Logo
Regional

PCP de Viana do Castelo diz que fim de portagens na A28 peca por tardio

3 Maio, 2024 | 16:16
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O PCP de Viana do Castelo considerou hoje que “peca por tardia” a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

“A proposta do PS, que o PCP votou favoravelmente, peca por tardia e expõe a hipocrisia de quem, há apenas seis meses, e com todos os meios para a concretizar, recusava a proposta do PCP”, refere a Direção da Organização Regional de Viana do Castelo (DORVIC) do PCP em comunicado.

Na nota, o PCP acrescenta que “a recusa do PSD e CDS-PP, ao contrário do que defendem nos órgãos municipais, evidencia os compromissos com os interesses privados das concessionárias”.

“Um compromisso partilhado pelo Chega, a quem faltou coragem para apresentar um projeto-lei para o fim das portagens, ao contrário do que tem vindo a prometer falsamente”, adianta.

A DORVIC do PCP de Viana do Castelo destaca ainda que, após mais de 13 anos de cobrança de portagens naquela autoestrada, “é possível concluir” que durante aquele período, resultante “da opção que PS, PSD e CDS-PP impuseram à região e ao país, só a concessionária ganhou”.

“Só será possível pôr termo a esta injustiça que há mais de 13 anos prejudica o tecido económico e social da região porque as populações, com o PCP ao seu lado, nunca a aceitaram e sucessivamente reivindicaram o seu fim através de múltiplas ações e manifestações”, sustentam os comunistas.

“O Estado, as populações e a economia regional perderam e continuam a perder. Só as Parcerias Público Privadas (PPP) rodoviárias absorvem mais de mil milhões de euros ao Estado todos os anos – dinheiro que faz falta ao Serviço Nacional da Saúde (SNS), habitação ou na escola pública. Tal como o PCP propôs, pôr fim a esta sangria de recursos públicos e revogar as concessões sem compensações é um passo que falta dar”.

Para os comunistas, “as famílias, os trabalhadores, os pequenos e médios empresários do Alto Minho sabem que é com o PCP que contam, desde o primeiro momento, na justa luta contra as portagens na A28, e será com o PCP que contarão para garantir a sua concretização, face à hesitação e oportunismo de outros”.

A proposta do PS, aprovada na quinta-feira, pretende acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 – Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

A proposta foi aprovada com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

A proposta aprovada, na quinta-feira, na generalidade – que de acordo com os socialistas tem um impacto orçamental de 157 milhões de euros – entrará em vigor em 01 de janeiro de 2025, segundo o projeto de lei do PS.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 1 Fevereiro, 2026

Juventude Viana goleia Académica de Coimbra e reforça liderança na 2.ª Divisão

A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.

Regional 1 Fevereiro, 2026

Valença leva o Museu às Escolas para despertar orgulho local

O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Ryanair confirma saída dos Açores a partir de 29 de março

A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Mau tempo mantém distritos do Norte sob avisos meteorológicos este domingo

Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Votação antecipada da segunda volta das presidenciais começa hoje

Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Governo reúne-se hoje para avaliar situação de calamidade causada pela depressão Kristin

O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.

Regional 31 Janeiro, 2026

Navio Hospital Gil Eannes assinala 28 anos do resgate e regresso a Viana do Castelo

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.