O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana estreia, esta sexta-feira e sábado, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a peça "Cartas de Viana: Guerra Junqueiro", na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Com direção de Ricardo Simões, a sessão de hoje acontece pelas 21h00.
No dia seguinte, no sábado, a peça acontece pelas 19h00.
Inserido nas Comemorações do Centenário da Morte de Guerra Junqueiro, trata-se de uma leitura a cargo dos intérpretes do elenco residente da companhia de teatro: Alexandre Calçada, Elisabete Pinto, Marta Bonito e Tiago Fernandes. A criação multimédia é de João Grisantes e Adriel Filipe.
Em Viana do Castelo, Abílio Manuel Guerra Junqueiro casou, viveu e trabalhou, entre 1879 e 1890; foi Secretário Geral do Governo Civil de Viana do Castelo; escreveu A Lágrima; A Moleirinha; O Caçador Simão; manteve correspondência com Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão; foi amigo de Luis Augusto de Oliveira e António Feijó. O mais está contido nas Cartas de Viana: Guerra Junqueiro.
No final da sessão desta sexta-feira, 23 de fevereiro, o Serviço Educativo do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana dinamiza uma conversa pós-espetáculo entre o público, intérpretes e o encenador.
O preço dos bilhetes varia entre os 4 euros e os 10 euros e podem ser adquiridos na BOL – Bilheteira Online e na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda.
A requalificação da estátua de D. Dinis e do respetivo pedestal, localizada na Praça D. Dinis, na Alta Universitária de Coimbra, foi agora consignada à empresa Atelier Samthiago – Conservação e Restauro – Carlos José Abreu Silva Costa, Lda., sediada em Viana do Castelo.
Hoje, domingo, dia 21 de dezembro, Viana do Castelo celebra a tradicional Chegada do Pai Natal no Centro Cultural, a partir das 16h00.
A Juventude Viana continua a protagonizar um percurso irrepreensível no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. A formação vianense venceu, na noite deste sábado, a AD Valongo B por 5-2, no Pavilhão José Natário, em jogo da 11.ª jornada da prova.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).