A Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura (EB 2,3/S) recebe, este sábado, 23 de novembro, as XVI Jornadas Micológicas do Corno de Bico 2024.
Promovidas pelo Município de Paredes de Coura conjuntamente com a Associação Micológica ‘A Pantorra’, com mais estas Jornadas Micológicas pretende-se desenvolver um conjunto de atividades capazes de proporcionar aos participantes algumas ferramentas indispensáveis à prática de atividades micológicas de forma responsável, segura e ambientalmente corretas.
Assim, durante a manhã realiza-se um percurso micológico na Paisagem Protegida do Corno de Bico para recolha e identificação de espécies de fungos que ali ocorrem durante o outono e o início do inverno. Esta iniciativa tem a orientação de experientes monitores afetos à Associação Micológica ‘A Pantorra’ e administradores do Grupo Fungos de Portugal, entre outros.
No decorrer deste percurso, os monitores abordarão algumas temáticas, como os fungos e o seu habitat, nutrição dos fungos, comestibilidade e toxicidade, taxonomia e carateres identitários das espécies, bem como boas práticas de colheita e consumo de cogumelos silvestres.
Ao final da manhã, na Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura realiza-se o já tradicional “Picnic Partilhado”, no qual cada participante apresenta um petisco da sua autoria, não necessariamente baseado em cogumelos.
Durante a tarde realizam-se, em simultâneo, uma saída de campo complementar ao percurso matinal, na Praia Fluvial do Taboão, e uma oficina de produção caseira de cogumelos saprófitos em substratos lenho celulósicos (pellets e borras de café). Com isto, alude-se à possibilidade de reciclagem/valorização de materiais sobrantes oriundos de limpezas de hortas e jardins, sendo possível com esta técnica produzir cogumelos em casa, mesmo em meio urbano. Haverá também uma Oficina de Conservas de Cogumelos Silvestres, que decorrerá junto à cozinha da escola.
Ao final da tarde, realiza-se a já habitual oficina de identificação e exposição das espécies recolhidas, sob orientação dos monitores de campo, afetos à Associação Micológica ‘A Pantorra’ e do Grupo Fungos de Portugal.
As XVI Jornadas Micológicas do Corno de Bico 2024 encerram depois de servida a tradicional Ceia Micológica, com algumas propostas gastronómicas baseadas nos cogumelos silvestres.
As Inscrições no número máximo de 60, terão um custo individual de 35 euros para maiores de 18 anos, e 20€ para adolescentes e jovens com idade inferior 18 anos.
As inscrições poderão ser efetuadas acedendo ao link: https://forms.gle/scyW4voe5WbXWrDR6 até às 24 horas do dia 21 de novembro.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.