A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a assinalar, até dia 9 de junho, a Semana do Ambiente, que inclui o 3º aniversário do Parque Ecológico Urbano, que em três anos recebeu mais de 195 mil visitantes.
O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, cuja abertura total ao público aconteceu há precisamente três anos, corresponde a espaço natural, com cerca de 20 hectares, localizado a nascente do centro histórico e a poente da Ponte Eiffel. Está situado em torno do espelho de água proporcionado pela caldeira das Azenhas de D. Prior e é parte integrante do estuário do rio Lima, que estendeu um braço para dentro da sua margem direita, sendo uma área de elevado interesse e sensibilidade ambiental.
O PEUVC integra a Rede Portuguesa de Estações da Biodiversidade e é o primeiro Parque de Halófitas em Portugal. É uma importante zona húmida costeira, alimentado diariamente pela água salobra da maré e pela água doce da ribeira de S. Vicente, tornando-se um verdadeiro ‘hotspot’ biológico na cidade de Viana do Castelo. Neste local, os visitantes podem usufruir dos diferentes espaços e equipamentos de lazer, sempre em convívio com a natureza.
No Parque foram identificadas 227 espécies de animais, 136 espécies de plantas, 31 espécies de macrofungos e líquenes e 5 endemismos ibéricos.
O PEUVC está disponível para visita gratuita de terça-feira a domingo, está aberto das 8h00 às 20h00 de 21 de março a 20 de setembro e das 9h00 às 17h00 de 21 de setembro a 20 de março.
O Dia Mundial do Ambiente é o dia mais conhecido no âmbito da ação ambiental e climática. Celebrado desde 1974, no dia 5 de junho, envolve governos, empresas, celebridades e cidadãos, que se juntam na concentração de esforços, no que diz respeito à problemática da questão ambiental. Este ano, o Dia Mundial do Ambiente tem como tema acelerar o restauro da terra, a resiliência à seca e à desertificação.
Nesse sentido, o Município vianense promove, esta quarta-feira, às 10h30 e às 15h00, para o pré-escolar e 1º ciclos, o espetáculo infantil “Herbário”, pela companhia O Som do Algodão.
No dia 8 de junho, sábado, às 11h00, haverá leitura encenada “Versos de Cacaracá” pelo Bicho Papelão e, às 17h00, aulas de movimento pela EVIC no Parque Ecológico Urbano.
Domingo, dia 9, para o público em geral, às 15h00 haverá Itinerário Musical e, às 17h20, peça de teatro “Um meio sorriso”, seguido de Música pelo Ambiente, às 18h00, pela Escola de Música Amadeus.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.