Este domingo, na peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus, milhares de fiéis, vão percorrer do centro da cidade de Viana do Castelo ao Templo Monumento de Santa Luzia, cerca de cinco quilómetros, para cumprir uma tradição com mais de 100 anos.
A tradição do percurso, que começa, no jardim D. Fernando, junto ao Colégio do Minho no centro da cidade até ao santuário situado no cimo do monte de Santa Luzia, é organizada em conjunto pela Confraria de Santa Luzia e pela Diocese de Viana do Castelo.
Realiza-se desde 1918, no ultimo fim de semana de junho e tem origem num voto formulado pela população da cidade rogando proteção à epidemia pneumónica que na altura provocava muitos mortos na região.
Na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse.
A peste na época parou e, por isso, a promessa teve de ser cumprida, apesar de ter sido impedida em 1919 e 1920. Só em 1921 é que a mesma foi cumprida e repetida todos os anos.
O percurso parte às 09h00 de domingo e termina após a eucaristia que decorrerá no anfiteatro do jardim das Tílias, com capacidade para acolher cerca de 700 pessoas sentadas, presidida pelo bispo diocesano de Viana do Castelo, D. João Lavrador.
A peregrinação até ao santuário de Santa Luzia leva cerca de duas horas a percorrer a pé e há quem decida cumprir a promessa subindo os 742 degraus do escadório que liga a cidade ao monte.
Reza a tradição que, no final das cerimónias religiosas, os peregrinos almocem em família, distribuídos nos inúmeros espaços verdes espalhados pela envolvente ao santuário.
A peregrinação diocesana reúne crentes de todas as freguesias do concelho.
O programa detalhado da Peregrinação deste ano, que se realiza no próximo domingo dia 18 de junho, é o seguinte:
Sexta-feira, dia 16 de junho, Dia Mundial de Oração pelos Sacerdotes:
10h00: Encontro Diocesano de Sacerdotes
14h00: Encontro Diocesano do Apostolado da Oração
16h00: Solenidade do Sagrado Coração. Eucaristia presidida pelo Bispo Diocesano no Templo em Santa Luzia–transmissão em direto na Viana TV
Domingo, dia 18 de junho, Peregrinação:
09h00: Saída da Peregrinação (Rua de São Tiago, junto ao Colégio do Minho)
11h00: Eucaristia da Peregrinação, no Jardim das Tílias, presidida pelo Bispo Diocesano-transmissão em direto na Viana TV
15h00: Adoração ao Santíssimo
Em jogo da 11.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado, este sábado, o Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0) na casa da Ala Nun´Álvares de Gondomar, com parciais de 25-21, 25-19 e 25-17.
Maria Enes, atleta de Alto Rendimento, do Darque Kayak Clube, foi convocada para participar no Estágio da Seleção Nacional de Velocidade, categoria Kayak sub-23, que vai decorrer de 9 a 14 de dezembro no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.
O Município de Ponte de Lima vai apostar na dinamização de um espetáculo teatral, baseado numa adaptação dos mais famosos textos da oratória sagrada portuguesa, o Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira, intitulado “PAYASSU - O Verbo do Pai Grande”, em palco pela Companhia de Teatro Lafontana – Formas Animadas de Vila do Conde, no dia 9 de dezembro de 2024, pelas 10h30, no auditório Rio Lima.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na sessão de assinatura dos Acordos de Colaboração de adesão do Moinho do Inácio e do Museu do Mel e do Caulino à Rede Portuguesa de Turismo Industrial, que aconteceu no salão nobre da Junta de Freguesia de Vila de Punhe.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado de elementos do executivo municipal, visitou, na sexta-feira, o Mercado de Natal que, até dia 23 de dezembro, integra a programação “Viana Coração do Natal”.
Realizou-se, na quarta-feira, na Cidade do Futebol, o sorteio da 4ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal. O Santa Luzia, clube de Viana do Castelo, vai a Lordelo defrontar o Aliados.
O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) estimou dotar o hospital de Viana do Castelo de uma nova urgência pediátrica até 2028, num investimento orçado em cerca de dois milhões de euros.