No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, que se assinala no presente mês de abril, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ponte da Barca (CPCJ), em colaboração com a Câmara Municipal de Ponte da Barca, o Agrupamento de Escolas e a Guarda Nacional Republicana (GNR), levou a cabo mais uma edição da iniciativa "Operação stop aos maus tratos".
A iniciativa contou com a participação de alunos dos três centros escolares que integram o Agrupamento de Escolas, nomeadamente de Crasto, Entre Ambos-os-Rios e Ponte da Barca e que, vestidos a rigor e acompanhados por elementos da GNR, participaram numa operação Stop. Os pequenos “agentes de segurança” abordaram dezenas de condutores e iniciaram a sua ação, oferecendo um pequeno laço azul – símbolo da campanha contra os maus tratos na infância.
Distribuíram ainda panfletos com algumas estratégias para a prática de uma educação e parentalidade positivas, no respeito pelos direitos das crianças, numa iniciativa que contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, do presidente da CPCJ, José Alfredo Oliveira, assim como da equipa que constitui a CPCJ de Ponte da Barca.

Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.