A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a assinalar, até dia 9 de junho, a Semana do Ambiente, que inclui o 3º aniversário do Parque Ecológico Urbano, que em três anos recebeu mais de 195 mil visitantes.
O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, cuja abertura total ao público aconteceu há precisamente três anos, corresponde a espaço natural, com cerca de 20 hectares, localizado a nascente do centro histórico e a poente da Ponte Eiffel. Está situado em torno do espelho de água proporcionado pela caldeira das Azenhas de D. Prior e é parte integrante do estuário do rio Lima, que estendeu um braço para dentro da sua margem direita, sendo uma área de elevado interesse e sensibilidade ambiental.
O PEUVC integra a Rede Portuguesa de Estações da Biodiversidade e é o primeiro Parque de Halófitas em Portugal. É uma importante zona húmida costeira, alimentado diariamente pela água salobra da maré e pela água doce da ribeira de S. Vicente, tornando-se um verdadeiro ‘hotspot’ biológico na cidade de Viana do Castelo. Neste local, os visitantes podem usufruir dos diferentes espaços e equipamentos de lazer, sempre em convívio com a natureza.
No Parque foram identificadas 227 espécies de animais, 136 espécies de plantas, 31 espécies de macrofungos e líquenes e 5 endemismos ibéricos.
O PEUVC está disponível para visita gratuita de terça-feira a domingo, está aberto das 8h00 às 20h00 de 21 de março a 20 de setembro e das 9h00 às 17h00 de 21 de setembro a 20 de março.
O Dia Mundial do Ambiente é o dia mais conhecido no âmbito da ação ambiental e climática. Celebrado desde 1974, no dia 5 de junho, envolve governos, empresas, celebridades e cidadãos, que se juntam na concentração de esforços, no que diz respeito à problemática da questão ambiental. Este ano, o Dia Mundial do Ambiente tem como tema acelerar o restauro da terra, a resiliência à seca e à desertificação.
Nesse sentido, o Município vianense promove, esta quarta-feira, às 10h30 e às 15h00, para o pré-escolar e 1º ciclos, o espetáculo infantil “Herbário”, pela companhia O Som do Algodão.
No dia 8 de junho, sábado, às 11h00, haverá leitura encenada “Versos de Cacaracá” pelo Bicho Papelão e, às 17h00, aulas de movimento pela EVIC no Parque Ecológico Urbano.
Domingo, dia 9, para o público em geral, às 15h00 haverá Itinerário Musical e, às 17h20, peça de teatro “Um meio sorriso”, seguido de Música pelo Ambiente, às 18h00, pela Escola de Música Amadeus.
Os contribuintes em Portugal têm até 2 de março para validar as faturas do IRS relativas a 2025, segundo a Autoridade Tributária e Aduaneira.
O secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves, anunciou que o projeto de estabilização e recuperação da Praia de Moledo, no concelho de Caminha, deverá ficar concluído ainda este ano.
Valença celebra o seu Feriado Municipal esta quarta-feira, 18 de fevereiro, com um programa que combina cerimónias institucionais, homenagens e atividades culturais.
O litoral do distrito de Viana do Castelo estará sob aviso amarelo esta quarta-feira à noite e durante a manhã de quinta-feira, devido à previsão de forte agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
O SL Benfica perdeu esta terça-feira em casa frente ao Real Madrid, por 0-1, na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da UEFA Champions League.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reúne amanhã dia 18 de fevereiro, às 14h30, no salão nobre dos Paços do Concelho, em Viana do Castelo, para mais uma reunião ordinária do executivo municipal.
O auditório da ESCE Valença recebe, esta terça-feira, pelas 21h30, o concerto do grupo valenciano 6tàs9, espetáculo de entrada livre que marca o arranque oficial das comemorações do Feriado Municipal de Valença, celebrado a 18 de fevereiro, quarta-feira.