Logo
Nacional

Parque eólico flutuante em Viana do Castelo forneceu energia a 25 mil casas

6 Setembro, 2024 | 15:11
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O parque eólico WindFloat Atlantic da Ocean Winds, instalado no mar, em Viana do Castelo, gerou 320 gigawatt por hora (GWh) em quatro anos e forneceu energia limpa a 25.000 lares do concelho, por ano.

Em comunicado enviado às redações, a Ocean Winds (OW) adianta que os resultados do projeto iniciado em 2020 “superam as estimativas de produção de energia”.

O parque com tecnologia Windfloat é composto por três plataformas flutuantes que sustentam turbinas com capacidade instalada de 25 megawatt (MW), ligado a um cabo de 18 quilómetros, instalado a 100 metros de profundidade no fundo do mar, com capacidade para receber 200 MW de energia renovável, e que, atualmente, produz 25 MW.

A empresa internacional dedicada à energia eólica ‘offshore’, uma parceria entre a EDP Renováveis e a ENGIE, explicou que “desde julho de 2020 as três turbinas do projeto têm fornecido energia à rede elétrica nacional portuguesa, demonstrando o potencial da tecnologia eólica flutuante”.

“Todos os anos, em janeiro, é comunicado que a produção de eletricidade do projeto tem aumentado constantemente, atingindo 78 GWh em 2022 e 80 GWh em 2023. Em julho de 2024, registou uma produção acumulada total de 320 GWh, fornecendo energia, todos os anos, a mais de 25.000 lares em Viana do Castelo”.

Aquele projeto “evitou mais de 33.000 toneladas de emissões de CO2 e fomentou 1.500 empregos diretos e indiretos entre as fases de desenvolvimento, construção e operação”.

A OW garante estar “profundamente comprometida em monitorizar e melhorar o desempenho ambiental do parque eólico WindFloat Atlantic, ao longo do seu ciclo de vida”.

A empresa considera que, o “projeto demonstrou ter um impacto mínimo no fundo do mar e na biodiversidade, como evidenciado por levantamentos contínuos que identificaram mais de 270 espécies a coexistirem com sucesso com o projeto, sem efeitos adversos significativos sobre os mamíferos marinhos ou espécies de aves em perigo”.

“Além disso, os estudos mostram que as estruturas flutuantes fomentaram a vida marinha, contribuindo para um efeito de conservação e recife subaquático”, destaca.

“Estamos orgulhosos de ver que o nosso projeto progride a cada ano, tendo um impacto cada vez mais positivo. Na OW, estamos profundamente comprometidos em garantir que o nosso projeto beneficie não só o ambiente, mas também a comunidade”, refere o administrador para o Sul da Europa e diretor de projeto do WindFloat Atlantic, José Miguel Moreira Pinheiro, citado na nota.

O responsável acrescentou que “este compromisso reflete-se no nosso desenvolvimento de programas educacionais, na coordenação de visitas e no envolvimento com a comunidade local em Viana, garantindo que participam ativamente nesta iniciativa local com significado internacional”.

A empresa anuncia ainda que nomeou o kitesurfista de Viana do Castelo, Pedro Afonso, como o seu primeiro embaixador.

“O Pedro Afonso irá promover a energia eólica ‘offshore’ e os seus benefícios tanto na cidade como a nível global”, observa.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 15 Outubro, 2025

OPINIÃO: Alimentação e doença renal: Escolhas que fazem a diferença

O Dia Mundial da Alimentação, comemorado sempre a 16 de outubro, foi criado em 1979 pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) com os objetivos de sensibilizar a população mundial para as desigualdades de acesso a alimentos seguros e nutritivos e destacar a importância da agricultura e dos diferentes sistemas agroalimentares.

Nacional 15 Outubro, 2025

Mais de meio milhão de pessoas já vacinadas contra a Covid-19 em três semanas de campanha

A campanha de vacinação sazonal contra a Covid-19 e a gripe já ultrapassou o meio milhão de vacinados contra o coronavírus, segundo dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desporto 14 Outubro, 2025

Mundial 2026: Hungria empata a vida a Portugal

A seleção portuguesa de futebol empatou esta terça-feira, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, frente à Hungria, por 2-2, em encontro de apuramento para o Mundial 2026.

Cultura 14 Outubro, 2025

Ruy de Carvalho abre Festival de Teatro de Viana do Castelo

O ator Ruy de Carvalho vai abrir o Festival de Teatro de Viana do Castelo, que decorre de 15 a 22 de novembro no Teatro Municipal Sá de Miranda, com o espetáculo “Ruy, a História Devida”, uma viagem pelos mais de 80 anos da sua carreira.

Regional 14 Outubro, 2025

Clube de Golfe de Viana do Castelo destaca-se em torneio internacional em Casablanca

O Clube de Golfe de Viana do Castelo (CGVC) marcou, uma vez mais, presença no prestigiado “23ème Coupe de Golf Portugal”, que decorreu no campo Palm Golf Casablanca, em Marrocos.

Regional 14 Outubro, 2025

Padre e artista plástico Christopher Sousa debate arte e espiritualidade no IPVC

O padre Christopher Sousa, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo e artista plástico, será o orador da tertúlia «Arte, cultura e espiritualidade», no próximo dia 22 de outubro, às 18h30, na Escola Superior de Educação do IPVC. O evento, promovido pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, é aberto a toda a comunidade e tem entrada livre.

Desporto 14 Outubro, 2025

Juventude Viana recorda José Natário seis anos após a sua partida

Seis anos após a sua partida, a Juventude Viana recorda com emoção e gratidão José Enes Gonçalves Natário, carinhosamente conhecido por Zé Natário — figura maior da história do clube vianense.