Logo
Regional

Parques Eólicos podem provocar “maior deserto oceânico do mundo”

14 Fevereiro, 2023 | 15:20
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Os pescadores portugueses, estiveram esta manhã reunidos em Viana do Castelo, para "discutir" a proposta do Governo relativamente ao encerramento de zonas de pesca para a ocupação de parques eólicos fixos e flutuantes.

Em comunicado à imprensa, após uma reunião que se realizou, em Viana do Castelo, com todas as associações da pesca costeira e local bem como os sindicatos, os pescadores condenam o “encerramento de uma atividade secular”, que trará consequências, das quais a necessidade de maior importação de peixe e um aumento do consumo de CO2.

Se a proposta do Governo avançar, em causa está a consulta pública da proposta de criação de cinco áreas de exploração de energias renováveis no mar, com uma ocupação de 320.000 hectares, de Norte a Sul da Costa Atlântica, sendo ocupadas ao largo de Viana do Castelo, Leixões, Figueira da Foz, Peniche e Ericeira, Setúbal e Sines.

Francisco Portela Rosa, representante do movimento associativo da pesca portuguesa, e em nome de todos os presentes, afirmou que o setor se sente “traído” e que o movimento vai pedir uma audiência com “caráter de urgência” à comissão de agricultura e pescas visto que “esta experiência que nós tivemos aqui em Viana, onde cerca de uma milha ao redor do parque não há fauna… passaríamos a ter, talvez, o maior deserto oceânico do mundo, porque ali nada sobrevive para além das eólicas.”

Defendeu ainda que “todas as Comunidades Intermunicipais (CIM) afetadas devem receber 20% da faturação que estas empresas fizeram” com a criação dos parques eólicos ‘offshore’, apelando à intervenção das autarquias das áreas onde está prevista a criação dos parques.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara-se para receber novo ano com muito glamour

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Evento “Remember Luziamar” cancelado por falta de acordo sobre marca registada

O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”

Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.

Regional 15 Dezembro, 2025

Ponte de Lima: Concurso para criação do Cartaz Oficial das Feiras Novas 2026 já está aberto

A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.

Nacional 15 Dezembro, 2025

APPACDM de Viana do Castelo recebe Bandeira da Ética pelo Projeto “Náutica Para Todos”

A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.