A Assembleia da República e a Casa do Parlamento – Centro Interpretativo vão estar abertas ao público durante a tarde do dia 25 de abril, para assinalar o cinquentenário da revolução, com um programa inclui exposições, teatro e música.
De acordo com o programa “Parlamento de portas abertas”, divulgado pela Assembleia da República, o Palácio de São Bento e o novo centro interpretativo, localizado a poucos metros, estarão abertos para visitas gratuitas entre as 15:30 e as 19:00 do dia 25.
No parlamento, palco dos principais debates políticos do país, estão previstas atividades pedagógicas como semear cravos ou uma oficina de cartazes.
Pelas 16:30 haverá lugar a uma atuação da Jovem Orquestra Portuguesa no jardim interior, e disponível para visita estará a exposição “A Nós a Liberdade — Vieira da Silva”, da autoria pintora Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), “artista com forte consciência cívica que viveu intensamente o 25 de Abril de 1974”.
No programa estão também incluídas animações teatrais, com “seis viajantes” que vão circular pelo Palácio e interagir com o público, pedindo recomendações e opiniões sobre o 25 de Abril.
Na Biblioteca Passos Manuel, os cidadãos vão poder depositar as suas memórias de abril numa pequena “caixa da memória”.
Pela primeira vez é também aberta ao público a Casa do Parlamento – Centro Interpretativo, localizada em frente ao parlamento, que reúne informações sobre a atividade parlamentar.
Neste espaço estará a exposição “PREC – Parlamento Revisto Em Caricatura. O Parlamento na Caricatura de Imprensa 1974-76”, e haverá atividades como a ”hora do conto: Asas da Liberdade” ou a criação de um desenho em mural coletivo sobre a liberdade, destinado a crianças maiores de seis anos.
O jornalista Paulo Julião, natural de Viana do Castelo, foi um dos vencedores dos Prémios Lusa do 3.º trimestre de 2025, distinção atribuída pelo Conselho de Administração da agência noticiosa. O repórter integrou a equipa que assinou um conjunto de trabalhos realizados em Cabo Delgado, Moçambique, durante a última semana de julho.
Três iniciativas nacionais – incluindo duas desenvolvidas na região Centro e uma no Norte – foram distinguidas com os Prémios ODSlocal, que reconhecem projetos exemplares na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
O Município de Valença vai aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha especial de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a decorrer de 22 a 30 deste mês. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para a deposição responsável de aparelhos elétricos e eletrónicos em fim de vida, promovendo práticas ambientais mais sustentáveis.
O Dia Jubilar da Música 2025, que reúne bandas filarmónicas do distrito e da diocese de Viana do Castelo, sofreu uma alteração de última hora devido às previsões de chuva para domingo, 23 de novembro.
Vila Nova de Cerveira vai receber este sábado, dia 22 de novembro, às 11 horas, a estreia do espetáculo infantil “Faz-me um Resumo”, uma criação de Joana Magalhães encomendada pelas Comédias do Minho. A sessão decorre na Biblioteca Municipal e é de entrada livre, antecedendo apresentações para escolas do concelho entre 24 e 27 de novembro.
Aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir, a Câmara Municipal de Caminha está a acelerar várias intervenções de manutenção no exterior dos Paços do Concelho. As equipas municipais encontram-se no terreno a realizar trabalhos de limpeza, reparação e conservação, numa ação que visa melhorar a imagem e a funcionalidade do edifício.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima volta amanhã a transformar-se num pequeno centro de inovação. Entre as 10h30 e as 12h30, realiza-se mais uma sessão do Laboratório de Robótica e Programação, iniciativa promovida pelo Município com o objetivo de aproximar os mais jovens das competências tecnológicas.