'Vamos cuidar de Paredes de Coura' é o mote para ação de sensibilização ambiental que o Município está a desenvolver junto da comunidade educativa, bem como junto da população em geral através da Juntas e Uniões de Freguesia.
Depois dos primeiros passos junto da comunidade educativa e que tão bem foi acolhida pelos nossos jovens munícipes, agora esta ação de sensibilização ambiental ‘Vamos cuidar de Paredes de Coura’ estende-se às 16 Juntas e Uniões de Freguesia do concelho e tendo em conta o fator de proximidade destes órgãos autárquicos para com os seus agregados populacionais.
“Na realidade, com estas ações de sensibilização queremos salvar o Mundo: invertendo a tendência de aquecimento global, a deglaciação e os fenómenos extremos, como as tempestades e os incêndios destrutivos”, explicou Tiago Cunha, vice-presidente da Câmara de Paredes de Coura, defendendo que com pequenos gestos se pode inverter este ciclo destruidor.
“Aos que acharem que este é um objetivo impossível de atingir, pedimos só que nos ajudem a colocar no circuito da reciclagem, depositando nos ecopontos, todos os resíduos que as suas famílias produzem em casa, ao invés de colocá-los no lixo comum”, reforçou Tiago Cunha, argumentando que “são estes pequenos gestos diários de cada um que, todos somados, são essenciais para podermos ter um concelho limpo e um futuro radiante no nosso Planeta”.
Estendem-se a todo o concelho
Na sequência dos bons hábitos ambientais, o vice-presidente da Câmara acrescentou que “o concelho de Paredes de Coura foi aquele que, nos últimos anos, tem vindo a registar uma melhor evolução da separação seletiva e redução nos resíduos sólidos urbanos. Isso só foi possível porque os Courenses são pessoas ambientalmente responsáveis e enchem-nos de orgulho. Continuamos a contar com eles, começando pela presença nestas sessões de esclarecimento”, concluiu.
Neste importante reforço de sensibilização ambiental junto da população em geral, realizando para isso uma campanha de sensibilização ambiental em cada uma das juntas de freguesia do concelho, o Município de Paredes de Coura conta com a parceria da Valorminho
Pretende-se assim contribuir para uma maior e melhor consciencialização ambiental, sensibilizando a população para a correta separação dos resíduos de papel/cartão, plástico/metal e vidro, depositando-os nos ecopontos. A Valorminho garante depois a recolha destes resíduos valorizáveis, uma melhor separação e encaminhamento para reciclagem.
Nestes encontros nas Juntas e Uniões de Freguesia, será também uma oportunidade para esclarecer dúvidas e questões que a população possa ter, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável e para a economia circular, vendo em cada resíduo um recurso a valorizar.
No final destas ações será entregue um ecoponto doméstico a cada participante, de modo a facilitar a separação de resíduos nas habitações.
A Câmara Municipal de Monção vai colocar em discussão pública um projeto de regulamento que prevê apoiar os bombeiros voluntários no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) da habitação própria e permanente.
Viana do Castelo vai investir mais de 2 milhões de euros na requalificação das suas piscinas municipais e pavilhões desportivos. O executivo camarário aprovou a abertura de concurso público para quatro lotes de obras que visam melhorar as condições de utilização e a eficiência energética destes equipamentos.
O Município de Caminha vai lançar, durante toda a próxima semana, a campanha da Operação Nariz Vermelho 2026, uma iniciativa solidária que visa levar alegria a crianças hospitalizadas e apoiar famílias em situação difícil. A campanha culmina no dia 4 de fevereiro, Dia Mundial da Luta Contra o Cancro.
A Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate celebra, nesta sexta-feira, 23 de janeiro, o seu 405.º aniversário. Para assinalar a data, estão programadas diversas iniciativas culturais e religiosas ao longo do fim de semana.
A Igreja de São Domingos acolheu a celebração solene dos 25 anos de ordenação episcopal de D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre-Castelo Branco, num ambiente marcado pela ação de graças, pela memória e pela esperança.
Dois golfinhos sem vida foram encontrados esta quinta-feira na Praia Norte, em Viana do Castelo. As imagens dos animais foram partilhadas na página de Facebook do Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 103 Monserrate.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para a manutenção de condições meteorológicas adversas em Viana do Castelo ao longo do fim de semana, devido à passagem da depressão Ingrid sobre Portugal continental.