A festa do BTT está de regresso a Paredes de Coura este domingo, 18 de junho, na Pista de XCO do Centro Cyclin´ com o 10º BTT XCO e o Campeonato Nacional Universitário.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, o 10º BTT XCO Paredes de Coura integrará corridas para os escalões de escolas, durante a manhã, sendo que a partir das 13h00 inicia-se a competição.
“Temos a expetativa de testar algumas melhorias que fizemos, tendo em vista o Campeonato Nacional, que acontecerá cá em julho”, reconheceu Tiago Cunha, vice-presidente da Câmara de Paredes de Coura, para quem “a envolvente à pista, em plena área da Paisagem Protegida do Corno de Bico, é um bom cartão-de-visita para que os amantes de BTT possam querer visitar-nos e testar os trilhos do centro de Cyclin´ Portugal de Paredes de Coura”.
Assim, o secretariado e a pista para treinos abrem às 9h00 e as provas arrancam às 10h00. A cerimónia protocolar de escolas está agendada para as 12h00 e às 13h00 arrancam as provas dos escalões de cadetes, femininas e paraciclismo, seguindo-se as provas de elites, juniores e masters às 14h45.
A cerimónia da competição está marcada para as 16h30.
Paralelamente ao 10º BTT XCO Paredes de Coura vai decorrer também o Campeonato Nacional Universitário, pelo que o autarca não esconde “a honra que é para Paredes de Coura” receber esta iniciativa, não só por se tratar de “um elemento adicional de interesse para os amantes da modalidade, como também é particularmente importante apoiar os mais jovens para garantir o futuro da modalidade”.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, recebe este sábado, às 21h30, um dos jogos mais aguardados dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. A Juventude Viana defronta o Sporting Clube de Tomar, num encontro que promete grande intensidade e forte apoio das bancadas.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
O Aquamuseu do Rio Minho abriu uma nova exposição dedicada à lampreia, espécie emblemática da região e valorizada na gastronomia minhota. “A Pesca da Lampreia Marinha no Rio Minho” estará em exibição até 31 de março.
O presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Pedro Dominguinhos, visitou em dezembro passado as obras das residências académicas do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), um investimento histórico superior a 20 milhões de euros que permitirá disponibilizar cerca de mil camas a estudantes já no ano letivo 2026/27.
A Câmara Municipal de Monção iniciou a instalação de uma nova sinalética urbana no centro histórico da vila, apostando numa imagem mais moderna, atrativa e uniforme, alinhada com a Marca Monção. A intervenção integra-se no plano de requalificação do espaço público e visa atualizar e otimizar a informação existente, reforçando a imagem de modernidade e sustentabilidade do concelho.
O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Polícia Marítima (PM) receberam seis novas motas de salvamento marítimo, numa cerimónia realizada na Casa da Balança, nas Instalações Centrais da Marinha, em Lisboa.
O Politécnico de Viana do Castelo inaugura um mestrado pioneiro em Enfermagem Veterinária Médico-Cirúrgica, oferecendo, pela primeira vez em Portugal, uma formação que integra a intervenção clínica em diversas espécies: pecuária, equinos, animais de companhia, selvagens e exóticos.