Este domingo, na peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus, milhares de fiéis, vão percorrer do centro da cidade de Viana do Castelo ao Templo Monumento de Santa Luzia, cerca de cinco quilómetros, para cumprir uma tradição com mais de 100 anos.
A tradição do percurso, que começa, no jardim D. Fernando, junto ao Colégio do Minho no centro da cidade até ao santuário situado no cimo do monte de Santa Luzia, é organizada em conjunto pela Confraria de Santa Luzia e pela Diocese de Viana do Castelo.
Realiza-se desde 1918, no ultimo fim de semana de junho e tem origem num voto formulado pela população da cidade rogando proteção à epidemia pneumónica que na altura provocava muitos mortos na região.
Na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse.
A peste na época parou e, por isso, a promessa teve de ser cumprida, apesar de ter sido impedida em 1919 e 1920. Só em 1921 é que a mesma foi cumprida e repetida todos os anos.
O percurso parte às 09h00 de domingo e termina após a eucaristia que decorrerá no anfiteatro do jardim das Tílias, com capacidade para acolher cerca de 700 pessoas sentadas, presidida pelo bispo diocesano de Viana do Castelo, D. João Lavrador.
A peregrinação até ao santuário de Santa Luzia leva cerca de duas horas a percorrer a pé e há quem decida cumprir a promessa subindo os 742 degraus do escadório que liga a cidade ao monte.
Reza a tradição que, no final das cerimónias religiosas, os peregrinos almocem em família, distribuídos nos inúmeros espaços verdes espalhados pela envolvente ao santuário.
A peregrinação diocesana reúne crentes de todas as freguesias do concelho.
O programa detalhado da Peregrinação deste ano, que se realiza no próximo domingo dia 18 de junho, é o seguinte:
Sexta-feira, dia 16 de junho, Dia Mundial de Oração pelos Sacerdotes:
10h00: Encontro Diocesano de Sacerdotes
14h00: Encontro Diocesano do Apostolado da Oração
16h00: Solenidade do Sagrado Coração. Eucaristia presidida pelo Bispo Diocesano no Templo em Santa Luzia–transmissão em direto na Viana TV
Domingo, dia 18 de junho, Peregrinação:
09h00: Saída da Peregrinação (Rua de São Tiago, junto ao Colégio do Minho)
11h00: Eucaristia da Peregrinação, no Jardim das Tílias, presidida pelo Bispo Diocesano-transmissão em direto na Viana TV
15h00: Adoração ao Santíssimo
Monção vai receber, no próximo dia 18 de outubro, pelas 21h30, um espetáculo musical imperdível protagonizado pelo irreverente grupo “De Vacas”, no palco do Cine Teatro João Verde. A proposta promete uma noite cheia de humor, talento vocal e criatividade, num tributo muito original às grandes divas da música pop.
A Eurocidade Tui-Valença será palco, na próxima terça-feira, 16 de setembro, da ação de capacitação “Mobilidade Urbana Sustentável”, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Valença, entre as 10h00 e as 12h30. A iniciativa insere-se na programação da Semana Europeia da Mobilidade 2025, este ano dedicada ao tema “Mobilidade para todos”, com o slogan “Combina e Move-te!”.
A Câmara Municipal de Paredes de Coura lançou, esta quinta-feira, um concurso público para a transformação das antigas oficinas municipais, no centro da vila, num novo espaço comunitário dedicado à cultura, formação e bem-estar. O valor base da empreitada é de 1,7 milhões de euros e o prazo de execução é de 270 dias.
Um homem de 70 anos foi detido, esta quinta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo por posse de arma proibida. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação relacionada com um caso de violência doméstica.
A Eurocidade Tui Valença volta a ser palco de um dos mais relevantes eventos desportivos da região com a realização do XI Torneio de Hóquei em Patins, entre os dias 12 e 14 de setembro, no Pavilhão Municipal de Valença.
Realizou-se recentemente a cerimónia de entrega de medalhas de Segurança Pública de Assiduidade e de Comportamento Exemplar, assim como de Louvores de Mérito, destinada aos agentes da Polícia do Comando Distrital de Viana do Castelo.
A Região Norte registou em 2024 uma retoma média de 48,6 quilos de embalagens por habitante, superando a meta nacional definida para o ano (44,9 kg) e posicionando-se acima da média do país. Os dados são da Sociedade Ponto Verde (SPV), que destaca o crescimento de 15% no volume de embalagens retomadas na região entre 2020 e 2024.