Paredes de Coura foi o concelho da sub-região do Alto Minho que registou a maior descida de desemprego no 2º trimestre de 2023, face ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o último documento “Norte Conjuntura”, publicado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), Paredes de Coura registou menos 19,7% de desempregados inscritos no Centro de Emprego.
Também Caminha e Valença registaram uma descida de desempregados de 4,9% e 0,7%, respetivamente, em relação ao 2º trimestre de 2022.
“O concelho de Monção manteve o valor registado no trimestre homólogo do ano anterior e os restantes concelhos apresentaram um acréscimo no número de desempregados inscritos, com os aumentos mais expressivos a ocorrerem nos concelhos de Viana do Castelo (+12,6%) e Vila Nova de Cerveira (+8,3%)”, lê-se no documento.
Vítor Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, admitiu que fixar e atrair pessoas para o concelho, através da criação de emprego, tem sido uma verdadeira obsessão. “Não é por acaso que estamos perto de inaugurar na expansão do Parque Empresarial de Formariz, a primeira fábrica de vacinas do país e a nova ligação a esse parque. Não paramos e já estamos a planear o que será o novo Parque Empresarial de Linhares”, afirmou, num comunicado de imprensa.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.