Logo
Cultura

Paredes de Coura: Ricardo Araújo Pereira inaugura, este sábado, “A Casa Grande de Romarigães”

26 Julho, 2023 | 14:56
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Quinta do Amparo em Paredes de Coura, eternizada por Aquilino Ribeiro na obra maior "A Casa Grande de Romarigães", vai ser inaugurada este sábado, 29 de julho, pelas 16h00, depois de ter sido alvo de obras de reabilitação. A iniciativa contempla ainda o inicio das conversas na "Casa Grande" e cujo primeiro palestrante é Ricardo Araújo Pereira. 

“Esta inauguração só é possível graças a uma estreita colaboração entre Município de Paredes de Coura e a família do escritor Aquilino Ribeiro”, reconheceu o presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vitor Paulo Pereira, acrescentando que “a reabilitação física e funcional da Quinta de Nossa Senhora do Amparo proporcionará a todos os visitantes uma viagem pela história do romance e pela história deste lugar”.

“A memória da obra literária de Aquilino e do lugar de Romarigães estará na futura Casa da Escrita que procurará ser um local de referência, onde a literatura se cruzará com arquitetura e o turismo cultural. Queremos que a Casa Grande de Romarigães seja agora um espaço de cultura aberto às escolas, aos amantes da literatura, aos turistas, a toda a gente”, sublinhou o autarca.

Conversas na Casa Grande

Evocando os 60 anos da morte de Aquilino Ribeiro, o Município de Paredes de Coura também promove as Conversas na Casa Grande, um ciclo que privilegia os grandes temas de “A Casa Grande de Romarigães”, como a palavra, a paisagem e a arquitetura, tendo para o efeito
convidado os palestrantes Ricardo Araújo Pereira que conversará com Vitor Paulo Pereira, este sábado, 29 julho, Álvaro Domingues com Aquilino Machado, no dia 23 setembro e Manuel Cordeiro/Nuno Figueiras tendo por interlocutor Ricardo Pedroso Lima, no dia 7 de outubro.

Por sua vez, com a inauguração da obra de reabilitação, acontecerá também o lançamento de “A Casa Grande de Romarigães – Um contributo histórico e arquitetónico”, da autoria de Maria Ribeiro Machado Pedroso de Lima.

A reabilitação física e funcional da Quinta do Amparo, na sequência da Candidatura “Casa Grande de Romarigães” aprovada no âmbito do Aviso “Património Cultural” do Programa Operacional regional do Norte (NORTE2020), teve um investimento total de 508.194,57 euros, financiado a 85%.

A CASA GRANDE DE ROMARIGÃES

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Vila Nova de Cerveira: Catarina Furtado apresenta espetáculo triplo no Palco das Artes

Como já tem sido habitual, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira de forma a assinalar o Dia Mundial da Criança (1 de junho), tem vindo a desenvolver atividades lúdicas de vertente pedagógica, culminando num dia de convívio marcado com algumas surpresas.  Este ano, não é exceção, e o município diz ter colocado "a cereja no topo do bolo" com "Doce Gotinha - Uma Grande Viagem" que traz, no dia 28 de maio, a reconhecida apresentadora Catarina Furtado ao Palco das Artes.

Nacional 21 Maio, 2024

Negociações entre o Governo e os professores terminam hoje

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) recebe hoje as organizações sindicais para a última reunião negocial com vista à definição dos termos para a recuperação do tempo de serviço dos professores.

Nacional 21 Maio, 2024

Operação Nacional “Tiro Seguro” apreende mais de 6 mil munições

Decorrente das ações de fiscalização realizadas, foram apreendidas 6182 munições da classe D, por suspeitas de tráfico de munições em campo de tiro, tendo sido constituído arguido o proprietário.

Regional 21 Maio, 2024

Câmara Municipal de Ponte de Lima distinguida pela sua presença na Internet

A Câmara Municipal de Ponte de Lima foi distinguida no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) 2023, cujos resultados foram apresentados numa sessão pública realizada no dia 23 de abril, nas instalações da UNU Egov, em Guimarães. 

Regional 21 Maio, 2024

Monção: Polidesportivo da Escola da Estrada já abriu as portas

Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.

Regional 20 Maio, 2024

“Bendas de Bagageira” está de regresso a Vila Praia de Âncora

A 2ª edição da "Bendas de Bagageira" da Quinta da Quinhas e Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora acontece este domingo dia 26 de maio.

Nacional 20 Maio, 2024

Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas.