Este domingo, na peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus, milhares de fiéis, vão percorrer do centro da cidade de Viana do Castelo ao Templo Monumento de Santa Luzia, cerca de cinco quilómetros, para cumprir uma tradição com mais de 100 anos.
A tradição do percurso, que começa, no jardim D. Fernando, junto ao Colégio do Minho no centro da cidade até ao santuário situado no cimo do monte de Santa Luzia, é organizada em conjunto pela Confraria de Santa Luzia e pela Diocese de Viana do Castelo.
Realiza-se desde 1918, no ultimo fim de semana de junho e tem origem num voto formulado pela população da cidade rogando proteção à epidemia pneumónica que na altura provocava muitos mortos na região.
Na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse.
A peste na época parou e, por isso, a promessa teve de ser cumprida, apesar de ter sido impedida em 1919 e 1920. Só em 1921 é que a mesma foi cumprida e repetida todos os anos.
O percurso parte às 09h00 de domingo e termina após a eucaristia que decorrerá no anfiteatro do jardim das Tílias, com capacidade para acolher cerca de 700 pessoas sentadas, presidida pelo bispo diocesano de Viana do Castelo, D. João Lavrador.
A peregrinação até ao santuário de Santa Luzia leva cerca de duas horas a percorrer a pé e há quem decida cumprir a promessa subindo os 742 degraus do escadório que liga a cidade ao monte.
Reza a tradição que, no final das cerimónias religiosas, os peregrinos almocem em família, distribuídos nos inúmeros espaços verdes espalhados pela envolvente ao santuário.
A peregrinação diocesana reúne crentes de todas as freguesias do concelho.
O programa detalhado da Peregrinação deste ano, que se realiza no próximo domingo dia 29 de junho, é o seguinte:
Sexta-feira, dia 27 de junho, Dia Mundial de Oração pelos Sacerdotes:
10h00: Encontro Diocesano de Sacerdotes
14h00: Encontro Diocesano do Apostolado da Oração
16h00: Solenidade do Sagrado Coração. Eucaristia presidida pelo Bispo Diocesano no Templo em Santa Luzia–transmissão em direto na Viana TV
Domingo, dia 29 de junho, Peregrinação:
08h30: Saída da Peregrinação (Rua de São Tiago, junto ao Colégio do Minho)
11h00: Eucaristia da Peregrinação, no Jardim das Tílias, presidida pelo Bispo Diocesano – transmissão em direto na Viana TV
15h00: Adoração ao Santíssimo
Portugal viveu este verão o período mais quente desde 1931, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Com uma temperatura média de 23,51ºC, o país registou um aumento de 1,55ºC face ao normal (período 1991-2020), acompanhado por três ondas de calor que marcaram a estação.
Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.
Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.
A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.
A Câmara de Monção lançou um concurso público para o aluguer de instalações provisórias onde irá funcionar o Centro de Saúde durante as obras de requalificação. O contrato, com duração de 16 meses, tem um valor base de cerca de 205 mil euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.
O músico NOBLE sobe ao palco do Festival Viana Bate Forte, com um concerto marcado para a próxima sexta-feira, dia 12 de setembro, às 23h00, no Palco da Erva, na Praça da Erva.
Faz hoje 18 anos que o centro histórico de Viana do Castelo foi abalado por um dos assaltos mais violentos da história recente da cidade. No dia 6 de setembro de 2007, cinco homens armados invadiram o Museu do Ouro e a Ourivesaria Freitas, em plena manhã, e protagonizaram um roubo violento que terminou em tiroteio com a PSP.