Os pescadores portugueses, estiveram esta manhã reunidos em Viana do Castelo, para "discutir" a proposta do Governo relativamente ao encerramento de zonas de pesca para a ocupação de parques eólicos fixos e flutuantes.
Em comunicado à imprensa, após uma reunião que se realizou, em Viana do Castelo, com todas as associações da pesca costeira e local bem como os sindicatos, os pescadores condenam o “encerramento de uma atividade secular”, que trará consequências, das quais a necessidade de maior importação de peixe e um aumento do consumo de CO2.
Se a proposta do Governo avançar, em causa está a consulta pública da proposta de criação de cinco áreas de exploração de energias renováveis no mar, com uma ocupação de 320.000 hectares, de Norte a Sul da Costa Atlântica, sendo ocupadas ao largo de Viana do Castelo, Leixões, Figueira da Foz, Peniche e Ericeira, Setúbal e Sines.
Francisco Portela Rosa, representante do movimento associativo da pesca portuguesa, e em nome de todos os presentes, afirmou que o setor se sente “traído” e que o movimento vai pedir uma audiência com “caráter de urgência” à comissão de agricultura e pescas visto que “esta experiência que nós tivemos aqui em Viana, onde cerca de uma milha ao redor do parque não há fauna… passaríamos a ter, talvez, o maior deserto oceânico do mundo, porque ali nada sobrevive para além das eólicas.”
Defendeu ainda que “todas as Comunidades Intermunicipais (CIM) afetadas devem receber 20% da faturação que estas empresas fizeram” com a criação dos parques eólicos ‘offshore’, apelando à intervenção das autarquias das áreas onde está prevista a criação dos parques.
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.