Cerca de 60 mil militantes socialistas estão a escolher o sucessor de António Costa no cargo de secretário-geral do PS, numas eleições disputadas por José Luís Carneiro, Pedro Nuno Santos e Daniel Adrião.
No distrito de Viana do Castelo, Pedro Nuno Santos foi o grande vencedor. Segundo a Viana TV apurou, junto a fonte próxima do Partido Socialista vianense, o ex-ministro das Infraestrutura conquistou 546 votos, contra 289 de José Luís Carneiro.
Dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, Pedro Nuno Santos venceu em sete: Caminha, Valença, Cerveira, Ponte da Barca, Monção, Melgaço e Paredes de Coura. Já José Luís Carneiro ganhou em três: Arcos de Valdevez, Ponte de Lima e Viana do Castelo.
Aqui ficam os resultados dos militantes do PS do Concelho de Viana do Castelo:
– Caminha/Vila Praia de Âncora:
Pedro Nuno Santos: 52
José Luís Carneiro: 22
– Valença:
Pedro Nuno Santos: 33
José Luís Carneiro: 8
– Vila Nova de Cerveira:
Pedro Nuno Santos: 117
José Luís Carneiro: 17
– Ponte da Barca:
Pedro Nuno Santos: 42
José Luís Carneiro: 15
– Monção:
Pedro Nuno Santos: 21
José Luís Carneiro: 16
– Melgaço:
Pedro Nuno Santos: 96
José Luís Carneiro: 45
– Ponte de Lima:
Pedro Nuno Santos: 15
José Luís Carneiro: 16
– Paredes de Coura:
Pedro Nuno Santos: 73
José Luís Carneiro: 7
– Arcos de Valdevez:
Pedro Nuno Santos:33
José Luís Carneiro: 36
Viana do Castelo:
Pedro Nuno Santos: 64
José Luís Carneiro: 107
Total votos:
Secretário Geral:
Pedro Nuno Santos: 546
José Luís Carneiro: 289
Os resultados eleitorais de todas as federações do País serão divulgados pelas 23h30 deste sábado, na sede nacional do PS, pelo presidente da Comissão Organizadora do Congresso (COC), Pedro do Carmo.
Além do novo líder do partido, os socialistas vão eleger 1.400 delegados (aos quais se juntam 1.100 com direito de inerência) ao congresso nacional, que se realizará entre 5 e 7 de janeiro, na Feira Internacional de Lisboa.
Na sexta-feira, votaram os militantes das federações de Lisboa, Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, Oeste, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real.
Este sábado, continua a eleição nas federações do Algarve, Baixo Alentejo, Braga, Coimbra, Porto, Santarém, Viseu, Açores e Madeira. As votações terminam às 23h00 (hora indicativa) de sábado.
O processo eleitoral no PS foi aberto com a demissão de António Costa das funções de primeiro-ministro em 7 de novembro.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.