O secretário-geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, anunciou este domingo, após a derrota nas legislativas de 2025, a convocação de eleições internas para a liderança do partido e garantiu que não será recandidato.
Numa declaração feita após conhecidos os resultados, Pedro Nuno Santos assumiu “inteira responsabilidade” pela derrota do PS, que ficou em segundo lugar, com 23,4% dos votos e 58 mandatos, atrás da Aliança Democrática (PSD/CDS-PP), que venceu com 32,7% e 89 deputados eleitos.
“É o momento de dar lugar a um novo ciclo no Partido Socialista. A democracia interna do PS é uma força que nos distingue e é nela que confio para escolher os novos caminhos que o partido deve seguir”, declarou, afirmando também: “Não serei candidato à liderança.”
A decisão de Pedro Nuno Santos surge após uma campanha marcada por uma tentativa de recentrar o discurso socialista e de mobilizar o eleitorado mais jovem e urbano, numa conjuntura de fragmentação política e crescimento das forças à direita.
A convocatória das eleições internas será formalizada nos próximos dias, e já se aguardam movimentações dentro do PS para encontrar um novo líder que conduza o partido na oposição.
O SC Vianense não conseguiu ir além de um empate sem golos (0-0) diante do Vilaverdense, em partida disputada, este domingo, no Estádio Dr. José de Matos, a contar para a 8.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A sétima jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo ficou marcada pela mudança de líder. O AC Caminha venceu este domingo o Lanheses por 2-0 e assumiu o topo da tabela, aproveitando o deslize do Courense, que foi derrotado em casa pelo Vitorino de Piães por 0-1.
A sétima jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela. O Távora venceu em casa o Torreenses por 2-1 e assumiu, de forma isolada, a liderança do campeonato, somando agora 21 pontos.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou o decreto que fixa as eleições presidenciais para domingo, 18 de janeiro de 2026. Uma eventual segunda volta, se necessária, decorrerá três semanas depois, a 8 de fevereiro.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo prestou homenagem a quatro nomes que levaram e levam o talento vianense além-fronteiras: Adrien Silva, Tiago Mendes, Pedro Neto e Francisco Trincão.
O Conselho Municipal da Juventude de Viana do Castelo reuniu-se na Pousada da Juventude, com associações juvenis, juventudes partidárias e jovens interessados em participar ativamente na vida cívica da cidade.
Ponte de Lima prepara-se para receber, no próximo dia 22 de novembro, a Gala da Eleição da Rainha das Vindimas, que terá lugar às 22h00, no Pavilhão de Feiras e Exposições – Expolima. O evento, integrado no programa “Verde Noivos”, pretende valorizar as tradições e a cultura da vinha e do vinho, elementos históricos do concelho.