletas e da mobilidade suave, incluindo o Campeão Olímpico Iuri Leitão, subscreveram um manifesto da iniciativa do grupo de cidadãos “Viana Ciclável”, apelando à inclusão ativa da comunidade ciclista no processo de desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) do município de Viana do Castelo, como forma de melhorar as condições de utilização segura e confortável da bicicleta no concelho.
São ainda subscritores, em nome coletivo, as principais empresas do concelho ligadas às bicicletas, ao ciclismo e ao cicloturismo e diversas associações nacionais de promoção da mobilidade em bicicleta, entre outras empresas e organizações.
A Lei de Bases do Clima (Lei n.º 98/2021) estabelece a obrigatoriedade da criação de Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) como instrumento fundamental para a promoção de cidades mais sustentáveis e resilientes.
Além disso, a lei prevê a realização de sessões de esclarecimento e debate, garantindo a participação ativa da comunidade no desenvolvimento e implementação desses planos, de forma a assegurar que todas as preocupações e sugestões dos cidadãos sejam consideradas.
É neste âmbito que o grupo solicita a realização de sessões de esclarecimento e debate, para garantir que as preocupações, propostas, experiências e conhecimento dos utilizadores de bicicleta sejam integrados no documento final.
A “Viana Ciclável” pretende assim congregar os cidadãos a colaborar com o Município, no sentido de aproveitar a forte cultura ciclista dos Vianenses e as excecionais condições naturais da cidade e do concelho.
A utilização da bicicleta como meio de transporte quotidiano, deverá ser definitivamente encarada como um elemento central na mobilidade do concelho, contribuindo para a qualidade de vida, segurança rodoviária e combate ao congestionamento, à poluição e às alterações climáticas.
Com o objetivo de maximizar a eficácia do investimento em infraestrutura sustentável, o manifesto sugere várias medidas estratégicas, incluindo:
̶ Aplicação efetiva das normas e melhores práticas internacionais na construção de ciclovias;
̶ Implementação de sinalética adequada para ciclovias e percursos cicláveis; ̶ Desenvolvimento de percursos cicláveis seguros e coerentes.
̶ Ampliação da rede de estacionamento para bicicletas em locais estratégicos, seguros e de preferência abrigados;
̶ Combate efetivo ao estacionamento abusivo e ao excesso de velocidade; ̶ Promoção da educação para o uso seguro e responsável da bicicleta.
“Mais importante do que grandes infraestruturas é garantir percursos seguros e contínuos que inspirem confiança nos novos utilizadores” afirma o grupo.
Esta iniciativa surgiu na sequência do primeiro encontro Viana Ciclável, que decorreu no passado dia 29.03.2025, com o objetivo de reunir e criar laços entre os utilizadores de bicicleta em Viana do Castelo.
O encontro incluiu um passeio de bicicleta pela cidade e periferia, contando com a participação de mais de 50 ciclistas entre crianças e adultos, seguido de um almoço convívio.
O encontro contou com a participação de várias organizações de nível nacional e local, que partilharam a sua experiência associativa na promoção da mobilidade sustentável, incluindo a MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, a Bragaciclável e a Kidical Mass.
As apresentações do encontro estão disponíveis no canal Youtube Viana Ciclável – https://www.youtube.com/channel/UChYjzCXZOQf07EKt6pN4L_Q.
Das conclusões do encontro resultou a elaboração do manifesto e a disponibilidade do grupo de cidadãos “Viana Ciclável” para colaborar de forma contínua com o município, contribuindo assim para alcançar os objetivos climáticos e de mobilidade sustentável para Viana do Castelo.
Anexamos o “Manifesto para discussão pública do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Viana do Castelo”, a lista dos cidadãos e organizações subscritoras e fotos do encontro “Viana Cidade Ciclável”.
Viana do Castelo junta-se, uma vez mais, à Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro em centenas de cidades europeias. Este ano, o tema central é “Mobilidade para todos”, reforçando a importância de garantir acessibilidade, segurança e sustentabilidade nos modos de transporte para todos os cidadãos, independentemente da idade, condição física ou local de residência.
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda vai ser alvo de uma profunda intervenção de reabilitação e conservação, num investimento global de quase dois milhões de euros, anunciou a Confraria responsável pelo monumento.
O Alcalde de Lugo, Miguel Fernández, esteve em Viana do Castelo para uma reunião de trabalho e visita a diversos equipamentos da cidade, no âmbito do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. A deslocação teve como principal objetivo reforçar os laços entre as duas cidades, que são geminadas desde 1990.
Chegou ao fim a ligação entre o SC Vianense e um dos seus atletas mais titulados dos últimos anos. Após três épocas consecutivas marcadas por inúmeros títulos nacionais e internacionais, Henrique Correia, mais conhecido por Kiko,confirmou nas suas redes sociais a saída do clube, deixando em aberto o seu próximo destino desportivo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, um pagamento adicional de 724.938 euros (acrescidos de IVA) por erros e omissões detetados na empreitada da nova ponte sobre o rio Lima, atualmente em construção e com um custo global estimado de 20 milhões de euros.
Na madrugada do passado dia 16 de setembro, pelas 03h20, um jovem de 25 anos, estudante e residente em Ponte de Lima, foi detido por elementos da PSP na sequência de desacatos registados na Rua do Mercado, em pleno centro da vila limiana.
Bruno Lage já não é treinador do Sport Lisboa e Benfica. A decisão foi tomada na sequência da derrota frente ao Qarabağ, na estreia do Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões.