Logo
Nacional

Pedro Nuno Santos encheu auditório em Viana do Castelo

26 Novembro, 2023 | 8:20
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O candidato a secretário-geral socialista Pedro Nuno Santos acusou, este sábado, o PSD de não ser "de confiança", com o Chega como "aliado não assumido", exortando Luís Montenegro a deixar de "enganar os portugueses".

“Aquilo que o PSD nos mostra hoje é que não de confiança (…) Fizeram um acordo [nos Açores] e voltarão a fazer um acordo se precisarem dele [Chega] para governar. Não vale a pena continuar a enganar o povo português. Não é uma questão menor. É uma questão relevante”, afirmou Pedro Nuno Santos num encontro com militantes do Partido Socialista (PS) em Viana do Castelo.

No discurso que proferiu no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESTG), cheio de militantes, o antigo ministro das Infraestruturas e da Habitação disse que o país pôde ver na sexta-feira “quem é o Chega, com quem é que eles [PSD] querem estar ao lado”.

“Tivemos em Portugal os líderes dos partidos da extrema-direita da Europa. É aquilo que representa o Chega, esse aliado não assumido do PSD”, reforçou.

Durante o discurso de mais de 20 minutos, antecedido pelas intervenções do presidente da federação distrital do PS e presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira e da ministra da Habitação, Marina Gonçalves, Pedro Nuno Santos referiu-se várias vezes ao Chega como “parceiro não assumido” do PSD.

“Nós combatemos o Chega, tal como combatemos o PSD. Combateremos sempre, porque defendemos uma democracia, um país onde todos sejam respeitados. Um Portugal inteiro, um Portugal de futuro, um Portugal com desenvolvimento”, frisou.

O candidato a secretário-geral do PS afirmou que o PSD “não aprendeu nada ao longo dos últimos oito anos” de governação do PS, e “não fará diferente”.

“Luís Montenegro que, Pedro Passos Coelho, seja dito, não reconheceu com competência necessário para integrar o Governo, na altura, foi apesar de tudo líder parlamentar que apoiou esse Governo”, apontou.

Para Pedro Nuno Santos, o PSD mostrou, durante o 41.º Congresso do partido, em Almada, “que se algum dia voltarem a ser poder, a estratégia será a mesma”, de “dor e sofrimento para o povo português.

Durante o discurso, o antigo ministro das Infraestruturas e Habitação manifestou “muito orgulho” nos oito anos de governação do PS que classificou como de “de boa memória” para os portugueses.

Admitiu que o país “está longe de estar bem” e definiu como “maiores desígnios” da sua candidatura, “conseguir aumentar os salários, proteger o estado social e desenvolver a economia”.

Às eleições diretas socialistas de 15 e 16 de dezembro apresentaram-se até agora três candidatos, o atual ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, o ex-ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos e Daniel Adrião, dirigente da linha minoritária de oposição ao atual secretário-geral, António Costa.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 4 Dezembro, 2025

“Lote of Christmas” anima Cais da Marina esta sexta-feira

A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.

Nacional 4 Dezembro, 2025

Oito detidos em megaoperação no Norte por suspeitas de corrupção na certificação dos Vinhos Verdes

A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Regional 4 Dezembro, 2025

Mercado de Natal anima Vila Nova de Cerveira a partir de amanhã

O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.

Música 4 Dezembro, 2025

Noble atua em Paredes de Coura a 20 de dezembro com concerto intimista no Xapas

Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.

Cultura 4 Dezembro, 2025

Exposição sobre Amália e Bienal de Pintura marcam programação cultural do “Viana Coração do Natal”

O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.

Internacional 4 Dezembro, 2025

Viana STARTS reforça presença europeia em conferência sobre conservação sustentável na Irlanda

O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.