A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a assinalar, até dia 9 de junho, a Semana do Ambiente, que inclui o 3º aniversário do Parque Ecológico Urbano, que em três anos recebeu mais de 195 mil visitantes.
O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, cuja abertura total ao público aconteceu há precisamente três anos, corresponde a espaço natural, com cerca de 20 hectares, localizado a nascente do centro histórico e a poente da Ponte Eiffel. Está situado em torno do espelho de água proporcionado pela caldeira das Azenhas de D. Prior e é parte integrante do estuário do rio Lima, que estendeu um braço para dentro da sua margem direita, sendo uma área de elevado interesse e sensibilidade ambiental.
O PEUVC integra a Rede Portuguesa de Estações da Biodiversidade e é o primeiro Parque de Halófitas em Portugal. É uma importante zona húmida costeira, alimentado diariamente pela água salobra da maré e pela água doce da ribeira de S. Vicente, tornando-se um verdadeiro ‘hotspot’ biológico na cidade de Viana do Castelo. Neste local, os visitantes podem usufruir dos diferentes espaços e equipamentos de lazer, sempre em convívio com a natureza.
No Parque foram identificadas 227 espécies de animais, 136 espécies de plantas, 31 espécies de macrofungos e líquenes e 5 endemismos ibéricos.
O PEUVC está disponível para visita gratuita de terça-feira a domingo, está aberto das 8h00 às 20h00 de 21 de março a 20 de setembro e das 9h00 às 17h00 de 21 de setembro a 20 de março.
O Dia Mundial do Ambiente é o dia mais conhecido no âmbito da ação ambiental e climática. Celebrado desde 1974, no dia 5 de junho, envolve governos, empresas, celebridades e cidadãos, que se juntam na concentração de esforços, no que diz respeito à problemática da questão ambiental. Este ano, o Dia Mundial do Ambiente tem como tema acelerar o restauro da terra, a resiliência à seca e à desertificação.
Nesse sentido, o Município vianense promove, esta quarta-feira, às 10h30 e às 15h00, para o pré-escolar e 1º ciclos, o espetáculo infantil “Herbário”, pela companhia O Som do Algodão.
No dia 8 de junho, sábado, às 11h00, haverá leitura encenada “Versos de Cacaracá” pelo Bicho Papelão e, às 17h00, aulas de movimento pela EVIC no Parque Ecológico Urbano.
Domingo, dia 9, para o público em geral, às 15h00 haverá Itinerário Musical e, às 17h20, peça de teatro “Um meio sorriso”, seguido de Música pelo Ambiente, às 18h00, pela Escola de Música Amadeus.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.