'Vamos cuidar de Paredes de Coura' é o mote para ação de sensibilização ambiental que o Município está a desenvolver junto da comunidade educativa, bem como junto da população em geral através da Juntas e Uniões de Freguesia.
Depois dos primeiros passos junto da comunidade educativa e que tão bem foi acolhida pelos nossos jovens munícipes, agora esta ação de sensibilização ambiental ‘Vamos cuidar de Paredes de Coura’ estende-se às 16 Juntas e Uniões de Freguesia do concelho e tendo em conta o fator de proximidade destes órgãos autárquicos para com os seus agregados populacionais.
“Na realidade, com estas ações de sensibilização queremos salvar o Mundo: invertendo a tendência de aquecimento global, a deglaciação e os fenómenos extremos, como as tempestades e os incêndios destrutivos”, explicou Tiago Cunha, vice-presidente da Câmara de Paredes de Coura, defendendo que com pequenos gestos se pode inverter este ciclo destruidor.
“Aos que acharem que este é um objetivo impossível de atingir, pedimos só que nos ajudem a colocar no circuito da reciclagem, depositando nos ecopontos, todos os resíduos que as suas famílias produzem em casa, ao invés de colocá-los no lixo comum”, reforçou Tiago Cunha, argumentando que “são estes pequenos gestos diários de cada um que, todos somados, são essenciais para podermos ter um concelho limpo e um futuro radiante no nosso Planeta”.
Estendem-se a todo o concelho
Na sequência dos bons hábitos ambientais, o vice-presidente da Câmara acrescentou que “o concelho de Paredes de Coura foi aquele que, nos últimos anos, tem vindo a registar uma melhor evolução da separação seletiva e redução nos resíduos sólidos urbanos. Isso só foi possível porque os Courenses são pessoas ambientalmente responsáveis e enchem-nos de orgulho. Continuamos a contar com eles, começando pela presença nestas sessões de esclarecimento”, concluiu.
Neste importante reforço de sensibilização ambiental junto da população em geral, realizando para isso uma campanha de sensibilização ambiental em cada uma das juntas de freguesia do concelho, o Município de Paredes de Coura conta com a parceria da Valorminho
Pretende-se assim contribuir para uma maior e melhor consciencialização ambiental, sensibilizando a população para a correta separação dos resíduos de papel/cartão, plástico/metal e vidro, depositando-os nos ecopontos. A Valorminho garante depois a recolha destes resíduos valorizáveis, uma melhor separação e encaminhamento para reciclagem.
Nestes encontros nas Juntas e Uniões de Freguesia, será também uma oportunidade para esclarecer dúvidas e questões que a população possa ter, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável e para a economia circular, vendo em cada resíduo um recurso a valorizar.
No final destas ações será entregue um ecoponto doméstico a cada participante, de modo a facilitar a separação de resíduos nas habitações.
Uma derrocada de grandes dimensões cortou esta terça-feira o acesso da aldeia de Sistelo à sede do concelho de Arcos de Valdevez, deixando cerca de metade da freguesia isolada. O deslizamento de terras ocorreu entre Sistelo e a freguesia de Cabreiro, na sequência da chuva intensa que caiu durante a noite.
O mau tempo registado na noite de segunda-feira provocou diversos constrangimentos no Alto Minho, com cortes de vias, inundações em habitações e aumento significativo dos caudais dos rios, afetando vários concelhos do distrito de Viana do Castelo.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.