'Vamos cuidar de Paredes de Coura' é o mote para ação de sensibilização ambiental que o Município está a desenvolver junto da comunidade educativa, bem como junto da população em geral através da Juntas e Uniões de Freguesia.
Depois dos primeiros passos junto da comunidade educativa e que tão bem foi acolhida pelos nossos jovens munícipes, agora esta ação de sensibilização ambiental ‘Vamos cuidar de Paredes de Coura’ estende-se às 16 Juntas e Uniões de Freguesia do concelho e tendo em conta o fator de proximidade destes órgãos autárquicos para com os seus agregados populacionais.
“Na realidade, com estas ações de sensibilização queremos salvar o Mundo: invertendo a tendência de aquecimento global, a deglaciação e os fenómenos extremos, como as tempestades e os incêndios destrutivos”, explicou Tiago Cunha, vice-presidente da Câmara de Paredes de Coura, defendendo que com pequenos gestos se pode inverter este ciclo destruidor.
“Aos que acharem que este é um objetivo impossível de atingir, pedimos só que nos ajudem a colocar no circuito da reciclagem, depositando nos ecopontos, todos os resíduos que as suas famílias produzem em casa, ao invés de colocá-los no lixo comum”, reforçou Tiago Cunha, argumentando que “são estes pequenos gestos diários de cada um que, todos somados, são essenciais para podermos ter um concelho limpo e um futuro radiante no nosso Planeta”.
Estendem-se a todo o concelho
Na sequência dos bons hábitos ambientais, o vice-presidente da Câmara acrescentou que “o concelho de Paredes de Coura foi aquele que, nos últimos anos, tem vindo a registar uma melhor evolução da separação seletiva e redução nos resíduos sólidos urbanos. Isso só foi possível porque os Courenses são pessoas ambientalmente responsáveis e enchem-nos de orgulho. Continuamos a contar com eles, começando pela presença nestas sessões de esclarecimento”, concluiu.
Neste importante reforço de sensibilização ambiental junto da população em geral, realizando para isso uma campanha de sensibilização ambiental em cada uma das juntas de freguesia do concelho, o Município de Paredes de Coura conta com a parceria da Valorminho
Pretende-se assim contribuir para uma maior e melhor consciencialização ambiental, sensibilizando a população para a correta separação dos resíduos de papel/cartão, plástico/metal e vidro, depositando-os nos ecopontos. A Valorminho garante depois a recolha destes resíduos valorizáveis, uma melhor separação e encaminhamento para reciclagem.
Nestes encontros nas Juntas e Uniões de Freguesia, será também uma oportunidade para esclarecer dúvidas e questões que a população possa ter, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável e para a economia circular, vendo em cada resíduo um recurso a valorizar.
No final destas ações será entregue um ecoponto doméstico a cada participante, de modo a facilitar a separação de resíduos nas habitações.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.