A Assembleia da República e a Casa do Parlamento – Centro Interpretativo vão estar abertas ao público durante a tarde do dia 25 de abril, para assinalar o cinquentenário da revolução, com um programa inclui exposições, teatro e música.
De acordo com o programa “Parlamento de portas abertas”, divulgado pela Assembleia da República, o Palácio de São Bento e o novo centro interpretativo, localizado a poucos metros, estarão abertos para visitas gratuitas entre as 15:30 e as 19:00 do dia 25.
No parlamento, palco dos principais debates políticos do país, estão previstas atividades pedagógicas como semear cravos ou uma oficina de cartazes.
Pelas 16:30 haverá lugar a uma atuação da Jovem Orquestra Portuguesa no jardim interior, e disponível para visita estará a exposição “A Nós a Liberdade — Vieira da Silva”, da autoria pintora Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), “artista com forte consciência cívica que viveu intensamente o 25 de Abril de 1974”.
No programa estão também incluídas animações teatrais, com “seis viajantes” que vão circular pelo Palácio e interagir com o público, pedindo recomendações e opiniões sobre o 25 de Abril.
Na Biblioteca Passos Manuel, os cidadãos vão poder depositar as suas memórias de abril numa pequena “caixa da memória”.
Pela primeira vez é também aberta ao público a Casa do Parlamento – Centro Interpretativo, localizada em frente ao parlamento, que reúne informações sobre a atividade parlamentar.
Neste espaço estará a exposição “PREC – Parlamento Revisto Em Caricatura. O Parlamento na Caricatura de Imprensa 1974-76”, e haverá atividades como a ”hora do conto: Asas da Liberdade” ou a criação de um desenho em mural coletivo sobre a liberdade, destinado a crianças maiores de seis anos.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.