O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana estreia, esta sexta-feira e sábado, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a peça "Cartas de Viana: Guerra Junqueiro", na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Com direção de Ricardo Simões, a sessão de hoje acontece pelas 21h00.
No dia seguinte, no sábado, a peça acontece pelas 19h00.
Inserido nas Comemorações do Centenário da Morte de Guerra Junqueiro, trata-se de uma leitura a cargo dos intérpretes do elenco residente da companhia de teatro: Alexandre Calçada, Elisabete Pinto, Marta Bonito e Tiago Fernandes. A criação multimédia é de João Grisantes e Adriel Filipe.
Em Viana do Castelo, Abílio Manuel Guerra Junqueiro casou, viveu e trabalhou, entre 1879 e 1890; foi Secretário Geral do Governo Civil de Viana do Castelo; escreveu A Lágrima; A Moleirinha; O Caçador Simão; manteve correspondência com Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão; foi amigo de Luis Augusto de Oliveira e António Feijó. O mais está contido nas Cartas de Viana: Guerra Junqueiro.
No final da sessão desta sexta-feira, 23 de fevereiro, o Serviço Educativo do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana dinamiza uma conversa pós-espetáculo entre o público, intérpretes e o encenador.
O preço dos bilhetes varia entre os 4 euros e os 10 euros e podem ser adquiridos na BOL – Bilheteira Online e na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.