Logo
Nacional

Pedro Fidalgo Marques elogia Viana por converter antiga Praça de Touros num espaço cultural

3 Junho, 2024 | 11:51
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O cabeça-de-lista do PAN às eleições do Parlamento Europeu defendeu, no passado sábado, o fim do financiamento da União Europeia a atividades que impliquem maltratar os animais, como as touradas, canalizando antes o dinheiro para a cultura.

“Temos de começar por acabar com qualquer financiamento público que venha da União Europeia para ser aplicado nestas atividades”, afirmou Pedro Fidalgo Marques no início de uma ação contra as touradas realizada junto à praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa.

“Já existiram recomendações no Parlamento Europeu nesse sentido, mas têm sempre sido encontrados subterfúgios para usar financiamento europeu nestas atividades”, adiantou o candidato às eleições europeias, garantindo que estudos indicam que, “sem esse financiamento público, estas atividades [touradas] não subsistem”.

A questão do fim das touradas tem sido abordada esta semana pelo partido, com a porta-voz do PAN, Inês Sousa Real – também presente hoje na ação de campanha – a anunciar, na quarta-feira passada, que vai propor ao parlamento um referendo sobre a abolição das touradas em Portugal, após as eleições europeias de 09 de junho.

Segundo disse o candidato ao Parlamento Europeu, “um estudo mostrou que mais de 77% dos portugueses não concordam com as touradas”, opiniões que o PAN quer ouvir ao vivo, tendo decidido colocar a pergunta às pessoas que passam na rua.

“Acreditamos que a grande maioria não concordará que se esteja a torturar um animal dentro desta arena [praça de touros do Campo Pequeno] e, sim, que este espaço seja reconvertido a 100% num espaço cultural”, afirmou.

O cabeça-de-lista às europeias acrescentou ainda que não são só as touradas que devem ser abolidas a nível europeu, mas “todas as atividades que explorem animais”, como por exemplo, “aqueles passeios com [cavalos a puxar] charretes em que os animais estão em sofrimento ao sol e muitas vezes a desfalecer, ou como os animais no circo”.

Pedro Fidalgo Marques ressalvou, no entanto, que a intenção não é acabar com nenhuma profissão, mas sim “privilegiar a verdadeira cultura e os verdadeiros artistas”.

“Queremos acabar com estes maus-tratos, porque, como tenho dito e volto a reforçar, tortura não é cultura”, sublinhou.

No âmbito desta questão, o PAN acha que “os 16 milhões que vieram da PAC [Política Agrícola Comum da União Europeia] para as touradas devem ser investidos na verdadeira cultura, nas artes performativas, na dança, no teatro, na música, nas artes plásticas”.

Além disso, “o Campo Pequeno deve ser convertido a 100% num espaço cultural, tal como já foi feito, por exemplo, em Viana do Castelo ou na Póvoa de Varzim”, defendeu, considerando que “é preciso ter touros felizes” e acabar com o financiamento de touradas quer pelos municípios, quer pela União Europeia.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo deixa cerca de 10 mil clientes sem eletricidade no Centro e Norte litoral

Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.

Desporto 27 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC recebe Grande Prémio do Júri na Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto”

A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.

Nacional 27 Janeiro, 2026

Derrocada isola parcialmente Sistelo e mau tempo causa prejuízos em Arcos de Valdevez

Uma derrocada de grandes dimensões cortou esta terça-feira o acesso da aldeia de Sistelo à sede do concelho de Arcos de Valdevez, deixando cerca de metade da freguesia isolada. O deslizamento de terras ocorreu entre Sistelo e a freguesia de Cabreiro, na sequência da chuva intensa que caiu durante a noite.

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo provoca inundações e cortes de estradas no Alto Minho

O mau tempo registado na noite de segunda-feira provocou diversos constrangimentos no Alto Minho, com cortes de vias, inundações em habitações e aumento significativo dos caudais dos rios, afetando vários concelhos do distrito de Viana do Castelo.

Regional 26 Janeiro, 2026

Eurocidade Tui–Valença recebe II Congresso Internacional de Educação

Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.

Regional 26 Janeiro, 2026

Ponte da Barca apoia apicultores após incêndios com 2 toneladas de alimento para abelhas

A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.

Câmara de Viana firma protocolos que garantem educação artística e AECs e reforçam ensino profissional
Regional 26 Janeiro, 2026

Viana do Castelo investe 334 mil euros em Juntas e Uniões de Freguesia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.