Pedro Pichardo conquistou a medalha de prata no triplo salto em Paris2024 e aumentou para três os ‘metais’ conquistados por portugueses na presente edição dos Jogos, tornando-se no sexto luso a subir duas vezes a pódios olímpicos.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já felicitou o atleta português.
“Com mais uma exibição de elevada qualidade, e após o título olímpico de Tóquio, Pedro Pichardo junta-se ao restrito grupo de atletas nacionais que conquistaram duas medalhas olímpicas, reforçando o seu legado no atletismo e desporto nacional”, escreveu Marcelo numa nota oficial colocada no portal da Presidência da República na Internet.
Em nome de Portugal e dos portugueses, o Presidente “envia os parabéns ao saltador a quem deseja as maiores felicidades pessoais e desportivas”.
Pichardo igualou ainda outro atleta português, o canoísta Fernando Pimenta, que, no entanto, ainda tem a possibilidade de alargar para três o número de ‘metais’ em Jogos e se destacar como o mais medalhado entre os lusos, quando disputar no sábado as meias-finais de K1 1.000 metros.
Para chegar à prata, o atleta de origem cubana, recordista de Portugal com 18,04 metros, fez o seu melhor salto a 17,84, uma marca que repetiu, a apenas dois centímetros do espanhol Jordan Díaz (17,86), que juntou o ouro olímpico ao título europeu, igualmente arrebatado ao português.
📸Comité Olímpico de Portugal
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.
Nos últimos quatro dias, GNR e PSP detiveram uma média diária de 76 condutores por condução sob efeito de álcool, totalizando 304 detenções desde 18 de dezembro — 182 pela GNR e 122 pela PSP.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.