A Assembleia da República e a Casa do Parlamento – Centro Interpretativo vão estar abertas ao público durante a tarde do dia 25 de abril, para assinalar o cinquentenário da revolução, com um programa inclui exposições, teatro e música.
De acordo com o programa “Parlamento de portas abertas”, divulgado pela Assembleia da República, o Palácio de São Bento e o novo centro interpretativo, localizado a poucos metros, estarão abertos para visitas gratuitas entre as 15:30 e as 19:00 do dia 25.
No parlamento, palco dos principais debates políticos do país, estão previstas atividades pedagógicas como semear cravos ou uma oficina de cartazes.
Pelas 16:30 haverá lugar a uma atuação da Jovem Orquestra Portuguesa no jardim interior, e disponível para visita estará a exposição “A Nós a Liberdade — Vieira da Silva”, da autoria pintora Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), “artista com forte consciência cívica que viveu intensamente o 25 de Abril de 1974”.
No programa estão também incluídas animações teatrais, com “seis viajantes” que vão circular pelo Palácio e interagir com o público, pedindo recomendações e opiniões sobre o 25 de Abril.
Na Biblioteca Passos Manuel, os cidadãos vão poder depositar as suas memórias de abril numa pequena “caixa da memória”.
Pela primeira vez é também aberta ao público a Casa do Parlamento – Centro Interpretativo, localizada em frente ao parlamento, que reúne informações sobre a atividade parlamentar.
Neste espaço estará a exposição “PREC – Parlamento Revisto Em Caricatura. O Parlamento na Caricatura de Imprensa 1974-76”, e haverá atividades como a ”hora do conto: Asas da Liberdade” ou a criação de um desenho em mural coletivo sobre a liberdade, destinado a crianças maiores de seis anos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.