A Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura (EB 2,3/S) recebe, este sábado, 23 de novembro, as XVI Jornadas Micológicas do Corno de Bico 2024.
Promovidas pelo Município de Paredes de Coura conjuntamente com a Associação Micológica ‘A Pantorra’, com mais estas Jornadas Micológicas pretende-se desenvolver um conjunto de atividades capazes de proporcionar aos participantes algumas ferramentas indispensáveis à prática de atividades micológicas de forma responsável, segura e ambientalmente corretas.
Assim, durante a manhã realiza-se um percurso micológico na Paisagem Protegida do Corno de Bico para recolha e identificação de espécies de fungos que ali ocorrem durante o outono e o início do inverno. Esta iniciativa tem a orientação de experientes monitores afetos à Associação Micológica ‘A Pantorra’ e administradores do Grupo Fungos de Portugal, entre outros.
No decorrer deste percurso, os monitores abordarão algumas temáticas, como os fungos e o seu habitat, nutrição dos fungos, comestibilidade e toxicidade, taxonomia e carateres identitários das espécies, bem como boas práticas de colheita e consumo de cogumelos silvestres.
Ao final da manhã, na Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura realiza-se o já tradicional “Picnic Partilhado”, no qual cada participante apresenta um petisco da sua autoria, não necessariamente baseado em cogumelos.
Durante a tarde realizam-se, em simultâneo, uma saída de campo complementar ao percurso matinal, na Praia Fluvial do Taboão, e uma oficina de produção caseira de cogumelos saprófitos em substratos lenho celulósicos (pellets e borras de café). Com isto, alude-se à possibilidade de reciclagem/valorização de materiais sobrantes oriundos de limpezas de hortas e jardins, sendo possível com esta técnica produzir cogumelos em casa, mesmo em meio urbano. Haverá também uma Oficina de Conservas de Cogumelos Silvestres, que decorrerá junto à cozinha da escola.
Ao final da tarde, realiza-se a já habitual oficina de identificação e exposição das espécies recolhidas, sob orientação dos monitores de campo, afetos à Associação Micológica ‘A Pantorra’ e do Grupo Fungos de Portugal.
As XVI Jornadas Micológicas do Corno de Bico 2024 encerram depois de servida a tradicional Ceia Micológica, com algumas propostas gastronómicas baseadas nos cogumelos silvestres.
As Inscrições no número máximo de 60, terão um custo individual de 35 euros para maiores de 18 anos, e 20€ para adolescentes e jovens com idade inferior 18 anos.
As inscrições poderão ser efetuadas acedendo ao link: https://forms.gle/scyW4voe5WbXWrDR6 até às 24 horas do dia 21 de novembro.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.