Pedro Proença vai presidir à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no quadriénio 2024-2028, transitando da liderança da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), tal como o antecessor Fernando Gomes, ao bater Nuno Lobo nas eleições desta sexta-feira.
Pedro Proença recolheu 62 votos entre os 84 delegados que votaram na Assembleia Geral eleitoral do organismo que rege o futebol nacional, contra 21 de Nuno Lobo, que presidiu nos últimos 13 anos à Associação de Futebol de Lisboa, tendo havido também um voto em branco, segundo o presidente da Assembleia Geral da FPF, José Luís Arnaut
O antigo árbitro, de 54 anos, formado em gestão, deverá renunciar ao cargo de presidente da LPFP, para o qual foi eleito pela primeira vez em 2014 e cumpria o terceiro mandato até 2027, até segunda-feira, véspera da cerimónia de posse dos novos órgãos sociais da FPF.
Fernando Gomes, de 72 anos, deixa a presidência da FPF após três mandatos desde a sua primeira eleição, em 10 de dezembro de 2011 – foi empossado uma semana depois, no dia 17.
Juntamente com Pedro Porença foi eleita a nova Direção da FPF que integra os seguintes membros:
– José Fontelas Gomes
– Joaquim Evangelista
– António Oliveira (Toni)
– Domingos Paciência
– Daniel Carriço
– Sandra Parente
– Sofia Teles
– Pedro Xavier
– Júlio Vieira
NOVOS CORPOS SOCIAIS
Ainda esta sexta-feira, na Cidade do Futebol, foram eleitos os novos corpos sociais da FPF.
Luís Campos Ferreira, da Lista 1, será o novo Presidente da Assembleia-Geral com 75 por cento dos votos.
Assim, Luís Verde de Sousa, da lista nº 1, proposta por Pedro Proença, foi eleito, com 74 por cento dos votos, equivalente a quatro mandatos, para presidir ao Conselho de Justiça da FPF.
Já Ana Sismeiro, da Lista 1, ficará à frente do Conselho Fiscal, com 75 por cento dos votos.
O novo Conselho de Disciplina será liderado por Sandra Oliveira e Silva que conquistou quatro mandatos na Secção Profissional e outros quatro na Secção Não Profissional. A Lista 2 ficou com dois mandatos em cada uma das secções.
Finalmente, no Conselho de Arbitragem, Luciano Gonçalves, da lista 1, de Pedro Proença, acabou por ser eleito Presidente com 55 votos, equivalentes a 67% dos votos. Jorge Sousa, que encabeçava a lista 2, teve 27 e 33 por cento dos votos.
O mercado da cidade vai ter horário especial durante a época natalícia. O Mercado Municipal estará encerrado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro. Já o Mercado de Produtores não abre nos mesmos dias, mas mantém atividade nas manhãs de 23 e 30 de dezembro.
Viana do Castelo vai receber, a 27 de dezembro, a 12.ª edição da São Silvestre de Viana CLS Brands, que atingiu um recorde histórico de 3.000 participantes.
O Município de Ponte de Lima aprovou um protocolo de colaboração com a ALAAR – Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua, válido para 2025/2026.
O Estação Viana Shopping volta a associar-se a uma causa solidária e de grande importância para a comunidade, acolhendo esta sexta-feira, 19 de dezembro, uma ação de recolha de sangue e registo de dadores de medula óssea.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam esta quinta-feira as operações de Natal e Ano Novo, com um reforço do policiamento em todo o país, especialmente direcionado para a fiscalização rodoviária, uso de pirotecnia e prevenção da criminalidade junto de zonas comerciais e residenciais.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.