Enquanto não chega o mês de dezembro e o tão aguardado colorido que nos traz as festas em torno do Natal, o mês de novembro despede-se com a mais recente criação da companhia Terra Amarela, "O tamanho das coisas", que passa pelo Centro Cultural de Paredes de Coura, esta sexta-feira, pelas 21h30, com um monólogo criado à medida para o ator Paulo Azevedo, que nasceu sem braços e pernas e vem construindo a passos largos uma carreira singular no teatro e na televisão.
“O tamanho das coisas”, uma coprodução do Centro Cultural de Paredes de Coura, Teatro Diogo Bernardes e Cine-Teatro de Pombal, investiga a vida de um homem que está continuamente a mudar de dimensão: ora a crescer até se tornar um gigante a sapatear por entre cidades liliputianas, ora a encolher até uma escala microscópica, quando a menor racha no chão passa a ser um abismo intransponível. Ou será o mundo ao seu redor que está a mudar?
À partida, o tamanho costuma indicar-nos a importância das coisas. Monumentos, arranha céus, muros com centenas de quilômetros de extensão, montanhas a serem conquistadas, jogadores de basquete da NBA.
Quem seria capaz de se orientar num mundo que parece ter sido construído para desafiar as nossas perceções, como uma sala de espelhos distorcidos em que o incrivelmente pequeno e o incomensurável coexistem? Ou como no império imaginário descrito por Jorge Luís Borges, em que os cartógrafos criaram um mapa do tamanho exato do império, a coincidir em todos os pontos.
Um mapa que não serve à orientação, mas com lagos, vales e florestas onde os viajantes poderiam se perder para sempre.
O Surf Clube de Viana venceu, a fase regional, do prémio “Boas Práticas de Voluntariado Jovem” no âmbito dos programas “Agora Nós” e “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” que decorreu no Auditório da Casa do Desporto, no Porto.
O relatório do segundo trimestre de 2024 divulgado recentemente pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte indica que Viana do Castelo continua a ser, tal como tinha acontecido no primeiro trimestre do ano, o concelho com maior crescimento das exportações entre os 86 municípios da região Norte.
Os TAXI, banda incontornável do rock português, cumprem 45 anos de carreira em 2026 e irão assinalar a efeméride com um álbum Best Of, editado no próximo 29 de Novembro, e dois concertos únicos já no próximo ano: dia 8 de Novembro, no Coliseu de Lisboa e dia 14 do mesmo mês no Coliseu do Porto.
Como já é tradição, com a quadra natalícia prestes a chegar, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Setor do Horto Municipal de Viana do Castelo e em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, oferece os tradicionais “Pinheirinhos de Natal” a partir desta sexta-feira, 29 de novembro.
A Prova Solidária de S. Silvestre, que liga as localidades de Monção e Salvaterra de Miño num percurso superior a 5 quilómetros, pelas ruas e praças destas localidades fronteiriças, junta a prática desportiva com a solidariedade. Para participar, basta entregar um alimento não perecível. O lema é fazer exercício físico, ajudando o próximo.
Este sábado, 30 de novembro, o Centro Cultural de Viana do Castelo será palco do RITMO ÍRIS, uma iniciativa inovadora que une arte, tecnologia e saúde visual numa experiência sensorial única.
Na semana comemorativa do seu 43º aniversário, a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo ofereceu à equipa da VMER um televisor LCD 32" e um novo iPhon APPLE para acoplar ao Ecógrafo portátil, que foram recebidos pela Directora do SU, Soraia Oliveira.