Cerca de 60 mil militantes socialistas estão a escolher o sucessor de António Costa no cargo de secretário-geral do PS, numas eleições disputadas por José Luís Carneiro, Pedro Nuno Santos e Daniel Adrião.
No distrito de Viana do Castelo, Pedro Nuno Santos foi o grande vencedor. Segundo a Viana TV apurou, junto a fonte próxima do Partido Socialista vianense, o ex-ministro das Infraestrutura conquistou 546 votos, contra 289 de José Luís Carneiro.
Dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, Pedro Nuno Santos venceu em sete: Caminha, Valença, Cerveira, Ponte da Barca, Monção, Melgaço e Paredes de Coura. Já José Luís Carneiro ganhou em três: Arcos de Valdevez, Ponte de Lima e Viana do Castelo.
Aqui ficam os resultados dos militantes do PS do Concelho de Viana do Castelo:
– Caminha/Vila Praia de Âncora:
Pedro Nuno Santos: 52
José Luís Carneiro: 22
– Valença:
Pedro Nuno Santos: 33
José Luís Carneiro: 8
– Vila Nova de Cerveira:
Pedro Nuno Santos: 117
José Luís Carneiro: 17
– Ponte da Barca:
Pedro Nuno Santos: 42
José Luís Carneiro: 15
– Monção:
Pedro Nuno Santos: 21
José Luís Carneiro: 16
– Melgaço:
Pedro Nuno Santos: 96
José Luís Carneiro: 45
– Ponte de Lima:
Pedro Nuno Santos: 15
José Luís Carneiro: 16
– Paredes de Coura:
Pedro Nuno Santos: 73
José Luís Carneiro: 7
– Arcos de Valdevez:
Pedro Nuno Santos:33
José Luís Carneiro: 36
Viana do Castelo:
Pedro Nuno Santos: 64
José Luís Carneiro: 107
Total votos:
Secretário Geral:
Pedro Nuno Santos: 546
José Luís Carneiro: 289
Os resultados eleitorais de todas as federações do País serão divulgados pelas 23h30 deste sábado, na sede nacional do PS, pelo presidente da Comissão Organizadora do Congresso (COC), Pedro do Carmo.
Além do novo líder do partido, os socialistas vão eleger 1.400 delegados (aos quais se juntam 1.100 com direito de inerência) ao congresso nacional, que se realizará entre 5 e 7 de janeiro, na Feira Internacional de Lisboa.
Na sexta-feira, votaram os militantes das federações de Lisboa, Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, Oeste, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real.
Este sábado, continua a eleição nas federações do Algarve, Baixo Alentejo, Braga, Coimbra, Porto, Santarém, Viseu, Açores e Madeira. As votações terminam às 23h00 (hora indicativa) de sábado.
O processo eleitoral no PS foi aberto com a demissão de António Costa das funções de primeiro-ministro em 7 de novembro.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.