O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, acusou esta quarta-feira o Governo de ter desvalorizado a gravidade dos incêndios que atingem o país, afirmando que o executivo “acordou tarde e de forma arrogante” para o problema.
Durante uma visita a zonas ardidas em Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, Raimundo defendeu que o país precisa de “humildade, meios e presença no terreno”, criticando a falta de concretização de medidas previstas desde os grandes incêndios de 2017.
“O Governo não tomou as medidas necessárias, e quando agiu, fê-lo com arrogância. A ministra da Administração Interna tem tanta responsabilidade como o primeiro-ministro”, afirmou.
Entre as falhas apontadas estão a ausência de apoios aos pequenos produtores, falta de recuperação dos solos e burocracia nos apoios pós-incêndio. Para o líder comunista, trata-se de uma “opção política” que privilegia interesses económicos em detrimento da prevenção e resposta aos fogos.
Desde julho, os incêndios já provocaram duas mortes, vários feridos e mais de 201 mil hectares ardidos, número superior ao total de 2024.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.