Logo
Regional

Peregrinação a Santa Luzia realiza-se este domingo

15 Junho, 2023 | 16:24
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Este domingo, na peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus, milhares de fiéis, vão percorrer do centro da cidade de Viana do Castelo ao Templo Monumento de Santa Luzia, cerca de cinco quilómetros, para cumprir uma tradição com mais de 100 anos.

A tradição do percurso, que começa, no jardim D. Fernando, junto ao Colégio do Minho no centro da cidade até ao santuário situado no cimo do monte de Santa Luzia, é organizada em conjunto pela Confraria de Santa Luzia e pela Diocese de Viana do Castelo.

Realiza-se desde 1918, no ultimo fim de semana de junho e tem origem num voto formulado pela população da cidade rogando proteção à epidemia pneumónica que na altura provocava muitos mortos na região.

Na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse.

A peste na época parou e, por isso, a promessa teve de ser cumprida, apesar de ter sido impedida em 1919 e 1920. Só em 1921 é que a mesma foi cumprida e repetida todos os anos.

O percurso parte às 09h00 de domingo e termina após a eucaristia que decorrerá no anfiteatro do jardim das Tílias, com capacidade para acolher cerca de 700 pessoas sentadas, presidida pelo bispo diocesano de Viana do Castelo, D. João Lavrador.

A peregrinação até ao santuário de Santa Luzia leva cerca de duas horas a percorrer a pé e há quem decida cumprir a promessa subindo os 742 degraus do escadório que liga a cidade ao monte.

Reza a tradição que, no final das cerimónias religiosas, os peregrinos almocem em família, distribuídos nos inúmeros espaços verdes espalhados pela envolvente ao santuário.

A peregrinação diocesana reúne crentes de todas as freguesias do concelho.

O programa detalhado da Peregrinação deste ano, que se realiza no próximo domingo dia 18 de junho, é o seguinte:

Sexta-feira, dia 16 de junho, Dia Mundial de Oração pelos Sacerdotes:

10h00: Encontro Diocesano de Sacerdotes
14h00: Encontro Diocesano do Apostolado da Oração
16h00: Solenidade do Sagrado Coração. Eucaristia presidida pelo Bispo Diocesano no Templo em Santa Luzia–transmissão em direto na Viana TV

Domingo, dia 18 de junho, Peregrinação:

09h00: Saída da Peregrinação (Rua de São Tiago, junto ao Colégio do Minho)
11h00: Eucaristia da Peregrinação, no Jardim das Tílias, presidida pelo Bispo Diocesano-transmissão em direto na Viana TV
15h00: Adoração ao Santíssimo

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 15 Abril, 2024

Valença: Segundo circuito de arte pública celebra a Revolução dos Cravos

O Município de Valença já está a receber o segundo circuito de arte pública. Esta edição é dedicada à “Liberdade e Participação – 50 Anos do 25 de Abril" e os trabalhos de execução das instalações artísticas prolongam-se até 19 de abril, em três pontos da cidade.

Cultura 15 Abril, 2024

Venda de livros cresceu de janeiro a março com preços a subir face a mesmo período de 2023

Perto de três milhões de livros foram vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano, o que traduz um aumento de 5,8% face ao mesmo período de 2023, apesar do aumento médio de preços de 1,8%.

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.