O ginasta Gabriel Albuquerque disputou a final masculina de trampolins dos Jogos Olímpicos Paris2024, garantindo, o 5.º lugar, o melhor de sempre para Portugal.
Na sua primeira rotina teve uma nota de 59.750 pontos, garantindo o apuramento antes do final das qualificações, uma vez que já não poderia ficar fora dos oito apurados para a final.
Aos 18 anos, e na sua estreia olímpica, o algarvio já assegurou pelo menos um diploma para a Missão portuguesa, que em Paris2024 tem já uma medalha de bronze, pela judoca Patrícia Sampaio (-78 kg), e outros quatro diplomas.
Gabriel Albuquerque é o segundo português a disputar a final de trampolins nuns Jogos Olímpicos, após Nuno Merino ter sido sexto em Atenas2004.
A prova foi vencida pelo bielorrusso Ivan Litvinovich (63.090), a competir sob bandeira neutra e que já tinha sido campeão em Tóquio2020, seguido dos chineses Wang Zisai (61.890) e Yan Langyu (60.950), prata e bronze, respetivamente.
📸Comité Olímpico de Portugal
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.