Este domingo, na peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus, milhares de fiéis, vão percorrer do centro da cidade de Viana do Castelo ao Templo Monumento de Santa Luzia, cerca de cinco quilómetros, para cumprir uma tradição com mais de 100 anos.
A tradição do percurso, que começa, no jardim D. Fernando, junto ao Colégio do Minho no centro da cidade até ao santuário situado no cimo do monte de Santa Luzia, é organizada em conjunto pela Confraria de Santa Luzia e pela Diocese de Viana do Castelo.
Realiza-se desde 1918, no ultimo fim de semana de junho e tem origem num voto formulado pela população da cidade rogando proteção à epidemia pneumónica que na altura provocava muitos mortos na região.
Na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse.
A peste na época parou e, por isso, a promessa teve de ser cumprida, apesar de ter sido impedida em 1919 e 1920. Só em 1921 é que a mesma foi cumprida e repetida todos os anos.
O percurso parte às 09h00 de domingo e termina após a eucaristia que decorrerá no anfiteatro do jardim das Tílias, com capacidade para acolher cerca de 700 pessoas sentadas, presidida pelo bispo diocesano de Viana do Castelo, D. João Lavrador.
A peregrinação até ao santuário de Santa Luzia leva cerca de duas horas a percorrer a pé e há quem decida cumprir a promessa subindo os 742 degraus do escadório que liga a cidade ao monte.
Reza a tradição que, no final das cerimónias religiosas, os peregrinos almocem em família, distribuídos nos inúmeros espaços verdes espalhados pela envolvente ao santuário.
A peregrinação diocesana reúne crentes de todas as freguesias do concelho.
O programa detalhado da Peregrinação deste ano, que se realiza no próximo domingo dia 18 de junho, é o seguinte:
Sexta-feira, dia 16 de junho, Dia Mundial de Oração pelos Sacerdotes:
10h00: Encontro Diocesano de Sacerdotes
14h00: Encontro Diocesano do Apostolado da Oração
16h00: Solenidade do Sagrado Coração. Eucaristia presidida pelo Bispo Diocesano no Templo em Santa Luzia–transmissão em direto na Viana TV
Domingo, dia 18 de junho, Peregrinação:
09h00: Saída da Peregrinação (Rua de São Tiago, junto ao Colégio do Minho)
11h00: Eucaristia da Peregrinação, no Jardim das Tílias, presidida pelo Bispo Diocesano-transmissão em direto na Viana TV
15h00: Adoração ao Santíssimo
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.