O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Oliveira, pediu esclarecimentos à Comissão Europeia sobre o encerramento, no final de dezembro, da unidade da Coindu em Arcos de Valdevez que vai deixar desempregados 350 trabalhadores.
Na carta enviada à presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e aos comissários da Coesão e Reformas e do Emprego e Direitos Sociais, Elisa Ferreira e Nicolas Schmit, respetivamente, João Oliveira quer saber que fundos comunitários foram atribuídos, ou estão previstos, à COINDU e ao grupo Mastrotto, no anterior e atual quadro financeiro plurianual, ou através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
No pedido de esclarecimento enviado, na quarta-feira, à Comissão Europeia, o PCP quer ainda ser esclarecido sobre os apoios comunitários que podem ser mobilizados aos trabalhadores, no caso se confirme o despedimento coletivo.
“Considera a Comissão Europeia a introdução de mecanismos de condicionamento no acesso a fundos comunitários às grandes empresas, designadamente na salvaguarda de postos de trabalho e dos direitos dos trabalhadores”, questiona ainda o deputado comunista.
Na carta enviada à Comissão Europeia, o PCP refere que a Coindu é “uma das maiores empresas têxteis a operar em Portugal, de design e componentes interiores automóveis recentemente adquirida pelo grupo italiano Mastroto, tem unidades fabris em Vila Nova de Famalicão e, em Arcos de Valdevez, empregando mais de 2.200 trabalhadores”.
“Ao longo dos anos têm sido vários os episódios que a envolvem, relacionados com transferências de produção, precariedade generalizada, ‘lay-offs’, e até um despedimento coletivo encapotado, em novembro de 2024, de mais de 100 trabalhadores”.
Na segunda-feira, “foi anunciado para dezembro o encerramento da unidade de Arcos de Valdevez, com consequente despedimento de 350 trabalhadores, sem qualquer informação e consulta aos trabalhadores e suas organizações”.
“Trata-se de um pesado golpe com dramáticas consequências para centenas de famílias, numa região já deprimida do ponto de vista socioeconómico”, destaca o PCP.
O deputado do PCP acrescenta que, segundo informações recolhidas junto dos trabalhadores, “o grupo Mastroto, aquando da aquisição, já tinha em sua posse e em operação uma fábrica na Tunísia, de características idênticas às da unidade de Arcos de Valdevez, que agora pretende encerrar”.
“Que razões estão, efetivamente, por trás deste anúncio”, questiona João Oliveira.
Em Portugal, a Coindu, fundada em 1988, tem unidades fabris em Arcos de Valdevez e em Joane, Vila Nova de Famalicão.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.