Logo
Nacional

Passagem do ano com temperaturas amenas e sem chuva

30 Dezembro, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A passagem do ano vai ficar marcada em Portugal continental por “temperaturas mais amenas” do que habitualmente e ausência de precipitação, um cenário que se repete na Madeira, enquanto nos Açores se prevê vento por vezes forte e chuva.

De acordo com a informação disponibilizada na página do IPMA na internet, o estado do tempo para o território continental no período compreendido entre 31 de Dezembro e 2 de Janeiro inclui “temperaturas acima do normal para o mês de Dezembro” (com mais 1ºC a 6°C) e também menos chuva do que o habitual para a época do ano.

As temperaturas máximas poderão atingir valores entre 18ºC e 22°C em alguns locais do litoral norte e centro e em grande parte da região Sul.

Para o dia 2 de Janeiro está prevista uma pequena descida dos valores da temperatura máxima, mas, ainda assim, deverão verificar-se valores entre 18ºC e 20°C no Alentejo e no Algarve, sendo que no resto do território a temperatura máxima deverá variar entre 11ºC e 17°C, com os valores mais baixos previstos para o extremo norte do continente.

Para a noite de passagem de ano prevê-se uma “situação de tempo estável, com ausência de precipitação”, com nebulosidade alta e temperaturas a variar aproximadamente entre 8ºC e 13°C no litoral e entre 2ºC e 8°C no interior, em especial nas regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Beira Alta.

A agitação marítima deverá manter-se abaixo de três metros de altura significativa, com uma componente de sudoeste, prevendo-se um aumento temporário na tarde do dia 1, a norte do Cabo Mondego, para valores próximos de quatro metros.

Também o estado do tempo no arquipélago da Madeira durante o período de fim de ano será caracterizado pela ausência de precipitação e temperaturas máxima e mínima acima do normal para a época do ano.

Segundo o IPMA, estas condições meteorológicas são motivadas “pela interacção de um anticiclone localizado sobre a Península Ibérica e uma região depressionária centrada na região do Atlântico Norte, que fazem o transporte uma massa de ar quente para o arquipélago”.

A temperatura máxima deverá variar entre 22ºC e 24°C no Porto Santo e no Funchal, respectivamente, e a temperatura mínima deverá variar entre 17ºC e 18°C, respectivamente, sendo esperado vento fraco a moderado predominando do quadrante sul (até 30 quilómetros/hora – km/h) e temporariamente moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas, intensificando-se no dia 31, onde as rajadas poderão atingir até 80 km/h.

A agitação marítima deverá manter-se entre dois e 2,5 metros de altura significativa, com uma componente de noroeste na costa norte, e na costa sul de oeste-sudoeste, com 1,5 a 2,5 metros.

No arquipélago dos Açores, entre os dias 29 e 31 de Dezembro, o estado do tempo será influenciado “por uma vasta região depressionária centrada no Atlântico Norte”, o que levará à ocorrência de precipitação e vento a soprar do quadrante oeste, por vezes forte, com rajadas que poderão atingir os 90 a 95 km/h, em especial nos dias 30 e 31, nos grupos Central e Oriental.

A partir do dia 1 de Janeiro, é esperada uma melhoria gradual do estado do tempo em todo o arquipélago, devido à presença de uma região de altas pressões a oeste dos Açores, com o céu a apresentar-se com abertas, embora possam ainda ocorrer alguns aguaceiros.

A agitação marítima será de sudoeste, entre três e cinco metros de altura significativa, passando a oeste a partir do dia 30 no grupo Ocidental e do dia 31 nos restantes grupos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 12 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo: Obras na Ponte Eiffel suspensas esta noite e trânsito mantém-se aberto

As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.

Regional 12 Fevereiro, 2026

EntardeCER recebe palestra sobre adeptos de futebol e identidade social em Viana do Castelo

O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Valença promove sessão de sensibilização sobre espécies invasoras

Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Tentativa de assalto causa danos na Capela de Nossa Senhora da Graça em Lanhelas

Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Serra d’Arga passa a ser Zona de Especial Conservação a partir de hoje

A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Deputados do PS alertam para risco de queda de árvores em Lanhelas e exigem ação urgente da APA

Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Internacional 12 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo aposta no mercado ibérico na NAVARTUR

Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.