Devido à previsão de condições climatéricas adversas para a noite de 31 de dezembro, a Festa de Passagem de Ano 2022/2023, promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, passa a realizar-se num único espaço: no Pavilhão Multiusos. Pelo mesmo motivo, o espetáculo de fogo de artifício foi cancelado.
De entrada livre, a abertura de portas acontece às 22h00 e as comemorações iniciam às 22h30 com o maior espetáculo de tributo à mítica banda pop europeia ABBA – “Dancing QUEEN ABBA Show”, pelos eslovacos ABBORN. Depois de terem percorrido mais de 50 países em todo mundo, trazem-nos uma elegante formação que recorda, tanto na parte estética como instrumental, a banda que revolucionou o panorama musical em 1974, após vencerem o festival da Eurovisão com o tema “Waterloo”. Este espetáculo percorre os grandes êxitos dos ABBA. As trocas de vestuário dos integrantes da banda, assistido pelos vídeos que serão projetados, garantem a viagem mais fiel à essência da melhor banda pop da Europa de todos os tempos. O Dancing QUEEN ABBA Show já pisou palcos em Espanha, França, Irlanda, Rússia, Hungria, Polónia e regressam novamente a Portugal, por onde já passaram em cidades como Porto, Faro, Póvoa de Varzim e Gondomar, para celebrarem a noite mais longa do ano em Vila Nova de Cerveira.
Depois, a partir das 00h30, a noite continuará muito animada com as atuações de vários Dj’s, destacando-se a atuação do Dj Kura, um dos Dj’s e produtores mundiais mais reconhecidos no atual panorama da música eletrónica e distinguido entre os 100 Dj’s mais populares do mundo de acordo com o ranking da DJ Mag Top 100. Também os sons dos Dj’s Fábio Gonçalves, Fifty e Urze vão ecoar no recinto.
Para facilitar as deslocações, o Município vai disponibilizar um autocarro gratuito, das 23h30 às 07h00 (de 30 em 30 minutos), entre o Centro Histórico (em frente à Câmara Municipal) e o Pavilhão Multiusos.

O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
O Aquamuseu do Rio Minho abriu uma nova exposição dedicada à lampreia, espécie emblemática da região e valorizada na gastronomia minhota. “A Pesca da Lampreia Marinha no Rio Minho” estará em exibição até 31 de março.
O presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Pedro Dominguinhos, visitou em dezembro passado as obras das residências académicas do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), um investimento histórico superior a 20 milhões de euros que permitirá disponibilizar cerca de mil camas a estudantes já no ano letivo 2026/27.
A Câmara Municipal de Monção iniciou a instalação de uma nova sinalética urbana no centro histórico da vila, apostando numa imagem mais moderna, atrativa e uniforme, alinhada com a Marca Monção. A intervenção integra-se no plano de requalificação do espaço público e visa atualizar e otimizar a informação existente, reforçando a imagem de modernidade e sustentabilidade do concelho.
O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Polícia Marítima (PM) receberam seis novas motas de salvamento marítimo, numa cerimónia realizada na Casa da Balança, nas Instalações Centrais da Marinha, em Lisboa.
O Politécnico de Viana do Castelo inaugura um mestrado pioneiro em Enfermagem Veterinária Médico-Cirúrgica, oferecendo, pela primeira vez em Portugal, uma formação que integra a intervenção clínica em diversas espécies: pecuária, equinos, animais de companhia, selvagens e exóticos.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima recebe, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 15h00, a apresentação do mais recente livro de Fátima Mendes Marinho, intitulado “Marie Marie”. A iniciativa tem entrada livre e é aberta a toda a comunidade.