Moda e natureza entrelaçam-se e ganham protagonismo e significado na 9ª edição do "Viana está na Moda", da autoria da estilista vianense Isabel Lima.
“O evento, a realizar no dia 13 de agosto, pelas 22 horas, no Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo coloca a moda em intervenção, tendo em conta a proposta de Resolução do Parlamento
Europeu que propôs que o Ano 2022 seja designado o Ano Europeu das Cidades mais Verdes e tem como objetivo destacar o facto de Viana do Castelo possuir um parque com características especiais, reforçando com este evento, uma cultura de valorização dos espaços verdes, aumentando o número de projetos nestas infraestruturas, partilhando boas práticas e criando uma dinâmica de
aumento de consciência sobre os benefícios dos espaços verdes no meio
Urbano; benefícios esses ambientais como ligados à saúde, educação e cultura.”, pode ler-se na nota enviada à imprensa.

A autora do desfile, Isabel Lima, destaca ainda que “a tradicional passadeira vermelha este ano será trocada por um tapete verde natural, para um desfile de moda e o cenário escolhido salienta um lugar
dedicado ao recreio e lazer, atividades de educação ambiental, investigação científica e conservação da natureza, integrando um Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA).
Para a 9ª edição do “Viana está na Moda”, sob o mote Alma, perfume e luz, foram criadas mais de 50 peças inspiradas na pérola de Viana do Castelo, que é o Parque Ecológico Urbano, mergulhando na biodiversidade, interpretando as referências e características da natureza e na arte de bordar à mão, expressa nos trajes regionais. As peças elencadas, com ligação à natureza, envolvem múltiplos sentidos do bem-estar obedecendo a uma distinção entre o corpo e a alma do lugar, que correspondem a um trabalho original de articulação com a arte e técnica de bordar à mão e a inspiração na natureza.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), está a coordenar as buscas por quatro tripulantes de uma embarcação de pesca que naufragou na manhã desta terça-feira ao largo da costa de Aveiro.
A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 32 anos, fortemente indiciado pela prática de crimes de abuso sexual agravado de crianças, ocorridos em contexto de coabitação, no concelho de Viana do Castelo.
A piloto vianense Mariana Afonso foi uma das atletas galardoadas na Gala dos Campeões da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) 2025, que decorreu no fim de semana no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.
As operações de busca pelos três pescadores indonésios desaparecidos desde domingo, na sequência do naufrágio de uma embarcação de pesca junto à ilha da Ínsua, em Caminha, foram retomadas esta manhã, pelas 08h00, mas estão a ser fortemente condicionadas pelo estado do mar.
Um homem de 78 anos morreu, na manhã desta terça-feira, na sequência de um incêndio ocorrido no quarto da habitação onde residia, na estrada da Papanata, em Viana do Castelo. O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ).
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.