Logo
Nacional

Pedro Fidalgo Marques elogia Viana por converter antiga Praça de Touros num espaço cultural

3 Junho, 2024 | 11:51
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O cabeça-de-lista do PAN às eleições do Parlamento Europeu defendeu, no passado sábado, o fim do financiamento da União Europeia a atividades que impliquem maltratar os animais, como as touradas, canalizando antes o dinheiro para a cultura.

“Temos de começar por acabar com qualquer financiamento público que venha da União Europeia para ser aplicado nestas atividades”, afirmou Pedro Fidalgo Marques no início de uma ação contra as touradas realizada junto à praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa.

“Já existiram recomendações no Parlamento Europeu nesse sentido, mas têm sempre sido encontrados subterfúgios para usar financiamento europeu nestas atividades”, adiantou o candidato às eleições europeias, garantindo que estudos indicam que, “sem esse financiamento público, estas atividades [touradas] não subsistem”.

A questão do fim das touradas tem sido abordada esta semana pelo partido, com a porta-voz do PAN, Inês Sousa Real – também presente hoje na ação de campanha – a anunciar, na quarta-feira passada, que vai propor ao parlamento um referendo sobre a abolição das touradas em Portugal, após as eleições europeias de 09 de junho.

Segundo disse o candidato ao Parlamento Europeu, “um estudo mostrou que mais de 77% dos portugueses não concordam com as touradas”, opiniões que o PAN quer ouvir ao vivo, tendo decidido colocar a pergunta às pessoas que passam na rua.

“Acreditamos que a grande maioria não concordará que se esteja a torturar um animal dentro desta arena [praça de touros do Campo Pequeno] e, sim, que este espaço seja reconvertido a 100% num espaço cultural”, afirmou.

O cabeça-de-lista às europeias acrescentou ainda que não são só as touradas que devem ser abolidas a nível europeu, mas “todas as atividades que explorem animais”, como por exemplo, “aqueles passeios com [cavalos a puxar] charretes em que os animais estão em sofrimento ao sol e muitas vezes a desfalecer, ou como os animais no circo”.

Pedro Fidalgo Marques ressalvou, no entanto, que a intenção não é acabar com nenhuma profissão, mas sim “privilegiar a verdadeira cultura e os verdadeiros artistas”.

“Queremos acabar com estes maus-tratos, porque, como tenho dito e volto a reforçar, tortura não é cultura”, sublinhou.

No âmbito desta questão, o PAN acha que “os 16 milhões que vieram da PAC [Política Agrícola Comum da União Europeia] para as touradas devem ser investidos na verdadeira cultura, nas artes performativas, na dança, no teatro, na música, nas artes plásticas”.

Além disso, “o Campo Pequeno deve ser convertido a 100% num espaço cultural, tal como já foi feito, por exemplo, em Viana do Castelo ou na Póvoa de Varzim”, defendeu, considerando que “é preciso ter touros felizes” e acabar com o financiamento de touradas quer pelos municípios, quer pela União Europeia.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 1 Dezembro, 2025

Ponte de Lima representada nos Prémios Património Ibérico 2025 em Sintra

A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.

Regional 1 Dezembro, 2025

Empreendimento de agroturismo em Mujães promete experiências agrícolas autênticas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.

Regional 1 Dezembro, 2025

“Viana é Natal” destaca criatividade das montras e incentiva compras no comércio local

O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.

Regional 1 Dezembro, 2025

CP convida a uma viagem encantada no Comboio Histórico do Vouga

Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Valenciano chega ao primeiro lugar após 11ª jornada na 1ª Divisão Distrital

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Távora escorrega mas mantém liderança da 2ª Divisão Distrital

A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.

Regional 30 Novembro, 2025

Ponte da Barca inaugura mural comunitário contra a violência de género

No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.