'Vamos cuidar de Paredes de Coura' é o mote para ação de sensibilização ambiental que o Município está a desenvolver junto da comunidade educativa, bem como junto da população em geral através da Juntas e Uniões de Freguesia.
Depois dos primeiros passos junto da comunidade educativa e que tão bem foi acolhida pelos nossos jovens munícipes, agora esta ação de sensibilização ambiental ‘Vamos cuidar de Paredes de Coura’ estende-se às 16 Juntas e Uniões de Freguesia do concelho e tendo em conta o fator de proximidade destes órgãos autárquicos para com os seus agregados populacionais.
“Na realidade, com estas ações de sensibilização queremos salvar o Mundo: invertendo a tendência de aquecimento global, a deglaciação e os fenómenos extremos, como as tempestades e os incêndios destrutivos”, explicou Tiago Cunha, vice-presidente da Câmara de Paredes de Coura, defendendo que com pequenos gestos se pode inverter este ciclo destruidor.
“Aos que acharem que este é um objetivo impossível de atingir, pedimos só que nos ajudem a colocar no circuito da reciclagem, depositando nos ecopontos, todos os resíduos que as suas famílias produzem em casa, ao invés de colocá-los no lixo comum”, reforçou Tiago Cunha, argumentando que “são estes pequenos gestos diários de cada um que, todos somados, são essenciais para podermos ter um concelho limpo e um futuro radiante no nosso Planeta”.
Estendem-se a todo o concelho
Na sequência dos bons hábitos ambientais, o vice-presidente da Câmara acrescentou que “o concelho de Paredes de Coura foi aquele que, nos últimos anos, tem vindo a registar uma melhor evolução da separação seletiva e redução nos resíduos sólidos urbanos. Isso só foi possível porque os Courenses são pessoas ambientalmente responsáveis e enchem-nos de orgulho. Continuamos a contar com eles, começando pela presença nestas sessões de esclarecimento”, concluiu.
Neste importante reforço de sensibilização ambiental junto da população em geral, realizando para isso uma campanha de sensibilização ambiental em cada uma das juntas de freguesia do concelho, o Município de Paredes de Coura conta com a parceria da Valorminho
Pretende-se assim contribuir para uma maior e melhor consciencialização ambiental, sensibilizando a população para a correta separação dos resíduos de papel/cartão, plástico/metal e vidro, depositando-os nos ecopontos. A Valorminho garante depois a recolha destes resíduos valorizáveis, uma melhor separação e encaminhamento para reciclagem.
Nestes encontros nas Juntas e Uniões de Freguesia, será também uma oportunidade para esclarecer dúvidas e questões que a população possa ter, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável e para a economia circular, vendo em cada resíduo um recurso a valorizar.
No final destas ações será entregue um ecoponto doméstico a cada participante, de modo a facilitar a separação de resíduos nas habitações.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.