Os velejadores portugueses Carolina João e Diogo Costa foram segundos classificados na 'medal race' da classe 470 nos Jogos Olímpicos Paris2024, concluindo a prova no quinto lugar e garantindo o oitavo diploma olímpico para Portugal.
Apesar do segundo posto na regata, a dupla portuguesa não conseguiu melhorar o quinto lugar com que partiu para a regata decisiva, terminando a competição com 53 pontos, tendo os austríacos Lara Vadlau/Lukas Maehr conquistado a medalha de ouro, com 38 pontos, os japoneses Keiju Okada/Miho Yoshioka a de prata, com 41, e os suecos Anton Dahlberg/Lovisa Karlsson a de bronze com 47.
Esta foi a segunda participação de Carolina João em Jogos Olímpicos, tendo sido 34.ª em laser radial em Tóquio2020, o mesmo sucedendo com Diogo Costa, que foi, em equipa com Pedro Costa, 15.º em 470 em Tóquio2020.
A melhor prestação portuguesa na classe 470 da vela continua a pertencer à dupla Hugo Rocha/Nuno Barreto, medalha de bronze em 470 nos Jogos Atlanta1996, enquanto a medalha de prata na classe star, em Roma1960, obtida por Mário Quina e José Quina, continua a ser o melhor resultado global na vela.
Com este quinto lugar, Carolina João e Diogo Costa garantiram o oitavo diploma olímpico para Portugal, depois da judoca Patrícia Sampaio, que conquistou uma medalha de bronze em -78 kg, o ciclista Nelson Oliveira, sétimo no contrarrelógio, os triatletas Vasco Vilaça e Ricardo Batista, quinto e sexto no triatlo masculino, ao qual juntaram outro na estafeta mista com Melanie Santos e Maria Tomé, a atiradora Maria Inês Barros, no fosso olímpico, e o ginasta Gabriel Albuquerque, nos trampolins.
📸Comité Olímpico de Portugal
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.