No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, que se assinala no presente mês de abril, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ponte da Barca (CPCJ), em colaboração com a Câmara Municipal de Ponte da Barca, o Agrupamento de Escolas e a Guarda Nacional Republicana (GNR), levou a cabo mais uma edição da iniciativa "Operação stop aos maus tratos".
A iniciativa contou com a participação de alunos dos três centros escolares que integram o Agrupamento de Escolas, nomeadamente de Crasto, Entre Ambos-os-Rios e Ponte da Barca e que, vestidos a rigor e acompanhados por elementos da GNR, participaram numa operação Stop. Os pequenos “agentes de segurança” abordaram dezenas de condutores e iniciaram a sua ação, oferecendo um pequeno laço azul – símbolo da campanha contra os maus tratos na infância.
Distribuíram ainda panfletos com algumas estratégias para a prática de uma educação e parentalidade positivas, no respeito pelos direitos das crianças, numa iniciativa que contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, do presidente da CPCJ, José Alfredo Oliveira, assim como da equipa que constitui a CPCJ de Ponte da Barca.
A 18 de junho, no dia em que celebra os 767 anos do Foral Afonsino, a Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou 15 medalhas e diplomas pelos “Bons Serviços e Dedicação” e pelo contributo para a dignificação da função pública e elevação do serviço municipal aos funcionários que completaram ou estão a completar 40 anos de serviço.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na segunda-feira, em reunião ordinária, a proposta de Atribuição de Habitações em Regime de Venda a Custos Controlados no âmbito do Programa Integrado de Habitação do Município vianense.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, identificou e deteve um homem, fora de flagrante delito, fortemente indiciado pela prática dos crimes de violação, violação de domicílio ou perturbação da vida privada, detenção de arma proibida e de crime cometido com arma.
O Município de Vila Nova de Cerveira dinamiza, até 25 de julho, a colónia de férias 'Verão em Movimento 2025', dirigida a jovens residentes no concelho com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos. A iniciativa, integrada no plano anual de atividades para a Juventude, visa promover experiências educativas, culturais e desportivas num ambiente saudável e de convivência. Inscrições estão a decorrer até 27 de junho.
A consolidação de contas da Câmara e dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo de 2024, aprovada pela maioria socialista, apresenta “melhorias em todos os indicadores económicos relativamente a 2023”, afirmou o presidente da autarquia.
A obesidade é uma doença crónica complexa em crescimento, que afeta cerca de 29% da população adulta em Portugal. A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é igualmente uma patologia frequente, com uma prevalência de 20%. A DRGE é caracterizada por sintomas como regurgitação, ardor ou dor torácica, relacionados com a passagem excessiva de conteúdo gástrico para o esófago.
A Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria Maior de Viana do Castelo abriu esta terça-feira concurso público, pelo preço base de 1,1 milhões de euros, para recuperação da igreja de Santo António, em avançado estado de degradação.