A Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura (EB 2,3/S) recebe, este sábado, 23 de novembro, as XVI Jornadas Micológicas do Corno de Bico 2024.
Promovidas pelo Município de Paredes de Coura conjuntamente com a Associação Micológica ‘A Pantorra’, com mais estas Jornadas Micológicas pretende-se desenvolver um conjunto de atividades capazes de proporcionar aos participantes algumas ferramentas indispensáveis à prática de atividades micológicas de forma responsável, segura e ambientalmente corretas.
Assim, durante a manhã realiza-se um percurso micológico na Paisagem Protegida do Corno de Bico para recolha e identificação de espécies de fungos que ali ocorrem durante o outono e o início do inverno. Esta iniciativa tem a orientação de experientes monitores afetos à Associação Micológica ‘A Pantorra’ e administradores do Grupo Fungos de Portugal, entre outros.
No decorrer deste percurso, os monitores abordarão algumas temáticas, como os fungos e o seu habitat, nutrição dos fungos, comestibilidade e toxicidade, taxonomia e carateres identitários das espécies, bem como boas práticas de colheita e consumo de cogumelos silvestres.
Ao final da manhã, na Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura realiza-se o já tradicional “Picnic Partilhado”, no qual cada participante apresenta um petisco da sua autoria, não necessariamente baseado em cogumelos.
Durante a tarde realizam-se, em simultâneo, uma saída de campo complementar ao percurso matinal, na Praia Fluvial do Taboão, e uma oficina de produção caseira de cogumelos saprófitos em substratos lenho celulósicos (pellets e borras de café). Com isto, alude-se à possibilidade de reciclagem/valorização de materiais sobrantes oriundos de limpezas de hortas e jardins, sendo possível com esta técnica produzir cogumelos em casa, mesmo em meio urbano. Haverá também uma Oficina de Conservas de Cogumelos Silvestres, que decorrerá junto à cozinha da escola.
Ao final da tarde, realiza-se a já habitual oficina de identificação e exposição das espécies recolhidas, sob orientação dos monitores de campo, afetos à Associação Micológica ‘A Pantorra’ e do Grupo Fungos de Portugal.
As XVI Jornadas Micológicas do Corno de Bico 2024 encerram depois de servida a tradicional Ceia Micológica, com algumas propostas gastronómicas baseadas nos cogumelos silvestres.
As Inscrições no número máximo de 60, terão um custo individual de 35 euros para maiores de 18 anos, e 20€ para adolescentes e jovens com idade inferior 18 anos.
As inscrições poderão ser efetuadas acedendo ao link: https://forms.gle/scyW4voe5WbXWrDR6 até às 24 horas do dia 21 de novembro.
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.