Os velejadores portugueses Carolina João e Diogo Costa foram segundos classificados na 'medal race' da classe 470 nos Jogos Olímpicos Paris2024, concluindo a prova no quinto lugar e garantindo o oitavo diploma olímpico para Portugal.
Apesar do segundo posto na regata, a dupla portuguesa não conseguiu melhorar o quinto lugar com que partiu para a regata decisiva, terminando a competição com 53 pontos, tendo os austríacos Lara Vadlau/Lukas Maehr conquistado a medalha de ouro, com 38 pontos, os japoneses Keiju Okada/Miho Yoshioka a de prata, com 41, e os suecos Anton Dahlberg/Lovisa Karlsson a de bronze com 47.
Esta foi a segunda participação de Carolina João em Jogos Olímpicos, tendo sido 34.ª em laser radial em Tóquio2020, o mesmo sucedendo com Diogo Costa, que foi, em equipa com Pedro Costa, 15.º em 470 em Tóquio2020.
A melhor prestação portuguesa na classe 470 da vela continua a pertencer à dupla Hugo Rocha/Nuno Barreto, medalha de bronze em 470 nos Jogos Atlanta1996, enquanto a medalha de prata na classe star, em Roma1960, obtida por Mário Quina e José Quina, continua a ser o melhor resultado global na vela.
Com este quinto lugar, Carolina João e Diogo Costa garantiram o oitavo diploma olímpico para Portugal, depois da judoca Patrícia Sampaio, que conquistou uma medalha de bronze em -78 kg, o ciclista Nelson Oliveira, sétimo no contrarrelógio, os triatletas Vasco Vilaça e Ricardo Batista, quinto e sexto no triatlo masculino, ao qual juntaram outro na estafeta mista com Melanie Santos e Maria Tomé, a atiradora Maria Inês Barros, no fosso olímpico, e o ginasta Gabriel Albuquerque, nos trampolins.
📸Comité Olímpico de Portugal
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.