A Fortaleza de Valença recebe o Peddy Paper "Missão Fortaleza", sexta-feira, 13 de junho, a partir das 10h00, com a participação de onze equipas, num total de 55 alunos do agrupamento de escolas "Muralhas do Minho".
O desafio é embarcar numa aventura cheia de desafios físicos e intelectuais, sempre com a ajuda do mapa ilustrado de Valença. O objetivo é descobrir os principais legados patrimoniais, identitários e fatos históricos do centro histórico valenciano, assim como as grandes referências do comércio tradicional que dão corpo a este autêntico “centro comercial ao ar livre”.
Os participantes são jovens alunos das escolas de Valença, do 7º, 8º, 9º e 10º ano, que vão, passo a passo, seguir um mapa de pistas recheado de desafios e muitas aventuras pela Fortaleza de Valença.
Este peddy paper tem por missão despertar o interesse pela história local, promover a conexão com a cultura de Valença, reforçar o sentido de pertença, fomentar o cuidado com o meio ambiente, desenvolver competências interpessoais e reforçar o espírito de equipa.
Esta iniciativa desenvolve-se no âmbito do projeto Valença – História e Tradição Comercial, desenvolvido pela Câmara Municipal de Valença e pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelo fundo Next Generacion EU.
Está a decorrer até 7 de agosto, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, com grande participação internacional, a 11.ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, este ano dedicada ao universo artístico de Pina Bausch.
Dois grupos de jovens do concelho de Vila Nova de Cerveira – 'Amici Christi' de Campos, Cornes, Nogueira e Sapardos e 'Luz e Vida' de Candemil, Covas, Gondar e Mentrestido - já se encontram em Roma para participar no Jubileu dos Jovens, um dos maiores encontros internacionais da juventude católica.
A Associação Portuguesa de Fertilidade expressa preocupação perante a recente decisão do Governo em "diminuir a importância da educação sexual na disciplina de Cidadania". Cláudia Vieira, presidente da Associação, sublinha que a literacia em saúde sexual e reprodutiva "é essencial numa disciplina que visa formar cidadãos conscientes, críticos e capazes de proteger a sua saúde".
A edição de 2025 da revista “A Falar de Viana” destaca, entre outros temas, a reabertura da Ponte Eiffel em 1925, após três anos de encerramento ao trânsito para obras de reparação. O momento coincidiu com os dias que antecederam as Festas de Nossa Senhora d’Agonia, e foi celebrado com entusiasmo pela população, tanto na ponte como no rio.
A Anémona Sonora e o Irish & Co. - pub situado no Cais da Marina de Viana do Castelo promovem, no próximo dia 23 de agosto, um sunset no terraço exterior do espaço.
O Sport Clube Vianense vai apresentar-se aos seus sócios e adeptos, sábado, dia 2 de agosto, às 17h00, no Estádio Dr. José de Matos. O clube da capital do Alto Minho vai defrontar a equipa B do Vitória SC, numa partida onde estará em disputa o 7º Troféu Manuel Passos (Passinhos).
Arranca esta sexta-feira a 11.ª edição do “Festival de Música à Sua Porta – Gala de Ópera 2025”, na Porta Mexia Galvão, Antigos Passos do Concelho. A entrada é livre e o espetáculo tem início marcado para as 21h30.