O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, acusou esta quarta-feira o Governo de ter desvalorizado a gravidade dos incêndios que atingem o país, afirmando que o executivo “acordou tarde e de forma arrogante” para o problema.
Durante uma visita a zonas ardidas em Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, Raimundo defendeu que o país precisa de “humildade, meios e presença no terreno”, criticando a falta de concretização de medidas previstas desde os grandes incêndios de 2017.
“O Governo não tomou as medidas necessárias, e quando agiu, fê-lo com arrogância. A ministra da Administração Interna tem tanta responsabilidade como o primeiro-ministro”, afirmou.
Entre as falhas apontadas estão a ausência de apoios aos pequenos produtores, falta de recuperação dos solos e burocracia nos apoios pós-incêndio. Para o líder comunista, trata-se de uma “opção política” que privilegia interesses económicos em detrimento da prevenção e resposta aos fogos.
Desde julho, os incêndios já provocaram duas mortes, vários feridos e mais de 201 mil hectares ardidos, número superior ao total de 2024.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será palco este sábado, 23 de agosto, da sétima edição do Torneio de Futsal Feminino – "Cidade de Viana do Castelo", uma competição de pré-temporada que reúne algumas das melhores equipas de futsal feminino da Península Ibérica.
Portugal sagrou-se esta sexta-feira campeão do mundo em K4 500 metros nos Mundiais de Canoagem, em Milão. Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha conquistaram a medalha de ouro ao terminar a prova em 1.18,93 minutos, batendo a Hungria por cinco centésimos de segundo e a Espanha por 40.
Ponte de Lima acolhe esta sexta-feira e sábado, dias 22 e 23 de agosto, um dos momentos altos das comemorações dos 900 anos do Foral atribuído à vila pela Rainha D. Teresa em 1125. O Festival 900 Anos de Foral decorre no emblemático Areal do rio Lima e conta com um cartaz musical de luxo que promete atrair milhares de visitantes.
A Anémona Sonora - recém produtora de eventos sediada em Viana do Castelo - produz já amanhã o seu primeiro evento. Trata-se de um sunset, entre as 19h00 e as 23h30, no Irish & Co. Viana do Castelo, situado no Cais da Marina, bem próximo à Ponte Eiffel.
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, acusou esta quarta-feira o Governo de ter desvalorizado a gravidade dos incêndios que atingem o país, afirmando que o executivo “acordou tarde e de forma arrogante” para o problema.
A edição deste ano das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia chegou ao fim e a Câmara Municipal de Viana do Castelo deixou uma mensagem de agradecimento a todos os que tornaram possível “mais uma romaria de excelência”.
Viana do Castelo assinala esta terça-feira, 20 de agosto, o último e mais simbólico dia da Romaria da Senhora da Agonia. O programa culmina com a tradicional Procissão ao Mar, momento central das celebrações, que junta milhares de fiéis e visitantes nas ruas da cidade e junto ao rio Lima.