Cerca de 60 mil militantes socialistas estão a escolher o sucessor de António Costa no cargo de secretário-geral do PS, numas eleições disputadas por José Luís Carneiro, Pedro Nuno Santos e Daniel Adrião.
No distrito de Viana do Castelo, Pedro Nuno Santos foi o grande vencedor. Segundo a Viana TV apurou, junto a fonte próxima do Partido Socialista vianense, o ex-ministro das Infraestrutura conquistou 546 votos, contra 289 de José Luís Carneiro.
Dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, Pedro Nuno Santos venceu em sete: Caminha, Valença, Cerveira, Ponte da Barca, Monção, Melgaço e Paredes de Coura. Já José Luís Carneiro ganhou em três: Arcos de Valdevez, Ponte de Lima e Viana do Castelo.
Aqui ficam os resultados dos militantes do PS do Concelho de Viana do Castelo:
– Caminha/Vila Praia de Âncora:
Pedro Nuno Santos: 52
José Luís Carneiro: 22
– Valença:
Pedro Nuno Santos: 33
José Luís Carneiro: 8
– Vila Nova de Cerveira:
Pedro Nuno Santos: 117
José Luís Carneiro: 17
– Ponte da Barca:
Pedro Nuno Santos: 42
José Luís Carneiro: 15
– Monção:
Pedro Nuno Santos: 21
José Luís Carneiro: 16
– Melgaço:
Pedro Nuno Santos: 96
José Luís Carneiro: 45
– Ponte de Lima:
Pedro Nuno Santos: 15
José Luís Carneiro: 16
– Paredes de Coura:
Pedro Nuno Santos: 73
José Luís Carneiro: 7
– Arcos de Valdevez:
Pedro Nuno Santos:33
José Luís Carneiro: 36
Viana do Castelo:
Pedro Nuno Santos: 64
José Luís Carneiro: 107
Total votos:
Secretário Geral:
Pedro Nuno Santos: 546
José Luís Carneiro: 289
Os resultados eleitorais de todas as federações do País serão divulgados pelas 23h30 deste sábado, na sede nacional do PS, pelo presidente da Comissão Organizadora do Congresso (COC), Pedro do Carmo.
Além do novo líder do partido, os socialistas vão eleger 1.400 delegados (aos quais se juntam 1.100 com direito de inerência) ao congresso nacional, que se realizará entre 5 e 7 de janeiro, na Feira Internacional de Lisboa.
Na sexta-feira, votaram os militantes das federações de Lisboa, Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, Oeste, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real.
Este sábado, continua a eleição nas federações do Algarve, Baixo Alentejo, Braga, Coimbra, Porto, Santarém, Viseu, Açores e Madeira. As votações terminam às 23h00 (hora indicativa) de sábado.
O processo eleitoral no PS foi aberto com a demissão de António Costa das funções de primeiro-ministro em 7 de novembro.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.