Cerca de 60 mil militantes socialistas estão a escolher o sucessor de António Costa no cargo de secretário-geral do PS, numas eleições disputadas por José Luís Carneiro, Pedro Nuno Santos e Daniel Adrião.
No distrito de Viana do Castelo, Pedro Nuno Santos foi o grande vencedor. Segundo a Viana TV apurou, junto a fonte próxima do Partido Socialista vianense, o ex-ministro das Infraestrutura conquistou 546 votos, contra 289 de José Luís Carneiro.
Dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, Pedro Nuno Santos venceu em sete: Caminha, Valença, Cerveira, Ponte da Barca, Monção, Melgaço e Paredes de Coura. Já José Luís Carneiro ganhou em três: Arcos de Valdevez, Ponte de Lima e Viana do Castelo.
Aqui ficam os resultados dos militantes do PS do Concelho de Viana do Castelo:
– Caminha/Vila Praia de Âncora:
Pedro Nuno Santos: 52
José Luís Carneiro: 22
– Valença:
Pedro Nuno Santos: 33
José Luís Carneiro: 8
– Vila Nova de Cerveira:
Pedro Nuno Santos: 117
José Luís Carneiro: 17
– Ponte da Barca:
Pedro Nuno Santos: 42
José Luís Carneiro: 15
– Monção:
Pedro Nuno Santos: 21
José Luís Carneiro: 16
– Melgaço:
Pedro Nuno Santos: 96
José Luís Carneiro: 45
– Ponte de Lima:
Pedro Nuno Santos: 15
José Luís Carneiro: 16
– Paredes de Coura:
Pedro Nuno Santos: 73
José Luís Carneiro: 7
– Arcos de Valdevez:
Pedro Nuno Santos:33
José Luís Carneiro: 36
Viana do Castelo:
Pedro Nuno Santos: 64
José Luís Carneiro: 107
Total votos:
Secretário Geral:
Pedro Nuno Santos: 546
José Luís Carneiro: 289
Os resultados eleitorais de todas as federações do País serão divulgados pelas 23h30 deste sábado, na sede nacional do PS, pelo presidente da Comissão Organizadora do Congresso (COC), Pedro do Carmo.
Além do novo líder do partido, os socialistas vão eleger 1.400 delegados (aos quais se juntam 1.100 com direito de inerência) ao congresso nacional, que se realizará entre 5 e 7 de janeiro, na Feira Internacional de Lisboa.
Na sexta-feira, votaram os militantes das federações de Lisboa, Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, Oeste, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real.
Este sábado, continua a eleição nas federações do Algarve, Baixo Alentejo, Braga, Coimbra, Porto, Santarém, Viseu, Açores e Madeira. As votações terminam às 23h00 (hora indicativa) de sábado.
O processo eleitoral no PS foi aberto com a demissão de António Costa das funções de primeiro-ministro em 7 de novembro.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.