Logo
Regional

Parques Eólicos podem provocar “maior deserto oceânico do mundo”

14 Fevereiro, 2023 | 15:20
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Os pescadores portugueses, estiveram esta manhã reunidos em Viana do Castelo, para "discutir" a proposta do Governo relativamente ao encerramento de zonas de pesca para a ocupação de parques eólicos fixos e flutuantes.

Em comunicado à imprensa, após uma reunião que se realizou, em Viana do Castelo, com todas as associações da pesca costeira e local bem como os sindicatos, os pescadores condenam o “encerramento de uma atividade secular”, que trará consequências, das quais a necessidade de maior importação de peixe e um aumento do consumo de CO2.

Se a proposta do Governo avançar, em causa está a consulta pública da proposta de criação de cinco áreas de exploração de energias renováveis no mar, com uma ocupação de 320.000 hectares, de Norte a Sul da Costa Atlântica, sendo ocupadas ao largo de Viana do Castelo, Leixões, Figueira da Foz, Peniche e Ericeira, Setúbal e Sines.

Francisco Portela Rosa, representante do movimento associativo da pesca portuguesa, e em nome de todos os presentes, afirmou que o setor se sente “traído” e que o movimento vai pedir uma audiência com “caráter de urgência” à comissão de agricultura e pescas visto que “esta experiência que nós tivemos aqui em Viana, onde cerca de uma milha ao redor do parque não há fauna… passaríamos a ter, talvez, o maior deserto oceânico do mundo, porque ali nada sobrevive para além das eólicas.”

Defendeu ainda que “todas as Comunidades Intermunicipais (CIM) afetadas devem receber 20% da faturação que estas empresas fizeram” com a criação dos parques eólicos ‘offshore’, apelando à intervenção das autarquias das áreas onde está prevista a criação dos parques.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 31 Janeiro, 2026

Politécnico de Viana do Castelo leva inovação pedagógica a São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.

Regional 31 Janeiro, 2026

Carreço recebe primeira edição do “Ecos de Janeiro” este sábado

A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.

Desporto 31 Janeiro, 2026

Juventude Viana recebe hoje a Académica de Coimbra

A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.

Nacional 31 Janeiro, 2026

Eólica offshore pode criar até 9.400 empregos em Viana do Castelo e na Figueira da Foz

Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.

Desporto 31 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC conquista Grande Prémio do Júri na 28.ª Gala “O Minhoto” em Vila Verde

O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.

Cultura 31 Janeiro, 2026

Teatro Municipal Sá de Miranda recebe “Mistério Da Vinci”

O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.

Desporto 31 Janeiro, 2026

Santa Luzia vence dérbi, garante manutenção e confirma despromoção do Freixo

O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.