Os velejadores portugueses Carolina João e Diogo Costa foram segundos classificados na 'medal race' da classe 470 nos Jogos Olímpicos Paris2024, concluindo a prova no quinto lugar e garantindo o oitavo diploma olímpico para Portugal.
Apesar do segundo posto na regata, a dupla portuguesa não conseguiu melhorar o quinto lugar com que partiu para a regata decisiva, terminando a competição com 53 pontos, tendo os austríacos Lara Vadlau/Lukas Maehr conquistado a medalha de ouro, com 38 pontos, os japoneses Keiju Okada/Miho Yoshioka a de prata, com 41, e os suecos Anton Dahlberg/Lovisa Karlsson a de bronze com 47.
Esta foi a segunda participação de Carolina João em Jogos Olímpicos, tendo sido 34.ª em laser radial em Tóquio2020, o mesmo sucedendo com Diogo Costa, que foi, em equipa com Pedro Costa, 15.º em 470 em Tóquio2020.
A melhor prestação portuguesa na classe 470 da vela continua a pertencer à dupla Hugo Rocha/Nuno Barreto, medalha de bronze em 470 nos Jogos Atlanta1996, enquanto a medalha de prata na classe star, em Roma1960, obtida por Mário Quina e José Quina, continua a ser o melhor resultado global na vela.
Com este quinto lugar, Carolina João e Diogo Costa garantiram o oitavo diploma olímpico para Portugal, depois da judoca Patrícia Sampaio, que conquistou uma medalha de bronze em -78 kg, o ciclista Nelson Oliveira, sétimo no contrarrelógio, os triatletas Vasco Vilaça e Ricardo Batista, quinto e sexto no triatlo masculino, ao qual juntaram outro na estafeta mista com Melanie Santos e Maria Tomé, a atiradora Maria Inês Barros, no fosso olímpico, e o ginasta Gabriel Albuquerque, nos trampolins.
📸Comité Olímpico de Portugal
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.