Logo
Nacional

Pedro Nuno Santos encheu auditório em Viana do Castelo

26 Novembro, 2023 | 8:20
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O candidato a secretário-geral socialista Pedro Nuno Santos acusou, este sábado, o PSD de não ser "de confiança", com o Chega como "aliado não assumido", exortando Luís Montenegro a deixar de "enganar os portugueses".

“Aquilo que o PSD nos mostra hoje é que não de confiança (…) Fizeram um acordo [nos Açores] e voltarão a fazer um acordo se precisarem dele [Chega] para governar. Não vale a pena continuar a enganar o povo português. Não é uma questão menor. É uma questão relevante”, afirmou Pedro Nuno Santos num encontro com militantes do Partido Socialista (PS) em Viana do Castelo.

No discurso que proferiu no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESTG), cheio de militantes, o antigo ministro das Infraestruturas e da Habitação disse que o país pôde ver na sexta-feira “quem é o Chega, com quem é que eles [PSD] querem estar ao lado”.

“Tivemos em Portugal os líderes dos partidos da extrema-direita da Europa. É aquilo que representa o Chega, esse aliado não assumido do PSD”, reforçou.

Durante o discurso de mais de 20 minutos, antecedido pelas intervenções do presidente da federação distrital do PS e presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira e da ministra da Habitação, Marina Gonçalves, Pedro Nuno Santos referiu-se várias vezes ao Chega como “parceiro não assumido” do PSD.

“Nós combatemos o Chega, tal como combatemos o PSD. Combateremos sempre, porque defendemos uma democracia, um país onde todos sejam respeitados. Um Portugal inteiro, um Portugal de futuro, um Portugal com desenvolvimento”, frisou.

O candidato a secretário-geral do PS afirmou que o PSD “não aprendeu nada ao longo dos últimos oito anos” de governação do PS, e “não fará diferente”.

“Luís Montenegro que, Pedro Passos Coelho, seja dito, não reconheceu com competência necessário para integrar o Governo, na altura, foi apesar de tudo líder parlamentar que apoiou esse Governo”, apontou.

Para Pedro Nuno Santos, o PSD mostrou, durante o 41.º Congresso do partido, em Almada, “que se algum dia voltarem a ser poder, a estratégia será a mesma”, de “dor e sofrimento para o povo português.

Durante o discurso, o antigo ministro das Infraestruturas e Habitação manifestou “muito orgulho” nos oito anos de governação do PS que classificou como de “de boa memória” para os portugueses.

Admitiu que o país “está longe de estar bem” e definiu como “maiores desígnios” da sua candidatura, “conseguir aumentar os salários, proteger o estado social e desenvolver a economia”.

Às eleições diretas socialistas de 15 e 16 de dezembro apresentaram-se até agora três candidatos, o atual ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, o ex-ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos e Daniel Adrião, dirigente da linha minoritária de oposição ao atual secretário-geral, António Costa.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Dezembro, 2025

Obras no Comando da PSP de Viana do Castelo Suspensas por Litígio Judicial

A requalificação do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, prevista desde 2021, está suspensa devido a um processo judicial movido pela empresa que ganhou o concurso público, confirmou o Ministério da Administração Interna (MAI).

Música 2 Dezembro, 2025

Lote of Christmas realiza-se já esta sexta-feira no Club Lote 5

É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.

Regional 2 Dezembro, 2025

Monção lança “Férias Fora de Portas” para crianças durante o Natal

O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.

Cultura 2 Dezembro, 2025

Artista vianense conquista primeiro prémio na Bienal do Eixo Atlântico

O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.

Regional 2 Dezembro, 2025

Monção: Dario Ribeiro apresenta “Fados e Baladas de Coimbra” no Cineteatro João Verde

O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.

Regional 2 Dezembro, 2025

Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura “Gabinete de Escuta”

A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.

Regional 2 Dezembro, 2025

Ponte de Lima lança 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos

O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.