Logo
Regional

PCP assinala nascimento de Álvaro Cunhal em Viana do Castelo

10 Novembro, 2023 | 10:20
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O PCP vai assinalar, esta sexta-feira, 10 de novembro, o 110º aniversário do nascimento de Álvaro Cunhal, em Viana do Castelo.

O Partido Comunista Português realiza, às 18h00, a sessão “O Comunismo hoje e amanhã – A atualidade do legado de Álvaro Cunhal”, na SIRSA, Sociedade de Instrução, de Recreio e Social Areosense, na freguesia de Areosa, com a presença de Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP.

Na sessão será ainda possível adquirir, entre outras obras, o recém lançado VII Tomo das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal, editado pelas Edições Avante!, em que se poderá consultar “A Revolução Portuguesa – O Passado e o Futuro” e outros artigos, entrevistas à comunicação social (nacional e estrangeira) e discursos em comícios e iniciativas do PCP.

Recorde-se que há 30 anos, Álvaro Cunhal participou numa conferência, em Ponte da Barca, sob o tema “O Comunismo hoje e amanhã”. 30 anos depois, por ocasião dos 110 anos do seu nascimento, o PCP realiza uma sessão evocativa da atualidade do seu legado.

Álvaro Cunhal nasceu em Coimbra a 10 de novembro de 1913, na freguesia da Sé Nova. Era o terceiro de quatro irmãos. A família mudou-se para Seia quando Cunhal tinha três anos. Aí, não frequenta a escola primária, dada a violência dos professores, e passa a estudar no próprio lar com o pai, que era advogado e escritor, e desde 1918 exercia o cargo de administrador do concelho.

Após mudar-se para Lisboa em 1924, fez o exame de admissão ao Liceu Pedro Nunes. Em 1929, transferiu-se para o Liceu Camões. Jogava futebol como ponta-direita, xadrez, damas, cartas, e praticava atletismo, além de tomar parte da publicação de livros infantis. O que ganhou do atletismo ser-lhe-ia útil ao passar à clandestinidade, pois tinha de percorrer milhares de quilómetros de bicicleta para falar com pessoas do partido.

Acabou o liceu com uma média de 13 valores, e entrou na Universidade de Lisboa, no curso de Direito em 1931, pouco após dos dezoito anos. Aqui tem o primeiro contacto com o Marxismo, e um contacto paulatino com o Partido Comunista Português (PCP) através de livros e jornais. No PCP, teve como principal referência política e mentor Bento Gonçalves.

Cunhal declara-se comunista aos dezassete anos, e contacta o PCP através das organizações periféricas por volta de 1931.A sua entrada formal no Partido deu-se nos finais de 1932, através da ala jovem do PCP recentemente criada — a Federação das Juventudes Comunistas Portuguesas (FJCP) — ao qual chegou a secretário-geral em 1935, com 21 anos, utilizando o pseudónimo Daniel. Envolveu-se também numa intensa atividade em outros organismos e organizações periféricas do Partido, como o Socorro Vermelho Internacional, a Liga Portuguesa contra a Guerra e o Fascismo, os Grupos de Defesa Académica, a Liga dos Amigos da União Soviética e por fim a Federação das Juventudes Comunistas, através da qual seria convidado a filiar-se no PCP em outubro de 1934.

Faleceu em 13 de junho de 2005, em Lisboa. Na data do seu funeral, 15 de junho, recebe honras de Estado e é decretado luto nacional. Mais de 250 000 pessoas participam no cortejo fúnebre, que inclui homenagens do Presidente da República, Jorge Sampaio e Fidel Castro. Por sua vontade, o corpo foi cremado no Cemitério do Alto de São João, ao som da Internacional Socialista e do Hino Nacional.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 17 Novembro, 2025

Escuteiros de várias regiões participam na Ação Bandeira 2025 em Viana do Castelo

Viana do Castelo recebeu a Ação Bandeira 2025, uma iniciativa promovida pelo Departamento Nacional do Ambiente do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em parceria com a Junta Regional de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Regional 17 Novembro, 2025

Darque recebe lançamento do segundo volume de ‘Incríveis Pessoas Comuns’

Viana do Castelo, recebe no próximo dia 22 de novembro, às 14h00, a apresentação do livro “Incríveis Pessoas Comuns – Volume II”, no Auditório do Centro Paulo VI, em Darque. A entrada é gratuita.

Regional 17 Novembro, 2025

Alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira premiados nas “Curtas do Castelo” visitam o Porto

Cerca de uma centena de alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, vencedores e participantes premiados na 1.ª edição do Festival de Cinema Escolar “Curtas do Castelo”, realizaram, nos dias 4 e 11 de novembro, uma visita de estudo à cidade do Porto, numa iniciativa oferecida pelo Município de Vila Nova de Cerveira, com o apoio do Agrupamento de Escolas.

Regional 17 Novembro, 2025

Ponte da Barca inaugura exposição sobre o mural mais emblemático do concelho

Ponte da Barca inaugura no próximo dia 20 de novembro, às 15h00, nos Paços do Concelho, a exposição “Estudos para o Muro da Nossa História”, que revela os bastidores da criação do maior mural alguma vez feito por um único artista na Zona Norte, com 1.550 metros quadrados.

Cultura 17 Novembro, 2025

“Ibéria” leva reflexão histórica ao palco do Sá de Miranda hoje e amanhã

Esta segunda e terça-feira, 17 e 18 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo acolhe “Ibéria”, da companhia Peripécia Teatro. A produção propõe um olhar artístico sobre a história comum e as relações entre Portugal e Espanha, destacando o diálogo cultural entre os dois países.

Regional 17 Novembro, 2025

GNR de Viana do Castelo detém oito pessoas e regista 307 infrações numa semana

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR deteve oito pessoas entre 10 e 16 de novembro, em operações de combate à criminalidade e fiscalização rodoviária no distrito. Cinco detenções foram por condução sob o efeito do álcool, uma por condução sem carta, uma por furto e outra por violência doméstica.

Regional 17 Novembro, 2025

PSP de Viana do Castelo detém quatro pessoas em uma semana

Entre 9 e 16 de novembro, o Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP deteve quatro pessoas durante operações de fiscalização e combate à criminalidade.