Irina Rodrigues, recordista nacional, avançou para a final do lançamento do disco nos Jogos Olímpicos Paris2024, com os 62,90 metros da 10.ª marca da qualificação, enquanto Liliana Cá foi eliminada, com o 14.º arremesso, a 62,43.
Na sua quarta presença olímpica, a médica leiriense, de 33 anos, assegurou a presença na final, marcada para segunda-feira, às 20:30 locais (19:30 em Lisboa), graças ao seu primeiro lançamento, a 62,90 metros, num concurso completado por uma tentativa a 60,54 e um nulo.
Já Liliana Cá, de 37 anos, depois do melhor resultado luso na disciplina, o quinto lugar em Tóquio2020, e da medalha de bronze nos Europeus Roma2024, falhou a qualificação, quedando-se pela 14.ª marca, com os 62,43 do seu segundo ensaio, depois de abrir a competição com 57,59 e fechar com 59,55.
A 12.ª e última vaga para a final foi conquistada pela alemã Marike Steinacker, com um lançamento a 62,63.
📸Comité Olímpico de Portugal
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.