A Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura (EB 2,3/S) recebe, este sábado, 23 de novembro, as XVI Jornadas Micológicas do Corno de Bico 2024.
Promovidas pelo Município de Paredes de Coura conjuntamente com a Associação Micológica ‘A Pantorra’, com mais estas Jornadas Micológicas pretende-se desenvolver um conjunto de atividades capazes de proporcionar aos participantes algumas ferramentas indispensáveis à prática de atividades micológicas de forma responsável, segura e ambientalmente corretas.
Assim, durante a manhã realiza-se um percurso micológico na Paisagem Protegida do Corno de Bico para recolha e identificação de espécies de fungos que ali ocorrem durante o outono e o início do inverno. Esta iniciativa tem a orientação de experientes monitores afetos à Associação Micológica ‘A Pantorra’ e administradores do Grupo Fungos de Portugal, entre outros.
No decorrer deste percurso, os monitores abordarão algumas temáticas, como os fungos e o seu habitat, nutrição dos fungos, comestibilidade e toxicidade, taxonomia e carateres identitários das espécies, bem como boas práticas de colheita e consumo de cogumelos silvestres.
Ao final da manhã, na Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura realiza-se o já tradicional “Picnic Partilhado”, no qual cada participante apresenta um petisco da sua autoria, não necessariamente baseado em cogumelos.
Durante a tarde realizam-se, em simultâneo, uma saída de campo complementar ao percurso matinal, na Praia Fluvial do Taboão, e uma oficina de produção caseira de cogumelos saprófitos em substratos lenho celulósicos (pellets e borras de café). Com isto, alude-se à possibilidade de reciclagem/valorização de materiais sobrantes oriundos de limpezas de hortas e jardins, sendo possível com esta técnica produzir cogumelos em casa, mesmo em meio urbano. Haverá também uma Oficina de Conservas de Cogumelos Silvestres, que decorrerá junto à cozinha da escola.
Ao final da tarde, realiza-se a já habitual oficina de identificação e exposição das espécies recolhidas, sob orientação dos monitores de campo, afetos à Associação Micológica ‘A Pantorra’ e do Grupo Fungos de Portugal.
As XVI Jornadas Micológicas do Corno de Bico 2024 encerram depois de servida a tradicional Ceia Micológica, com algumas propostas gastronómicas baseadas nos cogumelos silvestres.
As Inscrições no número máximo de 60, terão um custo individual de 35 euros para maiores de 18 anos, e 20€ para adolescentes e jovens com idade inferior 18 anos.
As inscrições poderão ser efetuadas acedendo ao link: https://forms.gle/scyW4voe5WbXWrDR6 até às 24 horas do dia 21 de novembro.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.