O secretário-geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, anunciou este domingo, após a derrota nas legislativas de 2025, a convocação de eleições internas para a liderança do partido e garantiu que não será recandidato.
Numa declaração feita após conhecidos os resultados, Pedro Nuno Santos assumiu “inteira responsabilidade” pela derrota do PS, que ficou em segundo lugar, com 23,4% dos votos e 58 mandatos, atrás da Aliança Democrática (PSD/CDS-PP), que venceu com 32,7% e 89 deputados eleitos.
“É o momento de dar lugar a um novo ciclo no Partido Socialista. A democracia interna do PS é uma força que nos distingue e é nela que confio para escolher os novos caminhos que o partido deve seguir”, declarou, afirmando também: “Não serei candidato à liderança.”
A decisão de Pedro Nuno Santos surge após uma campanha marcada por uma tentativa de recentrar o discurso socialista e de mobilizar o eleitorado mais jovem e urbano, numa conjuntura de fragmentação política e crescimento das forças à direita.
A convocatória das eleições internas será formalizada nos próximos dias, e já se aguardam movimentações dentro do PS para encontrar um novo líder que conduza o partido na oposição.
O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho realizou, no polivalente da escola sede, a receção aos docentes para o início do ano letivo 2025/2026, que arranca oficialmente a 15 de setembro em todo o concelho.
A Escola do Rock de Paredes de Coura está de partida para a sua primeira tour internacional deste ano já este fim de semana, dias 5, 6 e 7 de setembro, com concertos marcados em três localidades da Galiza: Vigo, O Grove e Nigrán.
Esta sexta-feira, 5 de setembro, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda será palco de um espetáculo sonoro único, com a realização de um concerto de sinos pelas torres do santuário. A iniciativa é da Asociación Cultural Campaneiros de Galicia, que se desloca especialmente para esta ocasião.
Está em curso a instalação de um pontão flutuante junto ao Posto Náutico do Sporting Club Caminhense. A estrutura, que anteriormente se encontrava na margem do rio Coura e estava armazenada nos estaleiros da Câmara Municipal de Caminha, foi recuperada e adaptada a uma nova funcionalidade.
Viana do Castelo vai ser o palco do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que se realiza nos dias 13 e 14 de dezembro, num ano marcado pela eleição dos novos órgãos sociais da associação.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em nome de todo o executivo municipal, manifestou publicamente a sua profunda solidariedade para com as vítimas, famílias e amigos afetados pela tragédia ocorrida com o descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa.
Os Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acabam de lançar o SASocial – Alojamento Privado, uma nova plataforma digital que promete fortalecer ainda mais a rede de alojamento da instituição e facilitar a ligação entre proprietários de imóveis e a comunidade académica.