Logo
Internacional

Pato Donald faz hoje 90 anos

9 Junho, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Pato Donald, a personagem mais rabugenta da Disney que faz 90 anos este domingo, continua a atrair gerações de fãs porque as pessoas se identificam com ela, disse o ator que lhe dá voz desde 1985, Tony Anselmo.

“As pessoas perguntam porque é que ele é tão popular. E eu acho que é porque toda a gente tem um pouco de Pato Donald dentro de si”, afirmou à Lusa. “Vamos fazer algo e queremos divertir-nos e quando alguma coisa nos atrapalha, zangamo-nos”.

O ator revê-se no personagem, que contrasta com a afabilidade de Mickey, Minnie, Margarida ou Pateta: “Sou um bocadinho malandro”, gracejou. “Gosto de me divertir mas sou impaciente”.

Anselmo, que foi aprendiz do ator da voz original do Pato Donald, Clarence Nash, considera que é a integridade da personalidade que mantém o pato relevante. “É um personagem com aspeto apelativo e o que ele faz é divertido e entretém”.

Para assinalar o 90.º aniversário do desenho animado, que apareceu pela primeira vez a 9 de junho de 1934 em “A Galinha Espertalhona”, a Disney vai estrear três curtas-metragens de uma só vez no domingo: “Crazy Over Daisy”, “Out on a Limb” e “D.I.Y. Duck”.

Também há novo ‘merchandising’ e estão a ser preparadas novidades para a convenção de fãs da Disney D23, que vai decorrer em Anaheim, Califórnia, entre 9 e 11 de agosto.

“Provavelmente trabalho mais agora do que quando tinha 30 [anos], porque há tanto conteúdo no Disney Channel e no Disney+”, salientou Tony Anselmo.

“A empresa tornou-se muito maior, agora fazemos programas para os cruzeiros e para todos os parques”, indicou. “Antes era só Disneyland e brinquedos”.

Para atingir o timbre característico do Pato Donald, Tony Anselmo tem de fazer um grande esforço físico, porque não usa as cordas vocais. “É mais como um truque de magia. Requer muito controlo muscular e muita pressão, e só consigo fazer a voz durante duas horas de cada vez”.

Não há muito diálogo com Donald, é quase como gravar birras, descreveu Tony Anselmo. O ritmo de gravações é uma vez por dia, porque a boca começa a inchar e a voz desaparece. “Sim, é difícil”, reconheceu.

Mas é um trabalho que o ator adora e que espera continuar a fazer, lembrando que Clarence Nash, o seu predecessor, foi a voz do pato durante 50 anos. “Adoraria levar o Donald até aos seus 100 anos”, partilhou.

Embora seja um trabalho relativamente solitário, porque as vozes dos vários personagens já não são gravadas ao mesmo tempo, Anselmo tem uma grande ligação com os fãs, que lhe enviam cartas e objetos regularmente pedindo que os autografe. “É importante continuar isso”, referiu. “Dou autógrafos e envio de volta pelo correio”.

O ator acredita que há uma certa nostalgia que carrega o legado do Pato Donald pelas gerações, em especial numa altura em que tanta coisa está a mudar.

“Os pais partilham-no com os filhos porque lhes trouxe muita alegria e querem que eles sintam essa felicidade geração após geração”, disse Anselmo. “É por isso que é importante não mudar estes personagens, mantê-los iguais”.

O ator teve sempre o objetivo de ser fiel ao que Clarence Nash criou e apaixonou as audiências. “Porque é algo com que podemos contar, algo com que crescemos e ainda está lá. Não mudou, ao contrário de tantas outras coisas que mudaram e parecem estar de pernas para o ar”, continuou. “O Donald, o Mickey e o grupo continuam os mesmos”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 8 Dezembro, 2025

Távora goleia e reforça liderança da 2.ª Divisão Distrital da AFVC

O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.

Desporto 8 Dezembro, 2025

Iúri Leitão vence Madison nos 6 Dias de Roterdão em parceria com Yoeri Havik

O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.

Regional 8 Dezembro, 2025

Valença promove retiro micológico “Entre Fungos e Monges” na Quinta do Mosteiro de Sanfins

A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.

Regional 8 Dezembro, 2025

Ponte de Lima avança com oito apartamentos de habitação colaborativa

A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.

Internacional 8 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana participa em workshop europeu sobre graus conjuntos

O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.

Regional 8 Dezembro, 2025

Construção do novo Mercado de Viana do Castelo terá acompanhamento arqueológico

A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.

Nacional 8 Dezembro, 2025

Viana do Castelo e todo o país parados na greve geral de quinta-feira

Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.