A passagem do ano vai ficar marcada em Portugal continental por “temperaturas mais amenas” do que habitualmente e ausência de precipitação, um cenário que se repete na Madeira, enquanto nos Açores se prevê vento por vezes forte e chuva.
De acordo com a informação disponibilizada na página do IPMA na internet, o estado do tempo para o território continental no período compreendido entre 31 de Dezembro e 2 de Janeiro inclui “temperaturas acima do normal para o mês de Dezembro” (com mais 1ºC a 6°C) e também menos chuva do que o habitual para a época do ano.
As temperaturas máximas poderão atingir valores entre 18ºC e 22°C em alguns locais do litoral norte e centro e em grande parte da região Sul.
Para o dia 2 de Janeiro está prevista uma pequena descida dos valores da temperatura máxima, mas, ainda assim, deverão verificar-se valores entre 18ºC e 20°C no Alentejo e no Algarve, sendo que no resto do território a temperatura máxima deverá variar entre 11ºC e 17°C, com os valores mais baixos previstos para o extremo norte do continente.
Para a noite de passagem de ano prevê-se uma “situação de tempo estável, com ausência de precipitação”, com nebulosidade alta e temperaturas a variar aproximadamente entre 8ºC e 13°C no litoral e entre 2ºC e 8°C no interior, em especial nas regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Beira Alta.
A agitação marítima deverá manter-se abaixo de três metros de altura significativa, com uma componente de sudoeste, prevendo-se um aumento temporário na tarde do dia 1, a norte do Cabo Mondego, para valores próximos de quatro metros.
Também o estado do tempo no arquipélago da Madeira durante o período de fim de ano será caracterizado pela ausência de precipitação e temperaturas máxima e mínima acima do normal para a época do ano.
Segundo o IPMA, estas condições meteorológicas são motivadas “pela interacção de um anticiclone localizado sobre a Península Ibérica e uma região depressionária centrada na região do Atlântico Norte, que fazem o transporte uma massa de ar quente para o arquipélago”.
A temperatura máxima deverá variar entre 22ºC e 24°C no Porto Santo e no Funchal, respectivamente, e a temperatura mínima deverá variar entre 17ºC e 18°C, respectivamente, sendo esperado vento fraco a moderado predominando do quadrante sul (até 30 quilómetros/hora – km/h) e temporariamente moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas, intensificando-se no dia 31, onde as rajadas poderão atingir até 80 km/h.
A agitação marítima deverá manter-se entre dois e 2,5 metros de altura significativa, com uma componente de noroeste na costa norte, e na costa sul de oeste-sudoeste, com 1,5 a 2,5 metros.
No arquipélago dos Açores, entre os dias 29 e 31 de Dezembro, o estado do tempo será influenciado “por uma vasta região depressionária centrada no Atlântico Norte”, o que levará à ocorrência de precipitação e vento a soprar do quadrante oeste, por vezes forte, com rajadas que poderão atingir os 90 a 95 km/h, em especial nos dias 30 e 31, nos grupos Central e Oriental.
A partir do dia 1 de Janeiro, é esperada uma melhoria gradual do estado do tempo em todo o arquipélago, devido à presença de uma região de altas pressões a oeste dos Açores, com o céu a apresentar-se com abertas, embora possam ainda ocorrer alguns aguaceiros.
A agitação marítima será de sudoeste, entre três e cinco metros de altura significativa, passando a oeste a partir do dia 30 no grupo Ocidental e do dia 31 nos restantes grupos.
O projeto Atlantic Sunset inaugurou, no Farol de Montedor, em Carreço, a primeira placa identificativa do “último pôr-do-sol de Portugal continental”, acompanhada por uma mesa interpretativa dedicada à observação do fenómeno solar.
O Município de Ponte de Lima volta a destacar a tradição e a qualidade dos seus produtos locais com a realização do Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota, que decorre entre os dias 21 e 23 de novembro, integrado no programa municipal “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”.
A CP – Comboios de Portugal vai distribuir 10 mil vouchers para viagens gratuitas na Linha da Beira Alta, recentemente reaberta na totalidade após obras de modernização concluídas em setembro. A iniciativa pretende incentivar a utilização do comboio, promover a mobilidade sustentável e atrair novos passageiros, assim como reconquistar os clientes habituais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou esta terça-feira que o projeto “Bairro Comercial Digital – Bairro do Coração”, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estará totalmente concluído até março de 2026. A garantia foi dada durante a apresentação da nova aplicação móvel Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso, que recompensa consumidores que realizam compras no comércio local.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai marcar presença, até domingo (20 a 23 de novembro), na 26ª edição do XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza. O município volta a apostar neste certame, considerado o maior evento ibérico de turismo gastronómico, reforçando a promoção da sua oferta turística num mercado galego que continua a ser estratégico para a região.
Valença volta a promover, no próximo sábado, 22 de novembro, às 10h30, uma ação de plogging nas margens do Rio Minho, iniciativa que junta desporto ao compromisso ambiental. A atividade integra a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e é organizada pela Câmara Municipal de Valença.
Esta quarta-feira, 19 de novembro, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe às 21h00, “Rei Lear”, da Companhia do Chapitô, no Festival de Teatro da capital do Alto Minho.