Os pavilhões desportivos municipais de Caminha e de Vila Praia de Âncora vão ser alvo de obras de requalificação, num investimento global superior a 250 mil euros, financiado em 70% por fundos comunitários, através do programa Norte2030.
De acordo com a Câmara Municipal de Caminha, os trabalhos já foram adjudicados e as intervenções deverão arrancar em breve.
No Pavilhão Desportivo Municipal de Caminha Fernando Lima, o projeto prevê a instalação de 78 painéis fotovoltaicos, a requalificação do piso, arranjos diversos e a substituição integral do sistema de som, que será substituído por um modelo “mais moderno e eficaz”.
Já no Pavilhão Municipal de Vila Praia de Âncora, a intervenção contempla a colocação de 40 painéis fotovoltaicos, a revisão de toda a rede elétrica e a reparação da cobertura.
A autarquia recorda ainda que, recentemente, o pavilhão Fernando Lima foi alvo de uma intervenção de substituição da iluminação por tecnologia LED, num investimento de 80 mil euros, melhorando a eficiência energética do espaço.
Segundo o município, os dois equipamentos são utilizados anualmente por cerca de 130 mil pessoas e acolhem competições internacionais, incluindo provas de alto nível e estágios de equipas nacionais e estrangeiras em várias modalidades.
Além da vertente desportiva, os pavilhões recebem também eventos culturais de grande dimensão, estando o município a preparar novas candidaturas para acolher eventos internacionais no futuro.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) passa a integrar o Digital Education Council (DEC), uma rede internacional que reúne mais de 100 instituições comprometidas com a inovação pedagógica sustentável e o uso responsável da inteligência artificial no ensino superior e na formação contínua.
Valença foi distinguida com a placa distintiva da classificação do Lanço da Cruz como Património Cultural Imaterial de Portugal, numa cerimónia que decorreu em Lisboa, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Património Cultural Imaterial.
A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo vai representar Portugal no XXVIII Certame Internacional da Federación Internacional de Cuarentunas, que decorrerá nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2025, em Cartagena, Espanha. A comitiva vianense contará com a presença especial do seu Tuno Honorário, Augusto Canário, um dos nomes mais reconhecidos da música popular portuguesa.
Viana do Castelo é uma das sete cidades portuguesas a receber o projeto “Outdoor’25”, promovido pela P28 – Associação para o Desenvolvimento Criativo e Artístico, que transforma painéis publicitários em suportes de arte contemporânea.
Os pavilhões desportivos municipais de Caminha e de Vila Praia de Âncora vão ser alvo de obras de requalificação, num investimento global superior a 250 mil euros, financiado em 70% por fundos comunitários, através do programa Norte2030.
A Câmara de Arcos de Valdevez anunciou a abertura de um concurso para a elaboração de um projeto que visa proteger os famosos socalcos da aldeia de Sistelo e gerir 750 hectares de floresta.
A Caminhada Nacional “Pare o AVC, Junte-se a Nós!” regressa no próximo domingo, 26 de outubro, pelas 10h00, com ponto de encontro no Pavilhão Mestre Luís Braga, em Viana do Castelo.