Os pescadores portugueses, estiveram esta manhã reunidos em Viana do Castelo, para "discutir" a proposta do Governo relativamente ao encerramento de zonas de pesca para a ocupação de parques eólicos fixos e flutuantes.
Em comunicado à imprensa, após uma reunião que se realizou, em Viana do Castelo, com todas as associações da pesca costeira e local bem como os sindicatos, os pescadores condenam o “encerramento de uma atividade secular”, que trará consequências, das quais a necessidade de maior importação de peixe e um aumento do consumo de CO2.
Se a proposta do Governo avançar, em causa está a consulta pública da proposta de criação de cinco áreas de exploração de energias renováveis no mar, com uma ocupação de 320.000 hectares, de Norte a Sul da Costa Atlântica, sendo ocupadas ao largo de Viana do Castelo, Leixões, Figueira da Foz, Peniche e Ericeira, Setúbal e Sines.
Francisco Portela Rosa, representante do movimento associativo da pesca portuguesa, e em nome de todos os presentes, afirmou que o setor se sente “traído” e que o movimento vai pedir uma audiência com “caráter de urgência” à comissão de agricultura e pescas visto que “esta experiência que nós tivemos aqui em Viana, onde cerca de uma milha ao redor do parque não há fauna… passaríamos a ter, talvez, o maior deserto oceânico do mundo, porque ali nada sobrevive para além das eólicas.”
Defendeu ainda que “todas as Comunidades Intermunicipais (CIM) afetadas devem receber 20% da faturação que estas empresas fizeram” com a criação dos parques eólicos ‘offshore’, apelando à intervenção das autarquias das áreas onde está prevista a criação dos parques.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo congratula o Sapador Bombeiro Rui Lacerda, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, pelo seu brilhante desempenho nas competições internacionais de Canoagem – Maratona.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora foi palco, recentemente, da apresentação de “Entre Redes e Marés”, um projeto audiovisual que cruza poesia, fé e memória coletiva, da autoria da poetisa Celina Parente, em colaboração com a produtora Creative Session.
A residência de Rui Sousa, candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, foi assaltada na manhã deste domingo, coincidindo com o dia em que apresentou formalmente a sua candidatura às eleições autárquicas 2025, no centro histórico da cidade.
A nona edição do reality show Secret Story – Casa dos Segredos, que estreou este domingo, 14 de setembro, na TVI, conta com a participação do vianense Dylan, de 29 anos. O concorrente natural de Viana do Castelo é um dos concorrentes que vai lutar pelo maior prémio já atribuído no programa: 250 mil euros.
O SC Vianense conquistou este domingo a primeira vitória no Campeonato de Portugal ao vencer, por 1-0, o AR São Martinho, em jogo da 4.ª jornada, disputado no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
A segunda jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo ficou marcada por exibições dominadoras e resultados expressivos.
A segunda jornada do Campeonato Distrital da 2ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe várias emoções, com equipas a mostrarem qualidade e equilíbrio em muitos jogos. Os Torreenses e o Neves FC foram os grandes protagonistas ao conquistarem vitórias convincentes.